ATPS - Comportamento Organizacional
Por: Diegorfernandes • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.378 Palavras (10 Páginas) • 288 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
ADMINISTRAÇÃO
Comportamento Organizacional
Professora a distância: Ma. Yaeko Ozaki
Tutora a distância: Camila Santos Ouvidio
São Paulo
04/2013
SUMÁRIO
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
2.1 Quadro Comparativo:
3 VISÃO SISTÊMICA
3.1 Uma visão de líder
4 INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL
5 RESULTADO DA PESQUISA
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1 INTRODUÇÃO
Quando se trata de comportamento Organizacional, é fundamental compreender que esta ferramenta pode auxiliar a organização na identificação dos principais caminhos a serem seguidos e planejar ações baseadas em processos e comportamentos responsáveis.
Este trabalho discute o estudo e a aplicação da maneira como as pessoas agem em uma organização partindo do princípio de que cada pessoa é diferente, e vive experiências distintas nas suas vidas. Logo, ao lidar com pessoas não há uma forma correta que serve para todas, e sim uma maneira diferente para cada uma delas o que exige muita habilidade.
Por isso é essencial descobrir quais os desejos e anseios de cada pessoa para poder atuar de forma a motivá-la para servir à organização com produtividade satisfatória, além de ser um diferencial para as organizações, focando sempre na importância e nos benefícios que estas organizações obterão.
O objetivo é analisar e relatar sobre a visão sistêmica, como é feito a aplicação do estudo do comportamento organizacional, a fim de alcançar produtividade, reduzir o índice de absenteísmo, Turnover (rotatividade de pessoal) e assim promover a cidadania organizacional.
Os resultados da pesquisa revelam que o estudo do comportamento humano e as estratégias da organização contribuem positivamente para melhorar a imagem da organização, possibilitando o aproveitamento de tempo, redução de custo e acrescentando-lhe um diferencial no mercado globalizado.
Assim é necessário entender como estas organizações se desenvolvem como um todo, formada por várias partes que se interagem e se influenciam mutuamente, para que se possam tomar decisões enfatizando sempre em como irão repercutir num todo, e não apenas naquele lugar específico e momento imediato.
2 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Define-se comportamento organizacional, como a compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho, investiga questões relacionadas com lideranças, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, administração de conflitos.
Diante de tantas adversidades e concorrência no mercado, passou-se a ser imprescindível conhecer de forma sistêmica e com profundidade, os fatores relacionados ao comportamento humano, como a importância das percepções, a influência das atitudes e a abrangência dos valores, pois o comportamento organizacional sobre o enfoque sistêmico compõe em qualquer entidade, conceitual ou física a interdependência e a inter-atuação entre elementos de um sistema.
Hoje as empresas não se limitam mais às fronteiras, o que afeta as habilidades humanas dos administradores em, pelo menos, duas maneiras, primeiro como administrador, crescem as chances de ser transferido para uma unidade de sua organização em outra localidade. E mesmo ficando em sua terra natal, poderá também trabalhar com colegas que nasceram e foram criados em culturas diferentes.
Dessa forma, para se trabalhar com essas pessoas, é preciso compreender sua cultura, e como adaptar-se a um novo estilo de gerenciamento e quanto a essas diferenças, as pessoas nunca reagem da mesma maneira a uma dada situação, e devido a isto existem algumas consistências que podem ser identificadas e modificadas para assim refletir as diferenças individuais.Essas consistências são fundamentais,pois permitem a previsibilidade.
Em uma organização, todas as atividades acontecem em um contexto de grupo e qualquer trabalhador é influenciado e com isso seu desempenho pode ser explicitamente alterado. Por outro lado não basta simplesmente colocar as pessoas juntas para que se alcance um bom desempenho no tocante produtividade. É preciso que a pessoa aprenda como interagir de maneira a compartilhar informações, confrontar diferenças e colaborar com outras pessoas, em prol de um bem comum, alcançar metas e objetivos, pois adaptar-se as novas demandas do mercado já não é mais o suficiente, é necessário compreender o comportamento humano dentro da organização para elaborar boas estratégias de ação que devem ser pautadas e realistas. A seguir visualizaremos um quadro comparativo com sistemas aberto e fechados de comportamento organizacional de diferentes autores.
2.1 Quadro Comparativo:
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL | |||
Comportamento Organizacional e Comunicação CARAVANTES Geraldo Ronchetti, Claudia. Born Caravantes e Mônica Caravantes Kloeckner. Pag. 27 | Comportamento Organizacional ROBBINS, Stephen Paul Pag. 6 – Pag 7 | ||
Define comportamento organizacional como: O estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas. | É um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupo e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, propósito de utilizar conhecimentos para promover a melhoria da eficácia organizacional. | ||
Sistema aberto | Sistema fechado | Sistema aberto | Sistema fechado |
4º Sistema Aberto: Auto-Regulável: Célula – É o nível em que a vida começa a diferenciar-se da vida, ele pode ser chamado o nível da célula. 5º Vida Vegetal: Nível genético, que é caracterizado pela planta e domina o mundo empírico do botânico. 6º Reino Animal: Aqui temos o desenvolvimento de receptores especializados de informações (olhos, orelhas etc.). 7º Ser Humano: O homem não existe apenas no tempo e no espaço, mas na história, e seu comportamento é profundamente afetada por sua visão do processo de tempo em que ele está. 8º Organização Social: O indivíduo humano como tal, mas o papel, que parte da pessoa que se preocupa com a organização ou a situação em questão. | 1º Sistemas Estáticos Simples: Estruturas - Esta é a geografia e a anatomia do universo, os padrões de elétrons em torno de um núcleo, o padrão de átomos em uma fórmula molecular, o arranjo dos átomos em um cristal. 2º Sistemas Dinâmicos Simples: Mecanismos de relógio – O próprio sistema solar é obviamente, o grande relógio do universo do ponto de vista do homem. 3º Sistema Cibernético Simples: Termostato - O termostato mantém qualquer temperatura de equilíbrio do sistema não é determinado unicamente pelas equações. | Aquele que interage com seu ambiente, ou seja, sofre influência do seu ambiente com a influência do mesmo. Apresentam intercambio ou relações com o ambiente através das entradas e saídas. São adaptativos para sobreviver devem reajustar constantemente as condições do meio. Mantém um jogo recíproco com o ambiente e a sua estrutura é otimizada quando o conjunto de elementos do sistema se organiza, através de uma operação adaptativa. A adaptabilidade é um constante processo de aprendizagem e de auto-organização. Tem capacidade de crescimento, mudança, adaptação do ambiente e até auto reprodução sobre certas condições ambientais. É perfeitamente aplicada a organização empresarial. | Possuem características básicas e não apresentam, intercambio com o meio. Não sofre nenhuma influência em seu ambiente e também não o influência, pois são herméticos a qualquer influência do ambiente. Não recebe nenhum recurso externo e nada produzem que seja enviado para fora. Comportamento determinístico e programado. Operam com pequeno intercambio de matéria e energia com o meio ambiente. E não tem capacidade adaptativa. | O termo é usado para o sistema estruturado, onde os elementos e relações combinam-se de maneira peculiar e rígida, produzindo uma saída invariável. São chamados sistemas mecânicos, com as maquinas e equipamentos. |
...