AS RELAÇÕES SINDICAIS
Por: Letícia Marques • 18/3/2017 • Trabalho acadêmico • 595 Palavras (3 Páginas) • 552 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
ADMINISTRAÇÃO – N2PCPA
LETÍCIA MARQUES LIRA - 224882016
PORTFÓLIO
...............................................................................................................................
Guarulhos
2017
LETÍCIA MARQUES LIRA
PORTFÓLIO 1
Trabalho apresentado ao Curso de Administração da Faculdade ENIAC para a disciplina Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas.
Prof. Silvia Aparecida
Guarulhos
2017
[pic 2]
Respostas
.............................................................................................................
- Faça uma explanação sobre as três variáveis básicas da negociação: tempo, poder e informação.
Tempo: o tempo é algo muito importante para o sucesso de uma negociação, em algumas ocasiões o tempo é limitado, atrapalhando o processo as vezes, por isso devemos nos programas e não passar do prazo.
Poder: Poder é superioridade, capacidade de exercer controle, autoridade, oportunidade e ter direito.
Informação: A informação constitui em saber o máximo possível sobre o outro, ou seja, a busca das necessidades dos envolvidos.
- Faça uma explanação sobre negociações coletivas e sua importância envolvendo tanto empregados como empregadores.
Negociações coletivas são genericamente conhecidas como tudo aquilo que é feito entre entidades representativas dos empregados e dos empregadores com o intuito de determinar as condições de trabalhos pertinentes as categorias envolvidas. As negociações coletivas são importantes na formação de regras que disciplinam e melhoram as relações no trabalho, com total responsabilidade de cumprimento de regras.
- Por que a negociação e a administração se encontram interligadas? Explane e exemplifique.
Ambas constituem o meio de vida do administrador. A administração não possui recursos para a teoria e a prática da negociação. A negociação é parte vital da atividade do administrador.
- Qual o papel dos sindicatos numa mediação entre empregados e empregadores?
Convenção coletiva de trabalho é um ato jurdídico entre sindicatos dos empregados e dos empregadores, a função do sindicato é estabelecer algumas regras e acordos entre os empregadores e empregadores.
- Quais os requisitos necessários para que o direito à greve seja exercido?
O primeiro requisito para que a greve possa acontecer é chamado por alguns autores de fase preliminar. É a tentativa de conciliação. É o momento primeiro e obrigatório, para que os grupos possam adequar seus anseios. Não se chegando a um consenso, passa-se para uma nova fase.
Uma assembleia geral dos trabalhadores deve ser convocada pelo sindicato com a finalidade específica de se decidir ou não pela greve. Tudo o que ali for decidido deve ter embasamento legal, para que a classe não sofra outras consequências. Decidindo-se pela greve, uma comissão deve ser constituída para tratar especificamente desses interesses, mesmo que extrapole a esfera administrativa, chegando até o Poder Judiciário.
...