ATPS DE MARKETING ETAPA 2
Por: smsabrina • 3/4/2015 • Trabalho acadêmico • 825 Palavras (4 Páginas) • 514 Visualizações
ETAPA 2
1. O QUE É PLANO DE MARKETING?
Plano de marketing é um documento que se aplica as ações para atingir os objetivos do marketing tais como o planejamento da marca, produtos ou serviços.
1.2 COMO INICIAR O PLANO DE MARKETING
Para iniciar o Plano de Marketing, primeiro deve-se fazer um planejamento da análise de mercado: levantamento de dados da sua empresa, produtos e concorrência. Em seguida já se obtém as informações sobre as ameaças, oportunidades e potencial, essas informações são classificadas como análise SWOT que o ajudará a criar as estratégias de marketing.
Seguido das informações acima, o segundo passo é a elaboração das estratégias, que tem como objetivo aproveitar as oportunidades e contornar as ameaças.
2. COMO ELABORAR O PLANO DE MARKETING
2.1 - 1º Etapa: Planejamento
a) Sumário Executivo:
O Sumário Executivo é o resumo do seu plano de marketing. Deve-se chamar atenção do leitor em poucas palavras tratando-se de seus objetivos, estratégias, definições e projetos.
b) Análise de Ambiente
Resumidamente é o que foi tratado na etapa 1.2 COMO INICIAR O PLANO DE MARKETING. É utilizar as informações obtidas em seguida a elaboração da análise SWOT e análise PEST (Políticos, Econômicos, social e Tecnológicos) de seu negócio.
c) Definição do público-alvo
É a identificação do público que se pretende atender, suas necessidades e a oportunidade do seu negócio.
O mercado possuí diferentes tipos de clientes, cada um com suas necessidades, temperamentos, comportamentos, exigências etc; portanto para identificar o público-alvo é feito a seguinte pesquisa:
- Geográfico: refere-se à abrangência do seu
negócio (bairro, cidade, estado, país).
- Demográficos: refere-se a características
da pessoa física, como idade, sexo, renda,
nível de escolaridade.
- Psicográficos: refere-se ao estilo de vida e
as atitudes do consumidor.
- Comportamentais: refere-se a questões
como hábitos de consumo, benefícios
d) Posicionamento no mercado: a diferença entre o seu negócio e o do concorrente. Como o cliente o vê?
Nesta etapa deve-se ser claro e objetivo pois a sua imagem será a "alma do negócio". É importante diferenciar o seu negócios das demais empresas, trazendo vantagens competitivas e benefícios aos seus clientes.
e) Definição da marca:
A marca é um símbolo significante e marcante e por este motivo ela deve conquistar o cliente, entrar na cabeça dos consumidores.
O correto quando se cria uma marca ou um logomarca da empresa é sempre registra-lo no INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial afim de evitar que outra empresa possua a mesa denominação e vice-versa.
f) Traçando metas ou objetivos:
Deve-se definir os resultados que se deseja alcançar no mercado e para o seu negócio, esses resultados pode ser qualitativo ou quantitativo, como por exemplo: metas de vendas, produção ou satisfação dos clientes.
g) Definição da Estratégia de Marketing:
Depois de todo o processo até esta etapa o caminho agora é encontrar maneiras de obter vantagens sobre os seus concorrentes, começando por:
- Produtos:
O produto por ser classificado como tangível ou intangível, ele deve proporcionar ao cliente vantagens, benefícios e satisfação.
Pode-se elaboras estratégias de venda sobre o produto, como por exemplo: oferecer brindes, sorteios, descontos, cartão de fidelidade, amostra grátis e entre outros.
- Preço:
O preço precisa ser definido após calcular todos os custos de produção indiretos e diretos somados com a margem de lucro que o empresário achar necessário para o bom funcionamento do negócio.
Para o cliente o preço deve representar qualidade, marca e preço compativel com o mercado.
- Praça:
A praça é a localização da empresa que conforme o plano de marketing, é onde a empresa irá expor o seu produto ou serviço á disposição do cliente. Para atender esta estratégia deve-se analisar a localização, os pontos de distribuição, fornecedores e investir na boa estrutura e aparência de seu negócio para atrair o consumidor.
...