ATPS Recursos Humanos
Por: Roberta • 3/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.904 Palavras (12 Páginas) • 224 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SANTO ANDRE
CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
ATPS: Administração de Recursos Humanos
Atividade desenvolvida para a disciplina Administração de Recursos Humanos, apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação das Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS), sob orientação da profª.
Santo André
Novembro/2014
Etapa 1
Nos Estados Unidos em (1929), ocorreu à grande crise econômica que atingiu toda a sociedade norte-americana, o desemprego e a fome passou a fazer parte do cotidiano da sociedade. Neste cenário foi criado e baseado em fatos reais o filme “Tempos Modernos” com o ator Charles Chaplin. Naquela sociedade o sistema de industrialização se caracterizava basicamente num sistema de linha de montagem e especialização das tarefas. O empresariado tinha uma visão baseada no capital financeiro e sua preocupação era aumentar a produção, os funcionários eram tratados como se fossem peças integrantes das máquinas.
O tempo para suas necessidades básicas era reduzido com o intuito de sobrar mais tempo para produção, exemplo redução do tempo da refeição. O maior investimento não era em pessoas, mas sim na produção. A estratégia era explorar cada vez mais a mão de obra. A busca por inovação era sempre voltada para a maior produção em menor tempo possível.
A Gestão de Pessoas caracteriza-se pela modernidade de um conjunto com políticas e práticas bem definidas dentro das organizações, para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho.
As pessoas constituem a vantagem competitiva das organizações, os investimentos que são aplicados nas pessoas são cada vez maiores, as empresas investem em treinamentos e oferecem condições para que as pessoas se qualifiquem profissionalmente. As pessoas são vistas como humanos na sua própria integridade e consideram suas necessidades, pois as “empresas” enxergam que para ter uma produção maior e poder atender seus clientes, as pessoas que fazem parte da organização precisam ser tratadas como humanos.
A gestão de pessoas é uma área contingencial e situacional e dependente da cultura, estrutura, características, negócio e tecnologia da organização. Analisando os métodos de hoje fica claro a grande distância de conscientização por parte dos empresários do passado e o novo conceito de gestão de pessoas que conduzem as organizações, tratando de pessoas e colaboradores que têm necessidades e particularidades e devem ser consideradas. No período de 1929, o filme “Tempos Modernos” retrata muito bem essa distancia e diferença de conceitos onde os operários eram explorados pela força de trabalho e os empresários buscavam apenas o aumento na produção.
Antigamente as empresas se relacionavam com os operários apenas praticando uma relação de troca de força de trabalho por remuneração. Hoje as organizações com a gestão de pessoas inseridas em suas estratégias para obter melhores resultados, consideram alguns aspectos fundamentais. O ser antes visto apenas como operário ou funcionário agora é reconhecido como pessoa e ser humano dotado de conhecimento, atitudes e habilidades que agregam muito as organizações. As pessoas assim como são tratadas, são motivadas a fornecer as organizações sua capacidade intelectual, seu talento, suas criatividades e com reconhecimento tendem cada vez mais se comprometer e contribuir com o processo de renovação que tanto as organizações se aplicam.
A parceria que existe entre as organizações favorece ambos os lados, pois as pessoas investem conhecimento e esforços na intenção de obter retorno em contra partida as organizações também investem nas pessoas com treinamento, benefícios, remuneração e programas de lazer e interação social. Esta relação mútua de troca traz resultados benéficos tanto às organizações como às pessoas, satisfeitas produzem mais e onde suas as organizações tem seus lucros maximizados.
Nos dias passados o investimento era focado no capital financeiro. Quando uma organização investe em capital intelectual, ou seja, em conhecimento maior será sua lucratividade. Com a quebra de velhos paradigmas as organizações inovam com procedimentos e tecnologias, reorganizando e conquistando novas oportunidades de negócios.
Eficiente e eficaz o modelo de gestão de pessoas proporciona melhor qualidade aos colaboradores a todos quantos fazem parte da organização.
Portanto velhos conceitos deixam de existir, no momento em que a gestão de pessoas passa a fazer parte da organização, supera uma velha tradição deixando de lado o foco apenas em tarefas e trabalhando no processo como um todo, onde as pessoas são fundamentais para um processo bem sucedido, agregando valor às organizações.
Etapa 2
Passo 3 Questionário diretivo
1. Como é exercido o recrutamento de pessoas na empresa?
Primeiramente fazemos uma pesquisa interna entre os Estagiários, não obtendo sucesso fazemos busca em sites especializados como, por exemplo: Catho, Infojobs.
2. A organização realiza recrutamento interno? Relate como é feito.
Sim. O Recrutamento Interno é formalizado através de e-mail onde o setor de R.H. envia aos gestores da área, onde os mesmos repassam aos colaboradores. É feita então uma entrevista no R.H. na qual o candidato relata suas experiências e suas expectativas. Posteriomente o R.H fica encarregado de dar o feedback para o Gestor que necessita do colaborador, assim escolhendo um dos candidatos.
3. Quais as técnicas de seleção aplicadas?
Apenas entrevistas: com o RH e gestor da área.
4. Como é a política salarial? Quais os benefícios?
O aumento de salário individual é feito quando há promoção de cargo ou conforme dissídio oficializado junto ao Sindicato da classe, porém seguimos pisos salariais conforme determina a Convenção Coletiva, benefícios como vale refeição, assistência médica, assistência odontológica, vale transporte, seguro de vida, convênio farmácia.
5. Os colaboradores fazem treinamento em que período?É realizada uma avaliação?
...