ATPS ADM ANHANGUERA
Por: felipechera • 11/11/2015 • Trabalho acadêmico • 691 Palavras (3 Páginas) • 287 Visualizações
Etapa 1 – O ambiente das empresas – Planejamento estratégico
As empresas percebem subjetivamente os ambientes de acordo com suas expectativas, experiências, desafios, convicções e motivações. É preciso que haja consonância e de coerência na vida da empresa. Tem-se consonância quando as presunções da empresa a respeito de seu ambiente são confirmadas na prática e no cotidiano. Na empresa também tem q ter linhas imaginárias que definem o é a empresa e o que é ambiente. Servem para delimitar a empresa do contexto ambiental que a envolve.
Em geral, nos pontos destacado acima é referido que para as empresas continuarem a ter vantagem competitiva, é necessário que façam uma seleção e percebam diferentemente as variáveis ambientais mais proeminentes aos interesses da organização e procurar conservar apropriada coerência e consonância em relação ao que percebem em seus ambientes. Isto que o autor retrata nesses tópicos é algo de extremo valor, pois a organização que não se preocupa com as variáveis ambientais fica desatualizada ou antiquada em relação aos concorrentes, e por consequência não supre as necessidades e expectativas dos clientes (mercado consumidor) e acaba fechando as portas.
Para melhor desempenho no ambiente de trabalho será subdivido em vários ambientes:
* Ambiente de tarefa;
* Setores do ambiente de tarefa;
* Domínio;
* Dinâmica ambiental.
Assim dentro do ambiente, a empresa escolhe o seu domínio para exercer certo tipo de atividade a que ela se apta. Na escolhida de seu domínio a empresa demarca o ambiente de tarefa englobando consumidores, fornecedores, concorrentes e grupo reguladores. Uma empresa com o seu ambiente correto de certa forma ira conseguir seguir em frente sem muitos problemas.
Assim a empresa terá o seu problema de ambiente resolvido dividindo os lugares de diferentes ambientes e as pessoas em esses ambientes dividindo em diferentes funções para que haja coerência no planejamento interno da empresa.
Etapa 2 - Organização empresarial: o desenho organizacional
O organograma é uma espécie de diagrama usado para representar as relações hierárquicas dentro de uma empresa, ou simplesmente a distribuição dos setores, unidades funcionais e cargos e a comunicação entre eles.
Existem vários tipos de organogramas, assim um organograma bem feito a empresa fica sabendo tudo o que acontece na empresa:
Organograma vertical (também chamado de clássico) é mais usado para representar claramente a hierarquia na empresa;
- Organograma circular (ou radial) é exatamente o contrário, usado quando se quer ressaltar o trabalho em grupo, não há a preocupação em representar a hierarquia. É o mais usado em instituições modernas ou do terceiro setor onde o se quer ressaltar a importância do trabalho em grupo;
- Organograma horizontal também é criado com base na hierarquia da empresa, mas tem essa característica amenizada pelo fato dessa relação ser representada horizontalmente, ou seja, o cargo mais baixo na hierarquia não está numa posição abaixo dos outros (o que pode ser interpretado como discriminação, ou que ele tem menos importância), mas ao lado;
- Organograma funcional é parecido com o organograma vertical, mas ele representa não as relações hierárquicas, e sim as relações funcionais da organização;
- Organograma matricial é usado para representar a estrutura das organizações que não apresentam uma definição clara das unidades funcionais, mas grupos de trabalhos por projetos que podem ser temporários (estrutura informal).
...