ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA PROCESSO ADMINISTRATIVO
Por: renatanata11 • 23/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.794 Palavras (8 Páginas) • 346 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA DE BELO HORIZONTE
TURMA 209 ADMINISTAÇÃO
PROF: LUCIANO FERNANDES NOVAES
GEORDANA LINCOLN – RA 9911150077
JOILSON BATISTA – RA 9893553610
LEONARDO DE SOUZA SILVA– RA 1565255083
MARINA FERREIRA – RA 8869411389
RENATA REZENDE – RA 8869411367
ROSANA RODRIGUES – RA 9893560067
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
PROCESSO ADMINISTRATIVO
BELO HORIZONTE JUNHO/2015
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como por objetivo abordar os conceitos de planejamento empresarial e seus níveis: planejamento tático, planejamento estratégico e planejamento operacional. Será apresentando a importância do planejamento para o sucesso das organizações, em conceitos teóricos e práticos, ao ser elaborado um projeto de extensão de uma cafeteria.
Etapa 3: Passo 2
- Gestão participativa
Para que o proprietário da cafeteria pode exercer liderança e manter-se a frente da emprese é necessário ele adotar um sistema de liderança participativo, onde o sistema administrativo é democrático por excelência. Com base nisso citaremos alguns tópicos fundamentais para uma liderança participativa de qualidade.
- Processo decisório: As decisões devem ser delegadas aos níveis operacionais. Porém o nível institucional define as políticas e diretrizes, controlando assim os resultados, e as decisões aos cargos dos diversos níveis hierárquicos.
- Sistemas de comunicações: informações fluentes em todos os sentidos da empresa.
- Relacionamento interpessoal: antes o proprietário não sabia o que saia da cozinha e o que ocorria fora de seu escritório. Com o relacionamento interpessoal o trabalho é realizado em equipe e o proprietário obterá bons resultados dos funcionários através do relacionamento, além disso fazendo com que os mesmo se sé sintam responsável pelas tarefas a eles delegadas.
- Recompensas e punições: recompensar os funcionários é fundamental para uma gestão de qualidade, elogiando os sempre pelos acertos e atitudes motivadoras, deixando assim as punições serem decididas e definidas pelos grupos envolvidos.
- Estratégias motivacionais
Para motivar os funcionários da cafeteria serão oferecidos cursos e treinamentos com regularidade, investir na formação do funcionário, o que é bom não somente para ele, mas também para a cafeteria. Em certos momentos, estimular a autogestão, pois desenvolver o sentimento de propriedade para atuar de forma independente na solução de problemas traz a sensação positiva de capacidade e confiança.
- Reconhecer o bom trabalho.
- Recompensar pelo trabalho de qualidade.
- Festejar o alcance de metas.
- Incentivar atitudes inovadoras.
- Faze o funcionário sentir-se importante.
- Participação nos resultados da empresa.
- Estratégias de comunicação
O diferencial é muito importante para a cafeteria e inovar é essencial para manter um destaque no mercado, através um dos meios dos meios de comunicação isso se torna mais fácil para a cafeteria.
- Atendimento ágil e promoções relâmpagos.
- Ambiente limpo e organizado.
- Cardápios variados e inovadores.
- Divulgação com outdoors com o nome da empresa e serviços prestados.
- Criação de sites e páginas na internet para visualização dos produtos, sugestões e reservas.
- Mural com pesquisa de resultados.
- Pesquisa e satisfação dos clientes.
- Divulgação no rádio.
- Ótima recepção ao chegar à cafeteria.
- Lavatórios e informativos sobre higienização antes de consumir os alimentos.
Etapa 3:Passo 3
Em equipe, a habilidade para enfrentar desafios da cafeteria, bem como adaptar as novas mudanças, como a observância a cinco disciplinas de aprendizagem que as organizações precisam observar, dentre elas: o planejamento social e ambiental, manter a cafeteria sempre limpa higienizada, também cuidar do domínio pessoal, a visão compartilhada (DPM- direção por missões), a aprendizagem em equipe (engajamento de pessoas) e o pensamento sistêmico.
Técnicas de benchmarking:
O Interno benchmarking mais utilizado. Consiste em comparar as operações da empresa com as de um departamento interno da própria empresa ou de outras empresas do mesmo grupo. O objetivo é identificar internamente o modelo a seguir. Analogia - Para produzir resultados eficazes, torna-se necessário manter uma analogia com os métodos da nossa empresa. Ou seja, às equipas de benchmarking é exigido que saibam adaptar os processos da organização estudada (que utiliza processos distintos) à respectiva organização que faz o benchmarking.
Recolha de dados - Consiste em analisar os seguintes tipos de informação:
Informação do domínio público, publicada na imprensa genérica ou em revistas especializadas
Informação resultante do contacto decreto com as empresas através de questionários, de entrevistas ou de visitas
Aplicar a prática da gestão ambiental introduz a variável ambiental no planejamento empresarial, a cafeteria quando for aplicada, permite a redução de custos diretos e indiretos,a redução de custos diretos se dá através da diminuição do desperdício de matérias-primas e de recursos cada vez mais escassos e mais dispendiosos, como água e energia.
Já, a redução de custos indiretos pode ser representada por sanções e indenizações relacionadas a danos ao meio ambiente ou à saúde de funcionários e da população de comunidades que tenham proximidade geográfica com as unidades de produção da empresa.
Etapa 4: Passo 1
CONTROLE ESTRATÉGICO
O controle estratégico tem por finalidade assegurar que os resultados do planejamento da organização e da direção sejam obtidos de acordo com os objetivos estabelecidos.
Para que aja o controle sobre as atividades da Cafeteria, e assim termos a garantia que os objetivos estabelecidos sejam alcançados, os clientes fiquem satisfeitos, que o padrão de qualidade dos produtos e serviços oferecidos mantenha um nível elevado e tenhamos como conseqüência o crescimento do estabelecimento e da clientela. Definimos assim alguns métodos a serem adotados pela Cafeteria:
...