AS QUESTOES MATEMATICA
Por: Beatriz Coelho • 28/3/2022 • Trabalho acadêmico • 554 Palavras (3 Páginas) • 79 Visualizações
FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ[pic 1]
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA – UNIFOR
Centro De Ciências Da Comunicação E Gestão
Curso de Administração
Relatório 1 – Gestão Processos de Negócios
ANA BEATRIZ COELHO DE ARAÚJO
Matrícula: 2124381
Fortaleza – CE
Março, 2222
Introdução
[pic 2]
No Brasil, a atual situação socioeconômica propicia um ambiente cada vez mais problemático e exigente, seja na pequena empresa ou uma grande nacional. Nesse contexto, é de extrema importância que exista algum tipo de controle e organização nos processos da empresa para o desenvolvimento da mesma, de modo que garanta sua competitividade e boa relação com todos os envolvidos no processo.
A utilização da modelagem de processos vem crescendo, ao longo dos últimos anos, de maneira significativa. Sendo a maneira mais eficaz de organização, é também a melhor maneira de se comunicar com todos os participantes, sejam eles experientes no assunto ou não.
Pensando nisso, a equipe pensou em um projeto voltado para o desenvolvimento do empreendedorismo e geração de renda da comunidade local. Escolhemos a empresa ‘’Doceria da Pri’’, localizada em Caucaia, que busca criar um sistema que ajude a comunidade a ganhar uma renda extra, mas que enfrenta dificuldades no controle de processos.
Apresentação do processo de negócio
Em busca da realização de um projeto que contribua o desenvolvimento local, entramos em contato com a Priscila, dona da ‘’Doceria de Pri’’, uma pequena loja de revenda de doces, que visa não só o próprio lucro, mas também o lucro da comunidade onde vive, que, na pandemia, passou por vários problemas financeiros.
Ao nos colocarmos a par dos problemas, percebemos que havia uma grande falta de noção de processos por parte da Priscila e dos revendedores do empreendedorismo dela. Nossa primeira etapa foi informar e explicar sobre o processo entre o produtor e o vendedor através da notação BPMN (Business Process Model and Notation).
[pic 3]
Tivemos cuidado em escolher essa notação para a modelagem de processo do negócio pois é um padrão que permite até pessoas mais leigas de entender as atividades necessárias para a empresa. Criamos um mapeamento de processos AS IS, onde engloba os atores Produtor e Vendedor, mostrando como as tarefas podem ser fáceis se forem bem estabelecidas.
Na segunda etapa, priorizamos a comunicação com o vendedor, que também enfrentava problemas nas vendas. Por não ter um registro de inadimplentes e não registrar todos os métodos de pagamento, tinham bastante problemas, deixando clientes insatisfeitos.
Pensando nisso, resolvemos criar um mapeamento de processo TO BE visando esclarecer, estruturalmente, como alcançar o resultado desejado.
[pic 4]
Justificativa para a modelagem do processo de negócio
A escolha do mapeamento de processos TO BE e AS IS foi, de longe, a melhor escolha para a realização desse projeto, pois, além de explicar com facilidade para todos os participantes como as atividades precisam ser feita, também é a melhor escolha para detalhar elas.
O mapeamento de processos, além de deixar mais eficiente a tomada de decisão, padroniza os processos e aumenta a qualidade de entrega do produto, deixando tanto os clientes quanto os vendedores satisfeitos.
...