APS 4 SEMESTRE UNIP CAMBUI CAMPINAS : A CAPACITAÇÃO DE PESSOAS EM UMA ORGANIZAÇÃO DE PEQUENO OU MÉDIO PORTE
Por: Renan Roberto • 26/3/2020 • Trabalho acadêmico • 5.077 Palavras (21 Páginas) • 385 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
TEMA: A CAPACITAÇÃO DE PESSOAS EM UMA ORGANIZAÇÃO DE PEQUENO OU MÉDIO PORTE:
UM ESTUDO SOB A ÓTICA DE PROCESSOS.
CAMPINAS
2018
Renan Roberto RA:422950-9
TEMA: A CAPACITAÇÃO DE PESSOAS EM UMA ORGANIZAÇÃO DE PEQUENO OU MÉDIO PORTE:
UM ESTUDO SOB A ÓTICA DE PROCESSOS.
Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado
Como exigência para a avaliação do
Segundo bimestre em disciplinas do 4º semestre,
Do curso de Administração da
Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.
CAMPINAS
2018
DEDICATÓRIA
Dedicamos este trabalho as pessoas que de alguma forma contribuíram para sua realização, seja estando presente ao nosso lado ou estimulando nossa criatividade e incentivando nossa coragem. Mas o dedicamos especialmente aos nossos pais, que sempre estiveram ao nosso lado, nos apoiando diariamente seja qual fosse o sentindo e nos incentivando a realização de nossos sonhos. Graças a eles, hoje estamos realizando mais um projeto de vida, a nossa formação superior, da qual estamos um passo mais próximo a cada dia, a eles nosso muito obrigado.
AGRADECIMENTOS
Pensar sobre o percurso, é a melhor forma de agradecer as pessoas que caminharam conosco durante a realização deste trabalho. Inúmeras foram as dúvidas que surgiram durante o tempo de realização do trabalho, mas somos gratos a essas dúvidas pois elas nos ajudaram a superar certas limitações que antes achávamos ser quase impossíveis.
Agradecemos a todos os nossos professores, em especial ao nosso orientador neste projeto, o Professor Agostinho, pelo acolhimento e prontidão em nos atender sempre que os buscamos para clarear nossas dúvidas.
Aos funcionários da Rede Oba de Hortifruti, que foram atenciosos e prestativos conosco em nossos contatos e visita as lojas. Ao setor de Departamento De Pessoal que tiveram paciência e disponibilizaram seu tempo para nos orientar e nos ajudar com as informações pertinentes à empresa.
Aos nossos pais, que sempre nos apoiaram, nos deram forças e que nunca nos deixaram desistir diante dos obstáculos, nossos pais que são os principais responsáveis pelo caráter que temos. Obrigado por nos referenciar, por nos ter ensinado o caminho correto e por nos levantar sempre que por algum motivo caímos.
Aos colegas de equipe, que se esforçaram muito para a realização do trabalho, sobretudo aos finais de semana, ao qual passamos horas em reuniões produtivas graças ao esforço honesto de cada um.
E a DEUS, pois sem ele nada disso seria possível, ele que nos inspira e nos guia diariamente, que está em cada pequeno detalhe sempre fazendo a verdadeira diferença.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Para a realização deste trabalho elaborou-se um estudo sobre a empresa Rede Oba de Hortifruti (Grupo Fartura de Hortifruti LTDA.) e seus métodos / processos adotados para a capacitação de seus colaboradores.
O objetivo principal deste trabalho é a análise do modelo / processos utilizados na organização para a capacitação de pessoas e o impacto que está gera no desempenho da empresa no mercado, frente a seus concorrentes, clientes e fornecedores.
Para isso, examinou-se a estrutura de processos que a organização utiliza seu ambiente externo e interno, perfil dos funcionários e diretores. Assim tornando-se possível sugerir melhorias nesses aspectos, que possam tornar a empresa mais produtiva e competitiva, baseando-se nos conhecimentos adquiridos no curso de Administração.
1.REVISÃO CONCEITUAL
No decorrer de nossas vidas, todos nós desenvolvemos mecanismos de defesa em busca da sobrevivência. Estes fazem com que as pessoas evitem entrar em contato com os conflitos internos, gerando sensação de proteção frente aos desafios impostos.
Nas organizações não é diferente, porque cada empregado traz consigo seus mecanismos naturais de defesa, em busca da segurança e com isso interferindo nas tendências das organizações.
As organizações antes da revolução industrial eram praticamente todas comandadas pelos donos de forma direta. Não eram estipulados níveis hierárquicos entre os proprietários e funcionários. Com crescimento das indústrias, os gerenciamentos das organizações eram feitos com base nas técnicas já existentes.
Após a reconstrução européia, agora com indústrias modernas e eficientes, deixando-a muito mais competitiva. O continente asiático, liderado pelo Japão, começou a concorrer no mercado internacional com enormes vantagens competitivas graças à cultura traumática do pós-guerra. Logo a sociedade industrial americana entrou em pleno declínio. Percebeu-se então que todos estavam acomodados e não perceberam que estava surgindo um novo período econômico-social, onde as premissas tinham que ser revistas.
PROCESSOS
Processo é um verbo que indica a ação de avançar, com propósitos variados como: criar, inventar, projetar, transformar, produzir, monitorar, manter e usar produtos ou sistemas.
Gestão de processos é o instrumento de ligação entre tudo o que é feito na organização, facilitando a cooperação e comunicação, interligando as estratégias e competências organizacionais e as atividades diárias.
Visão de processo é qualquer atividade que recebe uma entrada (input), agrega-lhe valor e gera uma saída (output) para um cliente interno/externo.
Seqüência básica de um processo:
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9]
Dentro dos tipos de processos, temos três categorias básicas:
Processos de negócios (clientes) produtos: São aqueles que tem como característica a atuação da organização e que são suportados por outros processos internos, resultando no produto (serviço que é recebido pelo cliente).
Processos organizacionais / integração: Servem para dar a base aos processos de negócios. São centralizados na organização e viabilizam o funcionamento coordenado de vários subsistemas da organização em busca de seu desempenho geral.
...