ATPS RECURSOS HUMANOS ANHANGUERA
Por: Gisele Caroni • 25/11/2015 • Trabalho acadêmico • 7.009 Palavras (29 Páginas) • 306 Visualizações
INTRODUÇÃO As organizações são, cada vez mais, afetadas pelas mudanças decorrentes de um mercado em crescente competitividade. Sendo assim, os gestores precisam aprender a lidar melhor com as mudanças, junto com o apoio de toda a organização. A Gestão de Pessoas e Mudança Organizacional está relacionada com a cultura organizacional, pois muitos argumentos que sustentam o processo de mudança, ou resistem à ele, estão ancorados nesta cultura. Nesse sentido, o objetivo da realização deste trabalho, é verificar os impactos causados pelas mudanças organizacionais e o comportamento das pessoas diante dessas mudanças. Também analisar a forma de Capitação e Seleção de Pessoal da empresa KSPG e identificar os modelos de gestão e avaliações de desempenho.
DESAFIO Nós como administradores estamos em busca de orientações sobre novas formas de organizar e gerir as organizações, como reduzir o impacto das tecnologias nos dias de hoje dentro das empresas. Como estabelecer prioridades sistemáticas e como criar um plano de ação para programar melhorias, ou um programa de redução de uso dos aparelhos. Na era da competitividade global, o grande desafio para as organizações se caracteriza pela informatização crescente, agilidade das comunicações, capacidade de busca de inovações tecnológicas, de novos mercados e métodos modernos de gerenciamento dos processos de negócios levado as organizações a promover a reorganização estrutural, organização dos processos de trabalho e programar novas práticas administrativas e gerenciais. O plano de ação com os empregados começa no recrutamento até sua relação com os funcionários, passando pelas avaliações de desemprenho. Abaixo os passos necessários buscados pelo Gestor de pessoas dentro da empresa. Recrutamento: Sendo o primeiro contato da empresa com o possível funcionário, a vaga deve desde já, sinalizar o desejo da empresa em contratar um funcionário qualificado e que tenha disponibilidade para trabalhar longe de suas tecnologias, celulares e aparelhos eletrônicos. Seleção de pessoas: Após a primeira face do recrutamento, o candidato vai até a sede da empresa, possibilitando oportunidade de visualizar o interno da empresa. Sendo que, já é informando por meio de cartazes no mural, portaria e setores que dentro dessa empresa não é permito o uso de aparelhos celulares ou aparelhos tecnológicos dentro do horário de trabalho. Avaliação de desempenho: É realizada trimestralmente, onde é buscado localizar os problemas de supervisão e de integração das pessoas à organização, de adequação da pessoa ao cargo, de localização de possíveis dissonâncias ou carências de treinamento e, consequentemente, estabelecer os meios e programas para eliminar ou neutralizar tais problemas. Programas de incentivo e recompensa: Quanto menor a taxa de reclamação do gestor responsável pelo colaborador o mesmo será recompensado pela empresa. Onde é possível gerar programas de brindes, pontos e até recompensas em dinheiro. Treinamento e desenvolvimento e relações com empregados: O treinamento deve ocorrer ao menos uma vez ao mês, buscando melhorias continuas no desenvolvimento do funcionário, além dos programas de incentivos, deve-se sempre buscar o melhor plano de carreira ao funcionário e mostrar isso a ele, a relação do gestor/coordenador deve ser transparente. Buscar o crescimento do funcionário deve ser à base da empresa, isso faz com que o mesmo trabalhe com mais dedicação e compromisso.
ETAPA 1. Os novos desafios da Gestão de Pessoas
1.1 Gestão de pessoas e as Mudanças Organizacionais
A Gestão de Pessoas, também chamada de Gestão de Talentos, consiste em um conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização, para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho, é um processo de reinvenção ou de reestruturação da cultura, também é imprescindível nas organizações, que cada vez mais, vem influenciando pelas mudanças decorrentes de um mercado crescente e competitivo. Sua aplicação é variável de acordo com a contingência e situação das empresas, podendo alterar pelo modelo de estrutura organizacional adotada. Assim os gestores precisam aprender a lidar melhor com as mudanças que cada vez mais vem surgindo. Muitas vezes, a gestão de pessoa é confundida com o setor de Recursos Humanos, porém RH é a técnica e os mecanismos que o profissional utiliza e gestão de pessoas tem como objetivo a valorização dos profissionais e colocar parte das práticas tradicionais e inovadoras com as novas tecnologias dentro das organizações. Os gestores devem estar preparados para atuar em novo conceito inovador de gestão de pessoas. A mesma incluem seis processos dinâmicos interativos, que são: processos de agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas. Esses processos são um conjunto de atividades estruturadas e destinadas a resultar em um produto especificado para um determinado cliente. Para Chiavenato (2002, p. 20):
...