ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO DE NEGÓCIOS
Trabalho acadêmico: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO DE NEGÓCIOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marciaalvesp • 29/10/2014 • Trabalho acadêmico • 4.035 Palavras (17 Páginas) • 208 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO-----------------------------------------------------------------------------------------3
2 DESENVOLVIMENTO-------------------------------------------------------------------------------4
2.1 GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL-----------------------------4
2.1.1 Conceito de gestão financeira----------------------------------------------------------------4
2.1.2 Gestão financeira e fluxo de caixa-----------------------------------------------------------5
2.1.3 Principais decisões de investimentos-------------------------------------------------------5
2.1.4 Riscos e Retorno---------------------------------------------------------------------------------6
2.1.5 Principais tipos de orçamento----------------------------------------------------------------6
2.1.6 Pontos positivos do orçamento para gestão----------------------------------------------7
2.2 NOÇÕES DE ATUÁRIA--------------------------------------------------------------------------8
2.2.1 Conceitos de atuária----------------------------------------------------------------------------9
2.2.2 Previdência no Brasil--------------------------------------------------------------------------10
2.3 DIREITO EMPRESARIAL----------------------------------------------------------------------11
2.3.1 Sociedades empresariais e Sociedades simples--------------------------------------11
2.3.2 Obrigações dos empresários e sociedades empresariais---------------------------13
3 CONCLUSÃO----------------------------------------------------------------------------------------14
4 REFERÊNCIAS--------------------------------------------------------------------------------------15
1 INTRODUÇÃO
Considerando que no atual cenário brasileiro administrar uma empresa é de uma responsabilidade muito grande e exige muitos esforços e conhecimento de quem está dominando a mesma, ou seja, seus gestores. O planejamento se faz necessário em todas as atividades da empresa principalmente nas atividades da área financeira, onde se podem considerar que os recursos são escassos e os riscos são grandes. Para se tornar eficaz uma gestão financeira tornou-se atualmente um fator critico de sucesso. Os gestores das pequenas e médias empresas precisam aprender que as finanças de uma empresa que não podem ser administradores de forma intuitiva e nem empírica. Se por acaso o empresário estiver fazendo isso, pode-se estar perdendo dinheiro sem nem saber pra onde o mesmo esteja indo parar.
Então fica claro que a gestão financeira de uma empresa precisa envolver um conjunto de ações e procedimentos administrativos que visam maximizar os resultados econômicos financeiros através da eficiência operacional e do controle das atividades financeiras.
Muitas empresas ainda geram o seu planejamento como um numero apenas, baseado em um incremento sobre o ano anterior com pouco ou nenhuma ligação com as definições estratégicas para o futuro da empresa.
Dessaforma o seguinte proposto abaixo em suas citações pretende discutir o papel que o orçamento empresarial, a gestão financeira, as noções de atuária e o direito empresarial têm em uma organização, bem como os erros que muitos gestores tem feito com relação a sua real aplicação.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
O planejamento é o princípio mais importante da gestão empresarial para as pequenas e grandes empresas, corporações, agências governamentais, organizações sem fins lucrativos ou simplesmente para a vida particular de cada pessoa. Com isso, pode-se dizer que todos os gestores fazem algum tipo de planejamento que, em algumas das vezes, nas pequenas organizações acabam que os planos não são formalizados.
Com o crescimento das atividades empresariais os planejamentos informais deixam de ser suficientes epassam a ter necessidade de um planejamento formal, ou seja, é preciso planejar as diretrizes, as estratégias, as metas, os objetivos e as ações que garantam a continuidade e o aumento da riqueza dos acionistas ou proprietários.
E é nesse sentido que o orçamento empresarial é o instrumento que comtempla formalmente as metas e objetivos funcionando assim como meio para se comunicar e informar como a empresa esta caminhando. Dessa forma o orçamento empresarial não deve ser entendido como instrumento limitador e controlador de gastos e sim como uma proteção das atividades financeiras das organizações.
2.1.1 Conceito de Gestão Financeira
A gestão financeira é uma das tradicionais áreas funcionais da gestão, podendo ser encontrada em qualquer organização e ás quais cabem às análises concretas incluindo decisões e atuações que estão relacionadas com os meios financeiros necessários a mesma atividade da organização. Dessa forma a função financeira integra todas as tarefas ligadas a obtenção, utilização e controle dos recursos financeiros de forma a garantir, por um lado, a rentabilidade dos recursos nela aplicados. Os princípios financeiros sempre serão aplicados em algum momento seja em uma grande empresa ou em uma de pequeno porte. Um exemplo disso é os micros mercados, eles são um nicho que grande parte da população tem atuado. Deve-se ter o controle de tudo o que se passa na empresa sendo importante para o gestor e qualquer atitude tomada é preciso que a gestão financeira apresente bons resultados. Deve-se tomar muito cuidado e pensar bastante para que nada de errado.
2.1.2 Gestão Financeira e Fluxo de Caixa
A gestão das necessidades de caixa nas organizações nos dias atuais é de suma importância, visto que as mudanças são cada vez mais rápidas por causa da globalização e também muitas empresas vem perdendo a sua continuidade por falta da administração do caixa. Entende-se
...