APS 3º SEMESTRE
Por: Johnny94 • 28/5/2015 • Trabalho acadêmico • 4.376 Palavras (18 Páginas) • 315 Visualizações
Sumário
INTRODUÇÃO
Analise da estrutura organizacional
APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
FORÇA DE TRABALHO
PRODUTOS E CLIENTES
CONCORRENTES
INSUMOS E FORNECEDORES
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
ANALISE E SUGESTÃO DE MELHORIA
WHAT
WHO
WHERE
WHEN
WHY
HOW
HOW MUCH
CONSIDERAÇÕES FINAIS
ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS
UNIVERSIDADE PAULISTA
INTITUTO DE CIENCIAS SOCIAS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
APS – ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADAS
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP
2015
ALUNOS
Jonathan Luiz de Almeida
Pedro Fernando Souza Xavier
Paulo André Marinho
APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Atividades Práticas Supervisionadas trabalho apresentado como exigência para a avaliação do 3º semestre, do curso de Administração da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do 2º semestre.
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP
2015
INTRODUÇÃO
Objetivo do trabalho é identificar oportunidades de melhoria na estrutura organização, Habib’s, tendo como suporte, apoio e base de estudo algumas teorias de Idalberto Chiavenato, Denis Alcides Resende e Arão Sapiro, grandes pensadores na área de administração.
Com este estudo e a visita a empresa foi levantado algumas oportunidades tanto na estrutura visita quando organizacional, como o acesso de cadeirantes, atualmente a empresa não possui rampa de acesso, divisão do trabalho internamente, foi observado que muitas vezes não se tem o controle das funções que cada funcionário deve exercer, sendo desgastante para aqueles que não possuem o treinamento adequado para aquela função e aqueles que deveriam faze-las perdem tempo com outras funções, como por exemplo aquele que ficaria no forno e o balconista levam muito tempo e falta de cuidado no preparo do produto e na cobrança do mesmo, o atendimento acaba sendo mais demorado que o necessário.
A empresa Habib’s é bem situada na cidade de Jacareí/SP, com clientes fies e comprometidos, a maioria dos funcionários sentem orgulho de trabalhar na empresa e o gerente fica também orgulhoso em saber, a franquia começou em 1988 com a abertura de sua primeira loja que a partir daí só tendeu ao crescimento.
Analise da estrutura organizacional
A estrutura organizacional está relacionada com a formalização das responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais da organização, projetando, ordenando, padronizando e coordenando as atividades e os relacionamentos dos seus níveis hierárquicos e suas decisões. Requer a distribuição das pessoas nas posições e papéis a serem desempenhados pelas mesmas por meio da estruturação dos seus processos para produzir os produtos ou elaborar os serviços, atingir os objetivos organizacionais e facilitar seu negócio ou atividade.
Para analisar a estrutura das organizações é necessário entender os sistemas organizacionais e outros temas correlacionados. A organização e seu contexto interno e externo é um sistema. É um sistema tendo em vista a sua complexidade nas atividades das funções organizacionais, funcionamento de processos, envolvimento de pessoas, entidades externo e na grandiosidade de manipulação de dados e utilização de diversas informações.
A estrutura organizacional também está relacionada com os principais objetivos das organizações privadas, que são: Satisfazer às necessidades dos clientes, buscando e mantendo-os; estar em permanente desenvolvimento; fazer parte de uma comunidade, elaborando projetos, serviços ou produtos e gerando empregos; comercializar bens, produtos e serviços, obedecendo a padrões de qualidade; ter equilíbrio financeiro para seu crescimento; gerar lucro e perenidade; alcançar modernidade e competitividade, ou seja, as inteligências competitiva e organizacional. No caso das organizações publicas o objetivo está relacionado com questões sociais e com a qualidade de vida e a satisfação dos cidadãos, por meio da prestação de seus serviços.
Os sistemas organizacionais podem ser entendidos como o conjunto de partes que integram, integrando-se para atingir um objetivo ou resultado. É a organização, suas funções organizacionais e seus vários subsistemas. Consideram os conceitos da abordagem sistêmica e da racionalização nas organizações. Tais abordagens são integradas e corporativas de todos os sistemas da organização, combinando ciência administrativa com comportamental, favorecendo a integração sistêmica da organização.
A abordagem sistêmica pode ser exemplificada como uma roldana e suas engrenagens maiores ou menores, tal como um relógio mecânico e também como uma “floresta”, com suas respectivas árvores, galhos e folhas, entrelaçadas e dependentes entre si, para um funcionamento harmônico, sistêmico e racional.
A teoria geral de sistemas é um instrumento de apoio para a análise e solução de problemas complexos, pois permite analisar questões dividindo-as em partes, sem perder a visão do todo e o relacionamento entre as mesmas. O ecossistema trata sistema como uma concepção maior, como um todo, mais abrangente filosófica e cientificamente.
Nos sistemas organizacionais abertos existem permutas da organização com o meio ambiente externo. Essas permutas são dependentes e necessitam da influência ambiental externa, plenamente integrada e interagindo como o mundo, viabilizando sua existência e perenidade. Nos sistemas organizacionais fechados não existem permutas da organização com o meio ambiente externo. As organizações são insensíveis e indiferentes a qualquer influência ambiental, não se integrando ou interagindo com o mundo, inviabilizando sua existência. A organização para ser vista como um sistema aberto precisa realizar ações transparentes de seus negócios ou atividades, em suas operações cotidianas, processamento e saídas e respectivos relacionamentos.
...