ATPS ADM
Por: tamiresborges • 13/5/2015 • Trabalho acadêmico • 929 Palavras (4 Páginas) • 346 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA
Administração
Engenharia de Controle e Automação
Introdução a Administração
(ATPS)
David Felipe R. de Aquino RA: 1568235108
Francilena Pacheco RA: 1577148284
Luan Bigarelli Oliveira RA: 9930004817
Patrick Hugo R. da Silva RA: 1299100227
Marcelo Renato Lopes RA: 1566246529
1º Semestre
Relatório do Ambiente encontrado na empresa MetalFixer
A MetalFixer é uma empresa de médio porte no seguimento metalúrgico que produz parafuso automobilísticos, atualmente encontra-se com 70 funcionários, todos com mais de 10 anos de “casa”. Possui máquinas de ultima geração e uma clientela fiel, porém a maioria dos seus clientes foi perdida por causa de atraso na entrega de produtos. Seu faturamento caiu 40% em três anos e essa caída foi ainda mais significativa no lucro anual da empresa, 110%, e a empresa ficou com um débito de 100mil reais ocasionando em inadimplências com fornecedores e com instituições financeiras. Está com seus custos elevados e logo de imediato foi encontradas falhas na Gestão Financeira e no Planejamento que fora aplicado nos últimos anos dentro da empresa.
Estratégia para os próximos 4 meses
- Renegociar valores com os fornecedores e com as instituições financeiras;
- Fazer corte de custos;
- Buscar novos clientes e reconquistar a confiança dos antigos clientes;
- Capacitar e motivar os funcionários;
Apresentação das Ideias
Para colocar novamente a empresa no nível que é exigido pelas montadoras de carros, é preciso quitar as dividas de empréstimos e dos fornecedores. Os novos empresários estão dispostos em investir apenas o suficiente para a empresa começar a se manter sozinha e esse valor não chega perto das dividas da empresa, por isso, a melhor forma de sair do vermelho seria a renegociação dos valores devidos aos fornecedores e instituições financeiras, buscando os melhores juros, prazos e prestações para não estender muito a divida nem pagar valores muito altos mensalmente.
Com a empresa em um momento delicado, para pagar as dividas sem sufoco, é preciso fazer um corte de custos em vários setores. A ideia é conseguir diminuir os gastos com a produção do produto sem deixar a qualidade de lado. Para isso o ideal seria diminuir o consumo de água e energia e conseguir materiais necessários para a produção com um preço melhor. Como o número de funcionários já está baixo, não é recomendado fazer nenhuma demissão de imediato, pois além dos gastos trabalhista, demissões geram despesas em um segundo momento, o de recontratar, e também diminuem a confiança e a produtividade dos colaboradores que ficarem no futuro se precisarem contratar mais colaboradores, estudar a contratação de estagiários, pois além de serem jovens empolgados com a oportunidade de emprego, também tem conhecimentos técnicos e práticos com uma remuneração menor.
As máquinas antigas poderiam ser vendidas, gerando um capital de giro rápido, parte desse dinheiro iria para o pagamento dos débitos e a outra parte seria investida no setor comercial da empresa, para conquistar novos clientes em potencial.
Nos momentos de menor movimento dentro da empresa, será feito um treinamento com os colaboradores para que eles consigam desfrutar os benefícios da nova tecnologia, o investimento feito com máquinas de ultima geração precisa ser recompensado com uma produtividade e facilidade, sem deixar a qualidade de lado. Isso fará com que não se atrase os pedidos dos novos clientes e que os antigos voltem a ter confiança na empresa.
...