ATPS Empreendedorismo de Tecnologia
Por: jrdrigo2014 • 5/6/2016 • Trabalho acadêmico • 3.186 Palavras (13 Páginas) • 251 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO –
UNIDADE SANTO ANDRÉ
TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
EMPREENDEDORISMO
4 º SEMESTRE
EDNELSON CRUZ – RA 8831408352
FLÁVIO LIMA – RA 8822337279
GABRIELA FERNANDES – RA 9911153808
JOÃO RODRIGO – RA 9896551567
PROFª MARCIA MICHELOTTI SAMPAIO
SANTO ANDRÉ
2016
Sumário
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO. O PROCESSO EMPREENDEDOR.
Diferença entre Administrador e Empreendedor
IDENTIFICANDO AS OPORTUNIDADES.............................................................................4
CRIANDO UM PLANO DE NEGÓCIOS EFICIENTE
Sumário
Sumário Executivo
Descrição da empresa
Produtos e Serviços
Máquinas e Equipamentos
Equipe de Gestão
Mercado e Competidores
Marketing e Vendas
A marca
Estratégia de vendas
Organograma Funcional
Infraestrutura e Localização
Tecnologia
Análise Estratégica
Vantagens Competitivas
Análise SWOT
Cronograma de Atividades
Plano Financeiro _
Balanço Patrimonial
DRE
Custos
CONCLUSÃO
REFERÊNCIASBILIOGRÁFICAS.........................................................................................17
INTRODUÇÃO
O objetivo desta atividade prática supervisionada (ATPS) é garantir o entendimento do conceito de empreendedorismo, o processo empreendedor e com elaboração de um plano de negócios com a identificação das oportunidades.
INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO. O PROCESSO EMPREENDEDOR.
Características dos empreendedores de acordo com o quadro 2.3 do livro.
Características dos empreendedores de sucesso | |
Nomes | Pontos |
Ednelson Cruz | 124 |
Flavio Lima | 112 |
Gabriela Fernandes | 98 |
João Rodrigo | 129 |
Diferença entre Administrador e Empreendedor
A diferença entre empreendedor e administrador, é simples, o empreendedor ele assume os riscos e monta seu próprio negócio, ele tem paixão no que faz e utiliza os recursos disponíveis, ele é visionário, enxerga os resultados nos períodos de médio e longo prazo. Já o administrador ele é responsável em administrar o empreendimento e possuem funções e conhecimentos gerais para o negócio, além de ser imediatista visa o resultado pra já, eles analisam mais os riscos antes de tomar qualquer decisão.
IDENTIFICANDO AS OPORTUNIDADES
Há diferenças entre ideias e oportunidades em um empreendimento. Uma ideia nem sempre quer dizer uma boa oportunidade de negócio. Já a oportunidade é um conjunto de fatores geradores de mudanças positivas na empresa. Situações ou circunstâncias que permitem a geração de mudanças positivas na empresa.
Com isso, é fundamental levantar informações e análise de mercado, as necessidades dos clientes para satisfazê-lo com esses fatores a empresa apresentará valorização e aceitação do seu novo produto/serviço oferecido. O empreendedor precisa ser organizado de forma a gerar os recursos necessários (técnicos, humanos, estruturais ou financeiros). As oportunidades estão espalhadas por todos os cantos do mercado, no alto custo operacional, no mau atendimento, na baixa qualidade de produtos ou serviços. Uma ideia, uma opinião e uma experiência podem não ser necessariamente, uma oportunidade, mais uma oportunidade depende sempre de uma boa ideia. Deve estar sempre atento às necessidades de seus clientes e, consequentemente, às verdadeiras oportunidades de empreendimento. O nosso projeto empreendedor está voltado ao ramo alimentício, pois o mercado da alimentação fora de casa vem apresentando crescimento expressivo nos últimos anos. Os principais motivos relacionados a este crescimento são: as mudanças no estilo de vida dos brasileiros, que hoje dedicam mais tempo ao trabalho fora de casa do que ao preparo dos alimentos; e a associação da comida fora de casa ao lazer. (FONTE SEBRAE). Com um retorno econômico a médio prazo, as porcentagens de um negócio podem variar depois das taxas de impostos 10% a 15% ou mais que significa o alto potencial e menor que 5% é considerado frágil, com quase nenhum retorno econômico e o retorno anual sobre o investimento aplicado pode variar de 25% ou mais e o correto é o capital inicial ser moderado para não haver prejuízos.
...