APS - ECON E GESTAO DO SETOR PUBLICO
Por: Luisa Santos • 21/11/2019 • Trabalho acadêmico • 3.543 Palavras (15 Páginas) • 352 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Luísa Regina Nascimento Dos Santos – RA: 737431-3
MATRICULA TUTELADA
DP 7° SEMESTRE
J162 - ECON E GESTAO DO SETOR PUBLICO
P1 E P2
São Paulo
2019
Questões - NP1
- Ao estudar o Estado, percebe-se que o poder é fundamental para estabelecer a ordem.
Podemos destacar o poder como:
- Substancialista quando exercido no âmbito militar.
- Subjetivista quando exercido no âmbito jurídico.
- Relacional quando exercido sob influencia de um governante.
- Todas as afirmativas anteriores estão corretas
- Nenhuma das afirmativas anteriores está correta.
Justificativa: Alternativa correta, D – (Todas as afirmativas anteriores estão corretas).
A filosofia politica apresenta o poder sob três aspectos fundamentais, que são o substancialista, subjetivista e o relacional. A substancialista entende que o poder é como qualquer substancia material que o homem possui e usa para atingir um determinado objetivo; a subjetivista ensina que poder não é a coisa que serve para alcançar certo objetivo, mas a capacidade do sujeito em obter certos efeitos; e, por fim a relacional, em que o poder é a relação entre dois sujeitos de modo que o primeiro obtém do segundo um comportamento que, em caso contrário, não ocorreria.
- Segundo Norberto Bobbio, no Estado de Direito, os elementos constitutivos do Estado são:
- A soberania, a ordem e o exercito.
- O povo, a soberania e a ordem.
- O povo, o território e a soberania.
- O território, a ordem e a soberania.
- (Nenhuma das alternativas anteriores está correta).
Justificativa: Alternativa correta, C – ( O povo, o território e a soberania).
Fazem parte dos elementos constitutivos do estado, o povo o território e a soberania, ou seja são membros formados da nação e são unidos pelo mesmo ideal, mas cada um possui suas próprias características, trabalhando e atuando juntos com a finalidade única de atingir o chamado bem comum. O povo que representa um conjunto mais estrito e se refere apenas aos nativos. O território é o componente físico de extrema importância. Compreende o local onde as casas do povo são construídas, sendo neste espaço geográfico que a nação pratica.
- Em um Estado representativo, é correto afirmar que:
- O indivíduo é pelo Estado, mas o Estado não é pelo individuo.
- A vontade coletiva é a regra da maioria.
- Há um sistema politico monocrático.
- (Todas as alternativas anteriores estão corretas).
- (Nenhuma das alternativas anteriores está correta).
Justificativa: Alternativa correta, B – (A vontade coletiva é a regra da maioria).
O Estado representativo é formado pela vontade coletiva, regido pela regra da maioria, onde o individuo não é pelo Estado, mas o Estado é pelo individuo. O seu sistema é democrático, como uma forma de governo do povo, para o povo e pelo povo, grande exemplo para essas afirmações é quando observamos o funcionamento da votação para a eleição de um candidato, com o propósito de que ele exerça o designado cargo, representando o povo, ou seja, o eleito é destinado ao posto tendo a maioria dos votos, portanto uma vontade coletiva a maioria, sendo chefe do estado ( país, municípios, etc.) a representar o povo que o escolheu.
- A partir da discussão de Estado e sociedade, compreende-se que é fundamental entender o homem como “animal politico por natureza”, isso é os problemas políticos derivam da necessidade do homem de viver em sociedade. Assim, podemos definir politica pelo menos, de dois modos. Política:
I – É um conjunto de ações individuais que procuram atender à necessidade natural de convivência dos seres humanos e toda ação humana que produza algum efeito sobre organização, funcionamento e os objetivos de uma sociedade.
II – É uma organização social que procura atender à necessidade natural de convivência dos seres humanos e toda ação humana que produza algum efeito sobre a organização, funcionamento e os objetivos de uma sociedade.
III – É uma organização social que procura atender à necessidade natural de convivência dos seres humanos e toda ação humana que produza algum efeito a organização, funcionamento e os objetivos de uma comunidade em particular.
Está correto o afirmado em:
- I,II e III.
- I somente.
- II somente.
- I e II somente.
- III somente.
Justificativa: Alternativa correta, C – (II somente).
A resposta está correta, pois a politica é uma ciência que tem por objetivo governar um estado ou nação, o seja, é um conjunto de ações para realizar a organização, direção e administração; politica está relacionada diretamente com a vida em sociedade, no sentido de fazer com que cada indivíduo expresse suas diferenças e conflitos sem que isso seja transformado em um caos social, garantindo a estabilidade.
- Em todos os países a Teoria da Tributação considera diversos fatores para a definição de taxas e/ou contribuições pagas ao Estado, para que a população tenha condições de pagar os impostos sem aprofundamento da desigualdade social do país.
Entre os principais fundamentos da Teoria da Tributação inclui-se:
- I – O da equidade, que versa sobre o dever de tributar mais aqueles que têm renda mais alta.
- II – O da progressividade, que versa sobre a distribuição de ônus tributário de forma individua sobre todos os cidadãos de uma sociedade.
- III – O da neutralidade, que versa sobra a elevação e socialização dos impactos negativos da tributação sobre a eficiência econômica.
Está correto o afirmado em:
I,II e III.
I e II.
I e III.
II e III.
(Nenhuma das afirmativas está correta).
Justificativa: Alternativa correta, E – (Nenhuma das alternativas está correta).
O conceito da equidade, ou seja, a ideia de que a distribuição do ônus tributário deve ser equitativa entre os diversos indivíduos de uma sociedade; ou seja, disposição para exercer a imparcialidade na correção da lei em que a justiça se exprime. O conceito da progressividade, isto é, que estabelece que os impostos devam onerar mais aquele que detiver maior riqueza tributária. O conceito da neutralidade, pelo qual os impostos devem ser tais que minimizem os possíveis impactos negativos da tributação sobre a eficiência econômica.
...