ATPS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Por: Bia Macedo • 4/6/2015 • Trabalho acadêmico • 604 Palavras (3 Páginas) • 230 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA [pic 1][pic 2]
Unidade Campo Limpo
Adilson Andrade de Oliveira
RA: 9930025864
Bianca Cristina Macedo Filadelfo
RA: 1582952436
Francisca Josélia Oliveira Silva
RA: 1575115977
Luana Franciele Bandeira Nunes
RA: 8483179296
Professor Fabiano Gutierrez
Turma:1 º Semestre Administração - Manhã
[pic 3]
[pic 4]
ATPS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 2015 - 1
Palavras chave: Motivação, Ferramentas de Estímulo, Big Five, Questionário.
Março/2015
São Paulo
Sumário
Introdução
Texto Argumentativo
Tabela Traços de Personalidade
Conclusão
Referências Bibliográficas
Introdução
Este trabalho visa mostrar a motivação dos funcionários de uma loja das Casas Pernambucas S/A, localizada no bairro Pirajussara, São Paulo - SP, através da teoria dos Traços Amplos do Big Five. O propósito foi observar o nível de motivação dos funcionários e sua relação com a empresa, e posteriormente a identificação de ferramentas de estímulo e incentivo às vendas. Foi aplicado questionário contendo vinte e três questões com o objetivo de medir a motivação segundo teoria já citada acima, identificando os traços de personalidade e justificando-os.
Texto Argumentativo
Existem três dimensões em uma corporação. A tarefa do equilíbrio dessas dimensões do ponto de vista corporativo é: dimensão social, dimensão do indivíduo e dimensão econômica, ambas tem a influência direta pela liderança em uma organização, e é refletida no comportamento e personalidade dos colaboradores.
A influência dessas dimensões se dá pelo tipo de três lideranças: autocrática, democrática ou contingencial. A primeira com um perfil centralizador, a segunda com perfil descentralizador e participativo e o terceiro com o posicionamento do líder variando de acordo com a situação organizacional. A liderança despreparada é um ponto fraco em uma organização, neste caso é o líder que contrata e demite; delega ou centralizada as atividades; e principalmente motiva ou desmotiva a equipe, tendo influência direta no comportamento dela acentuando-se em alguns casos de acordo com o traço de personalidade de cada colaborador.
Questiona-se então o porquê algumas empresas ainda permanecem com o corpo de liderança, centralizando todo o poder de decisão no líder, e não se atualizam do ponto de vista de modernização gerencial. Trazendo várias influências negativas aos colaboradores e à empresa pela opção de escolha e ênfase em um único de modelo de gerenciamento. Deve-se então identificar tal situação e adotar medidas para que aconteça o ideal: que é o equilíbrio entre essas dimensões.
Tabela Traços de Personalidade
[pic 6][pic 5]
...