TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO ANALISE DE EMPRESAS

Por:   •  24/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.814 Palavras (12 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 12

Tópicos Avançados em Administração – 8ªB

Projeto Semestral

Artigo: Clima Organizacional – Uma visão estratégica que traz resultados

Nomes:
Amabily Casimiro de Jesus – 24832812

Fred Naoto Asato - 17821053

Gabriela Soares de Castro Machado – 20052022

Marcela Farias - 17429926

Mayra Soares - 17835399
Stefany Vieira de Souza – 17835861

Tiago dos Santos Costa - 17219809

Resumo

Este projeto teve o alvo a identificação do clima organizacional dentro da empresa. Focamos na posição direta dos funcionários através de satisfação no trabalho, resultados com eficácia para o time e gestores através do PCO (Pesquisa de clima organizacional). Avaliamos a empresa “SUPERMECADO NOW” uma célula do grupo B2W situada na cidade de São Paulo – Capital. A diretriz da pesquisa visa diretamente a integração entre (CEO x Equipe) e avaliar a integração de todos os departamentos dentro da organização. Como instrumento de pesquisa, utilizamos um questionário com perguntas alternativas aplicadas entres gestor e equipe. Com isto conseguimos identificar um time bem direcionado e com total ciência das metas traçadas pela empresa. Ponto positivo foi a assertividade entre o departamento e a gestão. Ponto negativo foi a identificação de um percentual de 26% desconhecendo as metas e estratégias. Com isto, concluímos que o departamento oferece um clima harmônico e produtivo, e mostrando sinergias entre os departamentos e gestores.

Palavras Chaves: Satisfação, Resultados, Produtividade, Organização, Foco, Clima Organizacional

Introdução

Este estudo apresenta os principais resultados sobre a pesquisa organizacional aplicada aos gestores, líderes e operação da empresa “Supermercado Now”.

A pesquisa apresentou os principais pontos positivos e negativos, analisando a evolução e crescimento antes e durante a Pandemia.

Partindo dessa explanação, este trabalho observa os percentuais das análises feitas do ambiente interno como conhecimento do processo que estão inseridos e regras Institucionais, impactando no ambiente externo.

A pesquisa institucional busca informações da organização de acordo com a conduta dos colaboradores em se manterem atualizados com as normas e regras vigentes, bem como a participação dos gestores em garantir a efetividade e melhoria contínua da empresa.

O estudo tem como objetivo o alinhamento e conhecimento das metas e estratégias da organização, visando atender os padrões de serviços estabelecidos aos clientes, fornecedores, prestadores de serviços e colaboradores.

O levantamento de dados da pesquisa ocorreu a partir das respostas do CEO da empresa, e foram analisadas pelos alunos considerando os percentuais de crescimento e momento atual do país.

Objetivo

A pesquisa organizacional teve como objetivo realizar uma análise interna do ambiente de trabalho do supermercado now.

Com o objetivo de trazer uma imagem clara para empresa, e garantir que a gestão e seus colaboradores conversem na mesma linha de pensamento e os entender se estão satisfeitos com os métodos organizacionais adotados na empresa.

Justificativa

A motivação que nos levou a escolher e analisar profundamente uma empresa no ramo alimentício focada em marketplace foi o fato de ser a pioneira no seu segmento com o discurso público que seus colaboradores são donos de seu negócio. O diagnóstico organizacional realizado por meio dessa pesquisa é um fator importante para analisar possíveis falhas que podem ocasionar em barreiras para se atingir as metas da empresa. Principalmente pelo fato do seu crescimento nítido no ano 2020 agregando inúmeros colaboradores novos e em sequência com o cenário macro da pandemia.

Fundamentação teórica

Clima e cultura organizacional

Para começarmos é fundamental diferenciar cultura organizacional e clima organizacional, pois em muitos momentos eles aparecem de forma confusa.

Segundo Vásquez (1996) mesmo existindo uma proximidade entre os conceitos, a cultura poderia determinar o clima na medida que este fosse gerado pelo impacto sobre o ambiente de trabalho. A cultura seria um construto de maior profundidade e alcance que o clima, que por sua vez teria potencialidade de viabilizar uma ciência integrada da conduta organizacional.

O autor também diz que as relações entre cultura e clima podem ser estabelecidas independentes da determinação de um sobre o outro. Pensando dessa forma o clima informaria sobre a cultura ou até mesmo teriam temas iguais entre clima e à cultura, com um amplo conjunto de psicologias e variáveis organizacionais, que por fim mostrariam as semelhanças e diferenças entre os dois.

Porém, Souza (1978) ressalta que o clima é o resultado da interação de três elementos da cultura: caráter, preceitos e tecnologia. A cultura seria entendida como um conjunto de fenômenos decorrentes da atuação na organização, sendo assim um fenômeno grupal.

Caráter seria por sua vez conceituado como um conjunto de expressões afetivas e ativas dos indivíduos, envolvendo percepções reações negativas ou positivas e sentimentos.

Já os preceitos são os valores, normas, políticas administrativas, leis formais, regulamentos, códigos informais, rituais, costumes e padrões.

Por fim a tecnologia seria definida como um conjunto de instrumentos, modo de fazer as coisas, distribuição de tarefas, fluxo organizacional, processos e divisão de trabalho. Basicamente as funções técnicas metodológica científica, racional e operativa da organização, compreendendo o grau de maior ou menor estruturação das funções, certeza das tarefas e contato com o meio ambiente.

Sendo assim a cultura pode e vai variar de empresa para empresa em função desses três elementos um podendo ter um peso maior que o outro dependendo da organização.

Clima Organizacional

A palavra clima vem do grego klima, com alguns significados como inclinação e tendência.

Partindo das teorias administrativas, as organizações são comparadas como um organismo vivo e como tal todas as partes desse organismo é fundamental para a supervivência e todas elas possuem carências que necessitam ser atendidas. Pensando nisso o clima pode ser uma medida de atendimento as necessidades organizacionais e pessoais dos colaboradores, manifestando – se como indicativo da eficácia organizacional e alinhamento entre a organização e colaboradores. O clima organizacional é composto por alguns elementos como: salário, reconhecimento, benefícios, colegas, chefias e outras condições que podem ser atendidas, tudo isso caracteriza o nível de satisfação dos funcionários dentro da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (288.6 Kb)   docx (232.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com