ATPS ADM ANHANGUERA
Por: vdgd • 19/9/2015 • Projeto de pesquisa • 437 Palavras (2 Páginas) • 343 Visualizações
Ribeirão Pires.
Bandeira:
[pic 1]
Mapa:
[pic 2]
Estado: São Paulo
Bioma: Mata Atlântica
Área: 99,119 km²
População: 113,068 hab.
Economia: Ribeirão Pires, como única estância turística da região do ABC, tem como grande fonte de recursos o Turismo. Além do Turismo, a economia local se baseia principalmente nos setores de metalurgia, móveis, plásticos, alimentos, lojas de departamentos e cerâmica.
Pontos Turísticos:
Igreja de Nossa Senhora do Pilar
[pic 3]
Pesquisas indicam que a igreja, em taipas de pilão, com 40 cm de espessura, foi erguida em 1.714 pelo Capitão Mor Antônio Corrêa de Lemos, e abençoada pelo Frei Pacífico, no dia 25 de março daquele ano.
Existem várias teorias sobre a construção da Capela, mas não há qualquer dúvida sobre a importância enquanto marco para toda a região, uma vez que ao seu redor surgiram os primeiros núcleos habitados da cidade, segundos relatos históricos.
Mirante Santo Antônio
[pic 4]´
A devoção a Santo Antônio em Ribeirão Pires remonta ao ano de 1919. Localizado a 807,4 metros de altitude, é uma das melhores vistas panorâmicas da cidade e da Represa Billings.
Passo 2:
Desde seu surgimento a população de Ribeirão Pires se fixou ao redor da Capela de Nossa Senhora do Pilar.
Grande parte dos pontos turísticos da cidade de Ribeirão Pires, são esculturas, Igrejas e mirantes. Criando assim uma grande ligação da cidade com a religião Católica.
Segundo o ultimo Censo, grande parte da população ribeirão-pirense se declara Católico. O município conta com a paróquia de São José popularmente conhecida como Igreja Matriz e diversas outras paróquias criando assim um habito natural dos moradores ir até elas nos finais de semana.
O município de Ribeirão Pires também conta com praticantes de diversas outras religiões como a Evangélica, Mórmon, Candomblé e Espírita.
Passo 3:
Um exemplo de sincretismo que existe em Ribeirão Pires é a prática da religião do Candomblé, típica de algumas regiões da cidade, religião que mistura a cultura Africana com a religião predominante no resto da cidade à católica.
A religião conquistou muitos adeptos nas ultimas décadas, ganhando diversos Templos espalhados pelos bairros ribeirão-pirenses.
Apesar de não ter muitos descendentes de escravos africanos em Ribeirão Pires, a religião vem crescido consideravelmente nos tempos, tendo como praticantes além do povo local, descendentes de Italianos e Japoneses, comuns na região.
Passo 4:
A grande maioria da população do município é formada por jovens, sendo uma das maiores fontes de interação entre eles é através das redes sociais como em todo o país.
É comum encontrar entre os moradores, grupos de encontros, festas e estudos. Isso facilita a comunicação entre si.
Considerado por muitos até um ato cultural da nova geração essa forma de comunicação, cada vez mais comum e aceita em todo o país.
Referencias Bibliográficas:
http://cidades.ibge.gov.br/painel/painel.php?codmun=354330
...