ADM.PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO Administração 3° período
Por: FABIO2222 • 25/6/2015 • Projeto de pesquisa • 1.787 Palavras (8 Páginas) • 300 Visualizações
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA DE MERCADO 7
4 CONCLUSÃO 9
REFEREENCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
A partir de análises e entrevista, vamos obter informações sobre a empresa Dipack e o Alambique Cachaça do Ministro, onde vamos identificar problemas e propor soluções, e analisar algumas diferenças e semelhanças.
2 DESENVOLVIMENTO
A DIPACK intralogística Ltda. Uma empresa nacional de porte médio atuando na área de logística, prestadora de serviços intralogistica em empresas de médio e grande porte onde sua matriz fica em Taubaté - SP.
Com o foco nas pesquisas secundarias, e em entrevista com Gilson Nunes Supervisor da Dipack que presta serviços na Brasil Kirin Alexânia – GO. A empresa Dipack possui bancos de dados de seus clientes, onde determina os presos dos seus serviços através de contratos firmados com os seus clientes, uns dos meios de comunicação da empresa são: reuniões, treinamentos e sites. A empresa monitora seus concorrentes de forma padronizada para melhorar o fornecimento de seus serviços aos seus clientes e parceiros sempre colocando nossos clientes em primeiro lugar e realizamos visitas e pesquisas na internet para saber a satisfação de seus clientes.
Para Gilson, uns dos problemas da Dipack são as faltas injustificadas, desmotivação salarial e a alta rotatividade de funcionários, onde o funcionário é contratado para um determinado serviço e fica pouco tempo no trabalho gerando altos custos para a empresa com essa rotatividade.
Segundo Kotler (2000):
A alta administração deve identificar e estimular novas ideias em três grupos que tendem a ser mal representados na formulação de estratégias: funcionários com perspectivas jovens, funcionários distanciados da sede da empresa e funcionários novos no setor. Cada grupo é capaz de desafiar a ortodoxia corporativa e estimular novas ideias. (KOTLER, 2000, p.66)
Aos estudos de Maslow e Herzberg indica que todas as pessoas são influenciadas com estímulos e fatores motivacionais que indica que sem essas influencias o administrado fica diante de muitos problemas. Diante desse desafio, propomos que a empresa negocie com seus colaboradores com o plano de adotar um programa de bancos de horas para controlá-lo as faltas injustificadas, além disso, elaborar uma pesquisa de clima que vai identificar as necessidades e fatore motivacionais de seus funcionários, onde ficara fácil o tratamento mais a fundo desse problema, também podemos motiva-los com uma remuneração que não afete e não arque com os custos da empresa, premio produtividade, promoções internas e programas sociais.
O Alambique Cachaça do Ministro é uma empresa de pequeno porte na área de bebidas, localizada em Alexânia-Go.
Em uma entrevista com o responsável José Ribeiro de Castro Gerente geral da empresa cachaça do ministro, o alambique guarda dados de seus clientes através de planilhas, a empresa determina os preços de seus produtos de acordo com os custos que são gastos no produto final, a comunicação da empresa é através de meios pela internet e redes sociais. O alambique não possui concorrentes na região mais pretende expandir novos horizontes, o grau de satisfação leva a um nível de fidelidade do cliente considerando assim essa satisfação com uma meta e uma ferramenta de marketing.
José Ribeiro de Castro apontou uns dos seus maiores problemas que seria o marketing da empresa suas principais ferramentas de marketing seria em sites e redes sociais.
Para Kotler (2000):
Ao planejamento estratégico orientado para o mercado é o processo gerencial de desenvolver e manter um ajuste viável entre objetivos, habilidades e recursos de uma organização e as oportunidades de um mercado em contínua mudança. O objetivo do planejamento estratégico é dar forma aos negócios e produtos de uma empresa, de modo que eles possibilitem os lucros e o crescimento almejados. (KOTLER, 2000, p.86)
Para solucionar esse desafio propomos soluções para o alambique com um começo na distribuição seletiva no mercado de vendas, segundo Las Casas (2011, p.316) “Na distribuição seletiva existe uma seleção de intermediários. Não há desejo que todos os interessados distribuam os produtos, mas de que alguns o façam”, para que seu produto seja divulgado e seja valorizado. Para a divulgação, podemos usar meio de propagandas e estratégia de Pulling segundo Las Casas (2012, p.307), “quando uma empresa planeja uma campanha de marketing para os consumidores finais, diz-se que esta usando uma estratégia de Pulling”. Para facilitar a divulgação do produto visando uma melhora na visão dos consumidores, promover promoções de seus produtos para estimular compras repetidas, compras maiores, aumentar as vendas de uma devida marca e reforçar a propaganda, elaborar programas sociais e doações para que a empresa tenha uma bela vista positiva de seus consumidores.
A partir dessa pesquisa podemos notar que são empresas diferentes onde a Dipack é uma empresa prestadora de serviços e o alambique cachaça do ministro e uma fabrica de bebidas alcóolicas, citamos algumas diferenças entre serviços e produtos:
1. Intangibilidade - um produto pode ser observado, palpado e até mesmo experimentado, antes do cliente ou consumidor decidir pela compra. Ao contrário, os serviços são intangíveis, não podem ser sentidos tocados ou provados e a venda destes serviços podem se tornar um desafio, pois necessariamente precisamos evidenciar a qualidade do serviço prestado. O que fica de posse do consumidor é o resultado da prestação do serviço.
2. Perecibilidade - muitos tipos de produtos podem ser armazenados e acumulados para consumo posterior, sem alteração significativa de seu valor. Em contrapartida, os serviços têm seu valor gerado no ato de sua prestação, não havendo possibilidade de estoque. Ou seja, a produção do serviço e seu consumo se dão no mesmo momento.
3. Inseparabilidade: diferente dos produtos, os serviços são produzidos, entregues e consumidos simultaneamente. A inseparabilidade tem como consequência a presença do cliente, aumentando assim por parte da prestadora de serviços a preocupação com a satisfação imediata desse cliente.
4. Variabilidade: O serviço prestado a um cliente não é exatamente o mesmo prestado a outro cliente. Portanto,
...