ARTIGO SOBRE AVULÇÕES
Por: kelicristinig • 7/10/2015 • Projeto de pesquisa • 2.505 Palavras (11 Páginas) • 191 Visualizações
UNIVERSIDADE
ALUNO
avulsões dentárias:
competência socorrista?
CIDADE
2015
avulsões dentárias:
competência socorrista?
Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Odontologia da Universidade do Sul de Santa Catarina como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel Odontologia.
Orientador: Prof. Dr.
Coorientador: Prof. Dr.
CIDADE
2015
sumário
1 introdução
1.1 justificativa e problema
1.1.1 Questões de pesquisa
1.2 objetivos
1.2.1 Objetivo geral
1.2.1.1 Objetivos específicos
1.3 relevância social e científica da pesquisa
2 revisão de literatura
2.1 Acidentes no trânsito das cidades
3 metodologia da pesquisa (material e métodos)
REFERÊNCIAS
ANEXOS
ANEXO A – Título
ANEXO B – Título
introdução
Procuraremos no percurso deste trabalho, apresentarmos as competências dos socorristas do Serviço Médico de Urgência (SAMU) que, nos últimos tempos, tem sido chamados cada vez mais por uma população que, com frequência, se vê envolvida em acidentes de trânsito.
justificativa e problema
O mundo contemporâneo transformou-se de forma significativa em relação ao cenário de algumas décadas atrás. O homem, na busca de desenvolver-se científica e tecnologicamente, cria aparatos, subterfúgios, ferramentas e outras dimensões de modernidade que o colocam num patamar único e dinâmico.
Dessa forma, a velocidade é uma característica atual. Em todos os setores e seus segmentos, a necessidade de resultados opera em cada ação e, quanto mais rapidamente alcançarmos determinados objetivos, mais eficaz torna-se a ação proposta.
Observamos, no contexto social, por exemplo, a comunicação em tempo real, internet, os novos meios de locomoção, automóveis e motocicletas, enfim, signos da velocidade na busca incansável do sujeito em perseguir e alcançar suas metas.
Assim, observa-se, por exemplo, nos perímetros urbanos, a mobilidade como uma necessidade irrevogável e presente e, sobretudo, marcada pela velocidade. Quanto maior a agilidade, maior a eficiência, pregam administradores e outros envolvidos com esta realidade.
Então, a mudança na fotografia social é acompanhada, também, por suas consequências, algumas de ordem prática e corriqueiras e outras, perniciosas ou trágicas mas que, fundamentalmente, fazem parte do perfil e da vida do homem hodierno.
No trânsito das cidades, por exemplo, constata-se, a cada dia, a ocorrências de acidentes envolvendo os veículos que dele fazem parte. Nesse contexto, os fatos que mais preocupam e deixam sequelas graves, são os acidentes com motocicletas, que se proliferam preocupantemente por todas as cidades, diga-se, sempre na busca de maior e maior velocidade.
A partir desta constatação, entram em cena os “Socorristas”, membros de equipes de apoio à vida, presentes em muitas cidades. O SAMU (Serviço de Atendimento municipal de emergências) é uma das equipes, presentes em todo praticamente o país e na grande maioria dos municípios, que atendem à todos os acidentados de trânsito no Brasil.
A descrição anterior nos leva a questionar: As equipes de socorristas do SAMU da cidade de Tubarão, sul catarinense, no ano de 2015, estão preparadas para avaliar adequadamente um acidentado de trânsito que sofreu avulsões dentárias e/ou traumatismo buco-maxilar, para dar-lhes o adequado atendimento emergencial e os corretos encaminhamentos?
Questões de pesquisa
Para responder ao problema central de nossa investigação, descrevemos questões menores, oriundas do problema maior, que chamamos de subsidiárias e que irão nos ajudar à responder à questão proposta.
- Qual formação dos socorristas do SAMU?
- Existem cursos específicos para cada acidente encontrado?
- Por quem são orientados no SAMU?
- Quais orientações recebem em caso de acidentados com avulsões dentárias e com traumatismo buco-maxilar?
- Como procedem nestes casos?
- Como tratam, no local do acidente, das peças avulsionadas?
- Como tratam os acidentados com lesões buco-maxilares de maior ou menor gravidade?
objetivos
Objetivo geral
Avaliar a preparação das equipes de socorristas do SAMU de Tubarão para atendimento a acidentados de trânsito na cidade e que tenham sofrido avulsões dentárias e/ou traumatismo buco-maxilar, visando contribuir para com o adequado atendimento aos acidentados.
Objetivos específicos
- Descrever a formação dos socorristas;
- Identificar suas habilidades para o atendimento odontológico (avulsões e traumas buco-maxilares);
- Relatar os casos ocorridos no ano próximo passado;
- Descrever os encaminhamentos feitos;
- Identificar casos ocorridos de avulsões e traumas buco-maxilares;
- Analisar os procedimentos realizados nos casos anteriores (avulsões e traumas buco-maxilares) de acordo com depoimento dos socorristas;
relevância social e científica da pesquisa
A investigação da competência das equipes que atendem à acidentados de trânsito poderá auxilia-las no sentido de melhorar este atendimento e, por outro lado, possibilitará à população usuária de veículos maior segurança em relação aos acidentes e suas decorrências. Esta é a caracterização da relevância social desta pesquisa.
...