ANÁLISE DOS MOTIVOS PARA INGRESSO NO SERVIÇO PÚBLICO
Por: Daisy Moura • 5/12/2019 • Monografia • 6.377 Palavras (26 Páginas) • 169 Visualizações
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS
ESCOLA BRASILEIA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
BRUNO RIBEIRO CAMARGO
ANÁLISE DOS MOTIVOS PARA INGRESSO NO SERVIÇO PÚBLICO: UM OLHAR SOBRE OS ALUNOS DO CURSO DE FORMAÇÃO PARA O CARGO DE ATENDENTE DE REINTEGRAÇÃO SOCIOEDUCATIVO NA SECRETARIA DE POLÍTICAS PARA CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JUVENTUDE DO DISTRITO FEDERAL
Brasília
2018
BRUNO RIBEIRO CAMARGO
ANÁLISE DOS MOTIVOS PARA INGRESSO NO SERVIÇO PÚBLICO: UM OLHAR SOBRE OS ALUNOS DO CURSO DE FORMAÇÃO PARA O CARGO DE ATENDENTE DE REINTEGRAÇÃO SOCIOEDUCATIVO NA SECRETARIA DE POLÍTICAS PARA CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JUVENTUDE DO DISTRITO FEDERAL
Trabalho de Conclusão Curso apresentado como requisito parcial para conclusão do de pós graduação em Administração Pública apresentada à Escola Brasileira de Administração Pública – Fundação Getúlio Vargas.
Orientador: Henrique Heidtmann Neto
Brasília
2018
RESUMO
O presente estudo tem por objetivo analisar quais são os principais motivos para o ingresso no serviço público e se estes motivos se coadunam com o perfil desejado para o cargo público. Neste caso, especificamente, foi realizada uma pesquisa junto aos alunos do Curso de Formação para o cargo de Atendente de Reintegração Socioeducativo na Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do Distrito Federal. O Curso de Formação é uma das etapas do concurso público, última antes da aprovação definitiva no certame. Neste escopo, o presente analisa a ideologia por trás do sistema de concurso público, sua capacidade de escolher adequadamente os candidatos mais aptos ao exercício do cargo de Atendente de Reintegração Socioeducativo e os efeitos dessa ideologia na motivação dos alunos no Curso de Formação.
Palavras-chave: Concurso público. Funcionário Público. Atendente de Reintegração Socioeducativo. Distrito Federal. Motivação.
ABSTRACT
The purpose of the present study is to create data for public access and the reasons that lead to it having the desired profile for the cargo public. In this case, a research was carried out with the students of the Training Course for the Loading of Attention of Socio-Educational Reintegration in the Department of Policies for Children, Adolescents and Youth of the Federal District. The Training Course is one of the stages of the public contest, with the final end of its final approval in the contest. This scope, the present an error for the application of Public domain, its capacity of select the application of the load of Attending of Socioeducative Reintegration and the effects of driving the students of No course of Training.
Keywords: Public tender. Public agent. Socio-educational Reintegration Attendant. Federal District. Motivation.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
1.1 Objetivos 7
1.2 Delimitação do estudo 7
2 A Secretaria de Estado de Políticas para crianças, adolescentes e juventude do Distrito Federal 8
2.1 Histórico 8
2.2 Estrutura 9
2.3 Decreto nº 37.896, de 27 de dezembro de 2016 10
2.4 A seleção dos candidatos 11
2.4.1 Edital do concurso público para o cargo de ATRS 11
2.4.2 Perfil desejado 12
3 METODOLOGIA 13
3.1 Tipo de pesquisa 13
3.2 Coleta de dados 13
4 RESULTADOS 14
4.1 Perfil dos concurseiros entrevistados 14
4.2 Informações sobre os servidores públicos em relação aos concursos prestados 18
REFERÊNCIAS 34
1 INTRODUÇÃO
Todos os anos, aproximadamente dez milhões de brasileiros alinham-se na corrida por uma disputadíssima vaga no tão cobiçado setor público. São inúmeros fatores que nos levam a este contundente número de “concurseiros” - as assim chamadas pessoas que dedicam todos os seus esforços, meses de estudos, leituras e abdicação – para os diversos cargos existentes na estrutura do funcionalismo público brasileiro.
O Brasil deve encerrar o triênio 2014-2016 com a segunda maior queda da renda per capita em 116 anos. O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE-FGV) estima que o PIB per capita terá retração de 9,4% no período. O desemprego oficial teve aumento substancial no mesmo período, saindo de 6,8% em 2014, 8,5% em 2015 e finalizando o terceiro trimestre de 2016 em 11,8%, de acordo com dados do IBGE (1). É um contingente de aproximadamente 12 milhões de pessoas. Entre os jovens o número é ainda mais alarmante, tendo alcançado 26,36% no 1º trimestre de 2016, de acordo com estudo do IPEA (2).
Para além dos problemas macroeconômicos, outros fatores impulsionam o número de aspirantes a um cargo no serviço público. O Brasil é pouco empreendedor. Segundo o GEI (Global Entrepreneurship Index) (3), realizado pelo Global Entrepreneurship and Development Institute, sediado em Washington, EUA, o Brasil encontra-se em 100º (centésimo) lugar dentre 130 países analisados. Segundo a análise, apesar do Brasil, sendo um país emergente, possuir uma enorme janela de oportunidades em diversos setores e, além disso, possuir um traço cultural que favorece a criação e estabelecimento de conexões e relacionamentos entre as pessoas, ainda temos uma qualificação de mão-de-obra bastante aquém do desejado, possivelmente reflexo da qualidade educacional brasileira, questão histórica e profunda dentre os inúmeros problemas sociais. A análise sugere ainda que é notável a falta de iniciativa inovadora, uma vez que a maioria dos empreendedores tendem a atender apenas demandas já existentes ao invés de propiciar o surgimento de novas demandas por meio da inovação tecnológica, de processos, serviços e produtos.
...