ANÁLISE SWOT
Por: Rodrigo Vázquez • 17/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.142 Palavras (5 Páginas) • 2.240 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC
CURSO GESTÃO COMERCIAL EAD
Rodrigo Laurino Vázquez
PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL
Análise Swot
São Paulo
2017
Fundada, em 1995, por Clelia Angelon, a Surya Brasil, inicialmente, comercializava, apenas, a Henna Pó, produto composto por ingredientes naturais e vegetais, que auxiliava na coloração, semipermanente, dos fios de cabelo.
Com o passar dos anos, a empresa aumentou o seu portfólio e agora comercializa diversos produtos, como shampoos, protetores labiais, roupas infantis, entre outros.
Graças a isso, hoje, a marca, que é líder em cosméticos naturais, orgânicos e veganos, está presente em quarenta países e possuí escritórios de representação no Reino Unido, Estados Unidos.
Pensando em maximizar o sucesso da Surya Brasil, este trabalho se propõe a realizar a análise SWOT da empresa, ou, como é conhecida no Brasil, FOFA, elencando, assim, suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
Forças
Pioneirismo no mercado: A Surya Brasil foi a primeira empresa brasileira a se preocupar em criar cosméticos que agradassem o seu público, sem prejudicar o meio ambiente.
Sua linha de produtos, que sempre se utilizou de compostos naturais e orgânicos e nunca fez teste em animais, desde 2006 tornou-se completamente vegana, tornando-se, assim, pioneira na fabricação de cosméticos que não utilizam ingredientes de origem animal.
Certificação: Embora tenha diversas empresas, hoje, que vendam cosméticos veganos, a Surya Brasil é a que possuí o maior número de certificações. Isso mostra o quanto a empresa, de fato, se preocupa com a qualidade de seus produtos.
A certificação é concedida por entidades independentes, após diversos testes e controle de qualidade. Como exemplo, é possível citar a ISO 22716, que atesta que a empresa possuí excelência em todo o processo de produção do seu portfólio de produtos.
A empresa também obteve os certificados Cruelty Free, emitido pelo PETA (People for Ethical Treatment of Animals), e Certified Vegan, concedido pela The Vegan Awareness Foundation, atestando, assim, que não realiza testes em animais.
Além disso, podemos citar a certificação FSC, que garante que o papel utilizado em todas as embalagens da linha de produtos Surya é oriundo de madeira reflorestada, o Ecocert, que atesta que a empresa realiza uma agricultura com menor impacto possível ao ambiente, entre outras.
Extensa linha de produtos: No início da sua história, em 1995, a Surya Brasil fabricava, apenas, Henna em Pó. Em 1997, a fim de aumentar sua participação no mercado, a Henna Creme é criada, apresentado quinze tonalidades diferentes.
Em 2004, a empresa lança sua nova linha Color Fixation, que auxiliava na fixação da cor originada por seus outros produtos. Objetivando alcançar o ramo de cuidados da pele, a empresa lança, em 2005, a linha Frutas.
Em 2009, a empresa começa a investir no público masculino, lançando a linha de cosméticos Sapien Men e em 2011, cria seu protetor labial totalmente vegano.
Visando alcançar o mercado de salão de beleza, a Surya Brasil lançou, em 2013, a linha Professional. Em 2015, adentrou no ramo de cuidados para a unha, com a criação da Exotic Animals, e no de óleos de massagem.
Por fim, em 2016, a empresa lança sua linha de roupas infantis, chamada de Organic Baby, aumentando, assim, seu ramo de atuação no mercado. Essa evolução do portfólio da Surya Brasil é uma força da empresa, pois permite uma vantagem em relação aos concorrentes.
Fraquezas
Publicidade: Embora seja uma empresa consolidada no mercado, a Surya Brasil não investe muito em publicidade. Esse investimento é necessário, pois aumentará o número de conhecedores da marca e, consequentemente, trará mais consumidores para a empresa.
A divulgação pode ser feita via televisão, revistas, jornais ou blogs especializados em cosméticos.
Preços: Por ser uma empresa com enorme preocupação socioambiental e ter enorme zelo na produção de suas linhas , o preço dos produtos da Surya Brasil torna-se elevado, quando comparado aos praticados pelo mercado.
Por exemplo, um shampoo é vendido, no site da empresa, por 76,38, enquanto um da Boticário, que não é vegano, custa 26 reais.
Por mais que essa fraqueza seja explicada pela filosofia da empresa, o público pode se afastar dos produtos devido ao valor empreendido. Logo, a publicidade ajudaria neste problema, também, pois ajudaria os brasileiros enxergarem o valor da marca e não, apenas, o preço.
Oportunidades
Mercado em crescimento: Em pesquisa realizada em 2012, pelo Instituto Ibope, notou-se que 8% da população brasileira se autodeclara vegetariana, o que resulta em, aproximadamente, 16 milhões de pessoas adeptas a essa filosofia de vida. Dentre estas, acredita-se que 5 milhões são veganas.
Hoje, esse número, provavelmente, é bem maior. Além disso, pesquisas revelam que o brasileiro, atualmente, está buscando o termo “vegano” com muito mais frequência no Google.
Com isso, é possível inferir que o mercado de produtos veganos está em plena expansão, no Brasil, e, por isso a Surya Brasil pode utilizar isto como oportunidade para seu crescimento.
...