ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE NA INFORMATIZAÇÃO ACELERANDO OS PROCESSOS COTIDIANOS
Por: JULIANASM10 • 1/5/2018 • Artigo • 3.492 Palavras (14 Páginas) • 224 Visualizações
ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE NA INFORMATIZAÇÃO ACELERANDO OS PROCESSOS COTIDIANOS
MOURA,Juliana Saldanha
RESUMO:
A Gestão da Qualidade na informatização visa qualificar os procedimentos, atingindo assim a necessidade dos clientes, podendo então dizer, que a informatização é a utilização dos conhecimentos técnicos e científicos como ferramenta em um determinado processo.
No âmbito organizacional espera-se que a informatização se de através da criação de novos produtos e serviços a fim de qualificar e conquistar novos clientes.
Portanto, o presente artigo tem como objetivo principal analisar como a gestão da qualidade na informatização pode ser utilizado como ferramenta para a aceleração nos processos cotidianos no CRVA0114, situado na cidade de Gravataí/RS. Inicialmente é apresentada a fundamentação teórica que está embasada nos conceitos de diferentes autores da área de informatização, contribuindo para a aceleração dos processos cotidianos . Posteriormente, está descrita o CRVA0114 (Centro de Registro de Veículos Automotores), que foi a base para a realização do projeto. Completando este estudo, está apresentado os dados coletados através da pesquisa qualitativa, por meio da observação estruturada e das entrevistas não estruturadas, o que buscou responder aos objetivos específicos da pesquisa. Finalizando, está apresentada a análise dos dados coletados, que é o ponto principal do artigo,a qual foi confrontada com o referencial teórico estudado e que tem por fim, confirmar que gestão da qualidade pode ser utilizado como ferramenta na fidelização dos clientes.
Palavras-chaves: Gestão da qualidade, informatização, aceleração de
processos.
1. INTRODUÇÃO
Podemos dizer que nos dias atuais utilizamos todas as tecnologias, com o objetivo de agilizar o processo de produção, processamento de informações.
Devido a importância da informatização, buscou-se realizar um estudo em cima do tema "Gestão da qualidade na informatização acelerando os processos cotidianos".
A delimitação do tema definido a ser estudado "Gestão da qualidade na informatização acelerando os processos cotidianos, no CRVA0114, situado em Gravataí/RS".
Com relação ao problema de pesquisa, foi abordado, "Como a gestão da qualidade na informatização pode acelerar os processos cotidianos no CRVA0114 (Centro de registro de veículos automotores) Gravataí/RS?"
Devido o objetivo geral foi ter estabelecido analisar como a gestão da qualidade na informatização pode contribuir como ferramenta para a aceleração nos processos cotidianos no CRVA0114, situado na cidade de Gravataí/RS. Já, referente aos objetivos específicos: Descrever Gestão da Qualidade.descrever CRVA0114 (Centro de Registro de Veículos Automotores),descrever processos cotidianos,descrever aceleração dos processos,descrever informatização, Identificar a gestão da qualidade na informatização.
Com a necessidade de acelerar os processos, para atender as necessidades dos clientes, torna-se imprescindível adaptar a rotina a novos conceitos, encurtando o tempo de espera de conclusão de processos , enriquecendo a maneira de atender o cliente.
. Na gestão da qualidade na informatização tão importante como compreender sua importância é primordial utilizá-la como ferramenta na celeridade de processos, permitindo assim satisfazer os clientes nesta atualidade da qual a maioria não desprovê de tempo e deseja tudo para ontem.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 GESTÃO DA QUALIDADE NA INFORMATIZAÇAO
Devido a rotina corrida da sociedade, envolvidos em diversas tarefas e cada dia agregando mais afazeres no dia a dia , desenvolver métodos que contribuam para a nova tendência de falta de tempo, atende as necessidades dos clientes e permite se capacitar na maneira de atender melhor e se posicionando no mercado em uma posição satisfatória.
A agência nacional de informatização da Coréia do Sul (apud LIM, 2001, p. 144), define informatização como "a conversão dos principais recursos e energias de uma economia social para informações, por meio da revolução gerada pela tecnologia de comunicação de dados, e utilizando as informações produzidas mediante a consolidação, processamento e distribuição de dados dentro dos vastos campos da sociedade". Entende-se que a informatização é uma aliada forte na busca de tecnologia e informações que facilitam os processamentos de dados ganhando tempo e credibilidade com cliente.
Tu (2001) define o uso organizacional da tecnologia de informação como "a extensão com que uma organização utiliza sistemas de informação para promover a integração e oferecer suporte à decisão e ao seu planejamento estratégico". Para o autor, as quatro principais dimensões do uso organizacional dos sistemas de informação (SI) são:
1. Suporte das decisões operacionais ou uso dos SI para monitorar, coordenar e melhorar os processos de decisão ligados às atividades operacionais.
2. Suporte do planejamento estratégico ou uso dos SI para formular, coordenar e melhorar os processos de planejamento de longo prazo.
3. Integração interna ou uso dos SI para facilitar a troca de informações e a coordenação das atividades dentro da organização.
4. Integração externa ou uso dos SI para a comunicação com elementos externos à organização, tais como clientes, fornecedores, bancos etc.
Como a gestão da qualidade está presente na ampla área da informação cabe aos gestores focarem nas prioridades que o mercado exige, qualificando e investindo em maquinários e profissionais capacitados para dirigir tais mecanismos.
...