TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Comportamento Organizacional

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.552 Palavras (11 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo analisar a empresa Pet Shop Glamour para poder localizar e solucionar os problemas existentes, avaliar o comportamento dos colaboradores e o nível de estresse dos administradores dessa organização.

Traçar as características de cada funcionário para identificar como eles são individualmente, saber quais são as implicações negativas em seus comportamentos para assim trabalhar os problemas de cada um. Identificar quais medidas podem ser tomadas para melhorar o ambiente de trabalho.

Separar os grupos formais e informais para trabalhar as influências que afetam a empresa, buscando o melhor desenvolvimento.

Captar quais são os elementos que afetam os colaboradores deixando-os desmotivados.

Analisar eficiência, eficácia e efetividade para saber onde melhorar e o que fazer para alcançar resultados positivos.

1 - Descrição da Empresa

A empresa Pet Glamour foi fundada no ano de 2000, pelos irmãos João e Alba, os dois compartilhavam o gosto por bichos de estimação e o sonho de ter um negócio próprio.

João é formado em Tecnologia em Gestão Comercial e Alba sempre trabalhou como cabeleireira em grandes salões de beleza.

Eles pegaram um empréstimo no banco para abrir a Pet Glamour; Alba ficou responsável pela parte do banho e tosa e João cuida da parte administrativa.

Com essa separação temos na parte de banho e tosa os seguintes funcionários que são subordinados a Alba: Anita e Léa que cuidam do banho e Éder que cuida da tosa. E na loja os funcionários que são subordinados a João: Rui que é o gerente, Leia e Elaine que são as vendedoras e Iara a faxineira.

2. Análise dos traços de personalidade e comportamentos individuais

Na empresa há uma separação onde temos na parte de banho e tosa os seguintes funcionários que são subordinados a Alba: Anita e Léa que cuidam do banho e Éder que cuida da tosa. E na loja os funcionários que são subordinados a João: Rui que é o gerente, Leia e Elaine que são as vendedoras e Iara a faxineira.

Os problemas começam a aparecer por causa dessa divisão, pois a partir do momento que a Pet Glamour é uma empresa, ela deve existir como um todo.

Analisando individualmente cada integrante do Pet Glamour obtemos que: Alba Lourenzão é uma pessoa confrontadora, pois sempre desafia seu irmão e acha que ele está errado na forma como administra a empresa, ela não entende que para uma sociedade dar certo é preciso trabalhar em parceria.

Anita Túlio Jordão e Léa Júlio Jordão são irmãs e trabalham juntas na parte do banho, elas estão se sentindo inferiores e desmotivadas em relação ao seu trabalho, pois o Éder se acha “superior” aos demais e sempre joga isso na cara delas, elas também são desorganizadas, não controlam o material usado, simplesmente quando precisam vão à loja e pegam o que vão usar, não entendem que há um controle de estoque.

O Éder Sales é responsável pela tosa, ele possui muita criatividade e os clientes gostam muito do seu trabalho, mas em contra partida ele se acha superior e melhor que os demais, o que prejudica na integração da equipe de trabalho.

João Maria Lourenzão administra a Pet Glamour, ele ao contrário de sua irmã entende e enxerga a empresa como um todo, não existe para ele divisão, pois ele tem que cuidar de toda administração, ele é responsável e organizado, acaba levando a empresa nas “costas”.

O Rui Leme é uma pessoa que está muito estressada, uma de suas maiores reclamações é o fato do pessoal de banho e tosa pegar produtos quando bem entendem na loja, não se preocupando com o controle de estoque; para piorar suas vendedoras Leila Xavier e Elaine Vérner não tem comprometimento, não passam confiabilidade, sempre faltam, entregam atestados, não enxergam, provavelmente por causa da estrutura da empresa, que são importantes para a organização.

Já a funcionária Iara Santa que cuida da parte da limpeza se acha menosprezada, pois ela tem uma visão privilegiada de tudo o que acontece na empresa, ela enxerga que a falta de união de Alba e João é um fator determinante para tudo o que vem acontecendo, mas ninguém lhe dá ouvidos.

Com base na análise das personalidades dos sócios e funcionários pode-se dizer que há uma variação nas mesmas o que deixa algumas pessoas mais sobrecarregadas que as outras, os funcionários estão desanimados e desmotivados.

A falta de comunicação entre os sócios atrapalha o desenvolvimento da empresa. Alba deveria fazer algum curso que a ajudasse a administrar a Pet Glamour em conjunto com seu irmão João, pois assim ele não se sentiria sobrecarregado. Não pode haver divisões na empresa, pois ela deve funcionar como um todo.

As brigas e acusações devem acabar Alba não pode ficar culpando seu irmão por tudo e João não pode mais fazer tudo sozinho.

O gerente Rui está estressado e se sente insatisfeito com tudo o que acontece ao seu redor, pois para ele seu trabalho não é reconhecido e seus funcionários não o respeitam como líder; duas situações o tiram extremamente do sério, a falta de controle do estoque e o comprometimento das vendedoras.

Analisando as situações consideramos que é preciso haver mais comunicação entre Alba e João, pois a partir do momento que eles começarem a trabalhar junto a Pet Glamour só terá a ganhar.

Assim que isso começar a ocorrer deve ser feita uma reunião com o Rui, para que os três juntos possam solucionar os problemas que acontecem.

Deve ser passado para os demais funcionários que não existe mais divisão entre banho e tosa e loja, pois tudo faz parte da Pet Glamour e que o Rui é o líder e deve ser respeitado, ele precisa saber ouvir seus funcionários para assim saber como motivá-los.

Conversar com Éder para que ele por melhor profissional que seja, possa entender que deve ser humilde e ajudar os demais e não se sentir melhor que eles, desmotivando-os.

A Anita e a Léa devem entender que é primordial em uma empresa, ainda mais sendo um pet shop que possui uma loja, que deve haver um controle de estoque eficiente, para assim não faltar produtos nas prateleiras; o Rui como líder deve mostrar para elas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com