TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE GESTÃO DE PROJETO

Por:   •  1/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.017 Palavras (13 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO




ATPS de Gestão de Projeto



  

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Gestão de Projeto”, sob orientação do professor-tutor (a) a distância Roberta M. C. Chaves .

INTRODUÇÃO

Elaborar esse projeto é uma forma de descobrir a importância de seu desenvolvimento e estrutura com pontos bem definidos que possa atingir nossos objetivos. As orientações passadas nesse desafio nos incentiva como montar seu próprio negócio, já que muito tem um objetivo, mas não sabe como começar. A equipe apresentará um projeto na área dos cosméticos (beleza), por essa ter um crescimento significativo a cada ano que se passa.

Ao analisar o projeto, verificamos uma necessidade de acrescentar ideias, que possa aumentar o número de consumidores, pois a cada dia, o mercado passa a ser mais competitivo, de modo que acaba dependendo do nosso conhecimento para que o funcionamento do projeto continue firme; O resultado do só é adquirido em uma longa data, mas a sua duração não chega há um ano. No projeto tem suas falhas, na qual devemos minimizar para que possa prosseguir com o seu objetivo.                          

                                          O QUE É UM PROJETO

Oriunda do termo em latim projectum que significa “algo lançado à frente”, projeto é um conjunto de atividades temporárias no sentido de que tem um início e fim definidos no tempo, realizadas em grupo. Um projeto é sempre único de alguma forma, e possuem um objetivo bem claro que quando atingido caracteriza o final do projeto, ou seja, missão cumprida.

Para que haja a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz é preciso de Gerenciamento de Projetos, comandado pelo gerente de projetos que possua as seguintes características (ético, negociador, comunicativo etc.).

O gerenciamento de projetos trata-se de uma competência estratégica para organizações, significa fazer uso de técnicas, habilidades e conhecimento para gerir um projeto desde o planejamento e execução até as atividades de controle, permitindo com que elas unam os resultados dos projetos com os objetivos do negócio – e, assim, melhor competir em seus mercados.

Existe uma publicação chamada PMBOK – Project Management Body of Knowledg, que compilou as melhores praticas de gerenciamento utilizadas ao redor do mundo, reunindo processos, ferramentas técnicas utilizáveis, procedimentos e outros detalhes importantes ao longo de todas as fazes de um projeto, sendo que o uso dessas técnicas potencializa o projeto em atingir seu objetivo. Técnicas essas fundamentais para a implantação do projeto como :

  • Início
  • Planejamento
  • Execução
  • Monitoramento e Controle
  • Encerramento

Não podemos nunca nos esquecer de que gerenciamento de projetos envolve principalmente lidar com pessoas, na maioria dos casos, e isso requer habilidades que vão muito além do simples uso de softwares.

AVALIAÇÃO E VIABILIDADE DE RISCOS

Na elaboração de um projeto existe um componente que em algum caso pode ser poucos enquanto outros são diversos que são os riscos. Para administra os riscos, exige-se um processo continuo ao decorrer do projeto, começando pelo estágio da viabilidade em que os riscos são identificados e avaliados.

 Porem existe ameaças sérias que pode fazer com que o projeto seja alterado ou desaprovado. A solução capaz de gerar maneiras que possa evitar os riscos que é o planejamento.

Os riscos são percebidos ao decorrer da análise da viabilidade, pois é ela que orienta e modifica caso haja algum problema. Apesar dos esforços nem sempre os riscos são eliminados por completos, mas eles podem ser diminuídos a possibilidade de que o projeto se realize.

No primeiro estágio, os riscos são identificados e determinados o que pode prejudica o projeto e até documentar as suas características. A estrutura analítica pode variar de acordo com a norma da empresa e o tipo de negócio.

A avaliação é feita a parti de três principais elementos: o escopo, prazos e recursos. O propósito é priorizar de acordo suas críticas.

INDENTIFICAÇÃO DE POSSIVEIS RISCOS.                                          

  • Os riscos do projeto não dar certo;

O empreendedor não deve ser um centralizador e sim um coordenador de esforços, motivador e conciliador, seja qual for à dimensão da sua empresa, são importantes saber delegar, ter participação nas decisões; com o comprometimento de todas as chances de sucesso são maiores.

Determinar e firmar seus objetivos a serem alcançados; a qualidade é fundamental para que o empresário possa gerenciar correto seu negócio, assim poderá contabilizar e controlar os custos, fazer negociações diretamente com clientes com segurança sem correr o risco de perder de dinheiro. Sendo assim, o empresário deve registrar tudo o que está sendo realizado, não só para fazer o controle, mas também para identificar identifica possíveis problemas. Ter uma boa programação pode evitar atrasos ou o encerramento de uma produção.

Realizar rodizio de tarefas entre os funcionários, em diversas funções no processo produtivo são sugestões que pode evitar desgastes físicos em tarefas que exige mais do trabalhador.

  • Soluções.

Adquiri conhecimentos através de pesquisas que possa identificar possíveis problemas ante do projeto ser implantado; Contrata colaboradores eficientes poderá diminuir custos; Divulgar o projeto; Ir à busca de inovações e qualidade sempre; Cumpri prazos e entrega de pedidos.

Porem com pesquisas e conhecimentos são uma solução para que possa tomar decisões corretas.

  • Evitando armadilhas gerenciais.

Com a extensa necessidade de especialização em todas as áreas, tem se exigido que o mercado contrate profissionais por período limitado.

Todo projeto tem seu início e fim; sua intenção é melhorar um produto ou serviço e para gerenciar exige-se seguir alguns padrões como: cronograma e orçamento.

  • Defina o escopo de um projeto e detalhe as atividades.

O escopo de um projeto é o que deve ser feito e o que não deve ser feito, sem que se perca nas discursões inacabáveis acerca dos recursos do produto final e tentar resolver o que é do momento.

Em uma listra extensa, devem-se anotar pontos essenciais, pois devido ao curto tempo, deve ser escolhido o mais importante. Com o projeto e escopo definido, a tarefa deve ser detalhada, o objetivo é medir o custo/hora, por tempo de trabalho que deve ser de 4 e 8 horas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (234.3 Kb)   docx (159.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com