ANALISE DO FILME MONSTROS S.A. EM RELAÇÃO COM A ADMINISTRAÇÃO
Por: luthien • 7/4/2017 • Trabalho acadêmico • 654 Palavras (3 Páginas) • 3.122 Visualizações
[pic 1]
Nome: Alessandra Maria Araújo Ramos R.A.: 00184249 - 3ª Série
ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO
O filme Monstros S.A. pode ser considerado por muitos como um filme infantil, porém poucas pessoas sabem que por trás dele existem muitos conceitos observáveis na Administração de Empresa. Trata-se de uma empresa de distribuição de energia. A forma de captação de energia é por meio de sustos dados em crianças, quando as crianças gritam, geram energia que é armazenada em capsulas e posteriormente distribuída a toda cidade. Seguem abaixo os principais pontos do filme que estão relacionados a Administração:
Treinamento: Como qualquer grande organização, a Monstros S.A. possui um rígido processo de treinamento em relação aos seus funcionários. A maioria deles começam como estagiários, no programa de estágio fazem simulações de como irão assustar as crianças, recebem instruções, críticas e observam como se deve assustar devidamente.
Rígido controle de produção: A Monstros S.A. possui um rígido controle tanto em relação aos funcionários,quanto a documentação, que deve ser devidamente regulamentada pelas normas da empresa. Também observa-se um rígido controle em relação as contaminações (entrada de crianças ou objetos relacionados a elas na empresa).
Metas: Assim como nas grandes empresas, os funcionários possuem metas a serem cumpridas pelos funcionários, estas metas são necessárias para atingir a “meta geral” de geração de energia da empresa, ou seja, cada funcionário deve fazer a sua parte para que seja possível distribuir energia a todos os consumidores.
Segurança no trabalho: Os funcionários utilizam E.P.I’s, a empresa possui vários códigos de segurança, por exemplo: em caso de contaminação é emitido um alerta geral, até que a situação possa ser controlada. Isso também acontece em grandes empresas, principalmente no ramo de medicamentos e alimentos.
Gestão de qualidade: Por ser uma empresa consolidada no mercado, a empresa possui uma grande preocupação com a qualidade dos serviços prestados. Para que essa gestão seja observável aos consumidores, a empresa investe em campanhas publicitárias.
Problemas com a produção: Com o passar dos anos a captação de energia estava cada vez mais difícil, uma vez que as crianças não estavam mais se assustando com os monstros como antes, resumidamente, o método de captação de energia através de sustos estava obsoleto.
Liderança: O diretor da empresa (Sr. Waternoose) possui uma forma de liderar ultrapassada em relação ao seu modo de guiar sua organização. O seu desespero em “salvar” a empresa faz com que ele utilize de alguns artifícios maléficos ou contrários ao bom andamento de uma organização. Além de não querer enxergar a necessidade de mudança na empresa, ele mostrou que para não fechar, teve que manipular os funcionários e, com a sua influência planejar as mudanças de acordo com o que ele achava certo, o que é completamente incorreto.
Resistência a mudança: a resistência à mudança estava no próprio gestor, achando que não era necessário implementá-la com medo de não dar certo. Ao contrário do que o diretor da empresa afirmava, não era as mudanças sociais que estavam levando a empresa à falência, mas era a resistência da empresa em mudar seu modelo de negócios. Isso pode ser observado quando Mike e Sullivan contam a ele que descobriram uma nova maneira de gerar energia, ao invés de ele aceitar a ideia deles e incorporar isso a organização, ele resolve exilá-los para que estes não contem a ninguém sua descoberta.
...