ATPS ADM
Por: mivlem • 17/6/2015 • Trabalho acadêmico • 2.008 Palavras (9 Páginas) • 198 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA
CURSO DE PEDAGOGIA
PAMELLA MARIA DA SILVA – RA: 2484640500
DESAFIO PROFISSIONAL:
Entregue como requisito para conclusão das disciplinas “Fundamentos filosóficos e sociológicos da Educação”, “Desenvolvimento Pessoal e Profissional” e “Tecnologias aplicadas á Educação”.
Sorocaba
2015
Sumário
Introdução 3
Sala Temática: Sala Movimento 4
Sala Movimento para todos 5
Capacitação Docente 7
Considerações finais 8
Referência Bibliográficas 9
Introdução.
Neste desafio profissional, abordaremos uma proposta da ONG Esperança onde teremos uma sala de temática chamada “sala movimento”, lá terão os seguintes recursos tecnológicos: lousa digital; caneta digital; Internet, Nintendo WII e o Notebook.
Tudo isso com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de nossas crianças que são e também as que não são portadoras de Síndrome de down, dando a elas novas possibilidades, estimulando o aprendizado, aumentando o desempenho psíquico e motor, e assim melhorando a autoestima e autoconfiança de nossos alunos.
Sala temática: Sala movimento
Usuários: Crianças e adolescentes
Recursos tecnológicos Justificativa e estratégia de uso Objetivos Aplicação de tecnologias assistivas
Lousa digital Pois vai além de uma tela de computador, por ser sensível ao toque permite uma maior interação dos alunos, como em jogos. E também em apresentações em 3D que melhora o entendimento por aproximar mais do real. Garantir maior interação e entendimento dos alunos. Essa tecnologia aplicada na educação de crianças especiais facilita o aprendizado, estimula o aluno a ser mais participativo nas aulas e aumenta sua percepção dos objetos.
Nintendo WII Permite uma maior interação com jogo, além de aumentar o desempenho motor das crianças com diversão. Aumentar o desempenho psíquico e motor das crianças e adolescentes Teremos aulas com diversos jogos, será aplicada como um lazer em aula, para que eles se interajam mais entre si, podemos estar também procurando jogos relacionados ao tema da matéria, assim eles estarão aprendendo, se divertindo, se relacionando entre si e aumentando seu desempenho motor.
Caneta digital Além de memorizar anotações, permite que o aluno exercite suas habilidades e coordenação motora. Facilitar a pesquisa sem deixar de usar tecnologias manuais, como um lápis, ou uma caneta comum. A aplicação da caneta digital será utilizada em trabalhos fora da sala de aula, podendo ser usadas para anotações casuais, como por exemplo em um passeio.
Internet Uma ferramenta indispensável, pois está ligada a vários tipos de tecnologias, e a pesquisar conteúdos usados na educação. Utilizar as outras tecnologias, baixar materiais utilizados em sala. Será aplicada em varias atividades, principalmente em conteúdos que exigem maiores aprofundamentos e que necessitam de diferentes formas de didática.
Notebook Uma forma de inclusão, fazendo com que os alunos sejam mais interativos na aula, e também como a
Internet está ligado a alguns recursos tecnológicos. Fazer pesquisas individuais no momento de aula, aguçando a curiosidade e a vontade de pesquisar e aprender. A utilização será feita apenas dentro da sala, para pesquisas, para baixar arquivos da internet, como software criado para portadores de necessidades especiais, como por exemplo, o software “programa participa”, indicado para portadores de deficiências intelectuais.
Sala movimento para todos.
A ONG Esperança com essa sala temática, tem como objetivo principal a inclusão de todos os colaboradores, crianças e adolescentes, que irão utilizar a sala, a interagir cada vez mais, com o mundo virtual, esta sala tem a missão de ensinar e a aprender, de modo diferenciado a todos os envolvidos neste projeto, uma das muitas funções encontradas, é ajudar crianças portadoras de síndrome de down, a aflorarem suas habilidades intelectuais, principalmente em sua inclusão do mundo virtual, aumentando a autoestima, a vontade de aprender e de explorar novas formas de aprendizado. Ajudaremos no aprendizado, no uso das novas tecnologias, como manuseá-las, e as funcionalidades na qual todos podem aplicar em seu dia a dia.
Outro objetivo da criação deste projeto na ONG ESPERANÇA, é ajudar as famílias a encontrar uma educação com mais recursos e melhores adequações para as necessidades dos seus filhos portadores de down, o que não encontramos em escolas publicas. Também queremos participar das suas atividades sociais, como, comunidade, família, grupos sociais, fazendo assim a sua inclusão na sociedade praticando e conhecendo nossos direitos e deveres.
Com as novas tecnologias, podemos agregar e preparando-os para o mercado de trabalho, os ensinando a utilizar as ferramentas com noções básicas exigidas no mercado.
Nossa ONG ira contribuir no desenvolvimento cultural, psicológico e no convívio social, fazendo com que os alunos aprendam em meio à este mundo virtual, os novos horizontes, usando as novas tecnologias, como, a lousa digital que os proporcionam uma rápida aprendizagem, para pesquisar e entender, vendo imagens em 3D, dos temas que forem abordados, para que fique mais próximo do real, também iremos utilizar o console da Nintendo o WII, Uma pesquisa realizada durante o ano de 2011 na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, analisou o desempenho de pessoas com deficiência em jogos eletrônicos, principalmente do console Nintendo Wii, que exige movimentação física dos jogadores.
Cinco crianças com Paralisia Cerebral e sete jovens com Síndrome de Down praticaram o jogo de boliche para o console Nintendo Wii, que funciona a partir de movimentos que o jogador faz
...