ATIVIDADES EXTERNAS DA DISCIPLINA (AED) EM BOA COMPANHIA
Por: Flavia12314 • 5/6/2017 • Ensaio • 431 Palavras (2 Páginas) • 301 Visualizações
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Gestão e Negócios
ATIVDADES EXTERNAS DA DISCIPLINA (AED)
EM BOA COMPANHIA
Ana Flávia de Jesus 20161002301293
Goiânia
22/05/2017
O filme retrata o mundo corporativo em que vivemos nos dias atuais com suas funções, compras, vendas e demissões onde os principais objetivos são os lucros e bons resultados. Filme mostra também o choque de gerações, onde o executivo dos velhos tempos, que é um homem apaixonado e acredita no que faz perde o lugar na empresa para um jovem executivo sem muita experiência, mais com muita determinação para ser reconhecido e alcançar seus objetivos. Também retrata os efeitos da globalização que estão cada vez mais introduzidos nas organizações.
Neste filme podemos observar duas teses relativas na área de negócios.
A primeira é referente à gestão focada nas pessoas, visão de Dan onde as pessoas sempre vêm em primeiro lugar, mas conserva-se a visão de objetivos nos negócios. Isso é mostrado no filme pela figura de Dan que e considerado como o velho executivo, o qual é um gestor extremamente preocupado com seus colaboradores e consegue com isso que eles se vejam como parceiros na atividade exercida para a revista, dando um suporte a eles de motivação para que as pessoas se despertem e façam o seu melhor. E para Dan as transformações passam a se manifestar através de uma relação dialética de sofrimento e prazer com o trabalho, esse comportamento tem mantido o sucesso tanto da revista como o dele próprio. Assim considerado como um Líder nato.
A segunda é referente à gestão focada somente em resultados, sem preocupação com os meios para se chegar até eles visão Carter. Isso é bem representado no filme com a chegada de Carter para assumir a posição de Dan, nesse momento ele ainda passa uma imagem de bom moço, chegando mesmo a impressionar aos antigos colaboradores de Dan, mas com os objetivos definidos pela alta direção da Globecom ele se vê pressionado a atingir objetivos irreais onde o único caminho é corte de despesas, ou seja, as demissões. Para Carter o novo executivo, estas transformações se manifestam através de sua individualidade nas relações, sua frieza e constante busca por competência baseada nos interesses lucrativos da empresa. Nesse momento todos veem a real personalidade de Carter o qual não mede esforços para atingir os objetivos definidos independentemente de quem isso será afeitado, e principalmente se o seu sucesso depender disso.
E no filme deixa em evidência sobre algumas técnicas a serem seguidas em suas negociações, que são: o planejamento, a ética em suas negociações, a comunicação, o preparo e se dedicar para obter bons resultados.
...