ATPS TECNOLOGIA DE GESTÃO
Por: 04071990 • 9/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.414 Palavras (14 Páginas) • 170 Visualizações
[pic 1]
Anhanguera – Polo Guaicuru
Tecnologia de Gestão
Acadêmicos
Idayana Freitas Mendes RA 411177
Jaqueline Bianca Arce da Silva RA 446252
José Maria Serra RA 447524
Rayane Soares Maia RA 438572
Wagner Chaves RA 40915
Atividade Pratica Supervisionada de Tecnologia de Gestão, orientado pelo Tutor Presencial Gilson.
Campo Grande – MS 25/03/2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
EMPRESA DE ESTUDO
MUDANÇA ORGANIZACIONAL
O GESTOR
Entrevista com o Gestor da Empresa
RELATORIO À EMPRESA DE ESTUDO
O Empowerment define quatro diretrizes básicas:
GESTÃO DE QUALIDADE TOTAL
TERCEIRIZAÇÃO NA EMPRESA DE ESTUDO
SERVIÇOS QUE PODEM SER TERCEIRIZADOS NESTA EMPRESA
TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS DE GESTÃO
CONCLUSÃO
INTRODUÇÃO
Com o desafio imposto pela ATPS de Tecnologias de Gestão, aplicaremos e aprimoraremos os conhecimentos adquiridos no decorrer deste semestre. Com o uso das ferramentas de gestão, teremos uma visão sistêmica dos processos utilizados em uma empresa e iremos analisa-los no discorrer desta atividade. Para isso verificaremos se o gestor da empresa escolhida utiliza adequadamente o ‘’leque’’ de opções que a Tecnologia de Gestão disponibiliza aos gestores e administradores. No cenário empresarial moderno, o foco é na qualidade total, seja na prestação de serviços ou produto, buscando sempre a melhoria na forma de administrar e operacionalizar a produção em busca da plena satisfação dos seus clientes. A utilização das tecnologias, os gestores conseguem enxergar quais os pontos que precisam ser modificados para alcançar o sucesso, tendo em vista que para uma boa gestão, é preciso estar pronto para mudar de planos e adotar novas estratégias sempre que necessário. Percebemos que a terceirização é uma das praticas mais adotadas nas empresas, devido aos benefícios que superam os prejuízos, pois, com a terceirização, gastos com direitos de funcionários, recisões e processos trabalhistas são evitados.
EMPRESA DE ESTUDO
Identificar uma organização que tenha passado por algum processo de mudança organizacional e/ou quebra de paradigmas. Escolhemos uma empresa que é de conhecimento de um dos integrantes do grupo, e que em pouco tempo de existência nos chamou atenção por se destacar notavelmente em seu setor.
Escolhemos o grupo Nohall, uma empresa de porte médio tem sua sede localizada na cidade de Mauá SP, e uma filial na cidade de Campinas SP. Fundada em 13/06/2006, atua no setor de transportadora e terceirização de mão de obra na indústria automobilística. Nosso contato foi com o proprietário do grupo, Sr Vanderlei Luiz Figueiredo.
A Nohall tem como missão ser a solução em serviços de mão de obra, consultoria, e assessoria na área de qualidade em transportes e logística, assim exceder as expectativas dos clientes, investindo em treinamentos, desenvolvendo lideres eficientes e sendo útil ao meio ambiente. Temos como valores, a honestidade, ética, transparência nas negociações, transparência com os colaboradores, fidelidade ao cliente e respeito ao próximo.
MUDANÇA ORGANIZACIONAL
No cenário mercadológico em que vivemos atualmente, é preciso estar preparado para redirecionar os planos de negocio, mudar de opinião, e buscar o enquadramento nas tendências, que estão sempre mudando. Se for uma empresa que fabrica algum produto, é necessário estar atento ao concorrente, ás novidades lançadas no mercado e principalmente ao gosto do cliente. No caso de uma empresa que presta serviços, o importante é manter funcionários sempre capacitados, para um serviço de excelência. Se uma empresa trabalha com caminhões, e seu proprietário analisa as necessidades de seus clientes em prestar serviços com outro tipo de maquinário como carregadeiras e escavadeiras, logo, este proprietário, na intenção de “abraçar” novos clientes, investe nestes maquinários.
A mudança organizacional, como a aplicação de novas ferramentas de gestão, e quebra de paradigmas são fundamentais para o reinado de uma empresa perdurar por muito tempo, pois o mercado requer mudanças, os clientes estão cada vez mais exigentes, é fundamental estar sempre a par da concorrência na intenção de sempre fazer melhor, analisando os pontos fortes e fracos do concorrente, investir em qualidade e produtos diferenciados, pois quem não acompanha as mudanças esta sujeito a fechar as portas.
O GESTOR
Um gestor deve trazer consigo a capacidade de administrar e planejar estratégias, sem deixar de dar condições aos colaboradores de alcançar todas as metas traçadas por ele. O gestor defende os interesses da empresa, como se fosse sua, tem uma visão ampla e disseminada de todos os setores de sua responsabilidade sem deixar de estar a par dos ocorridos em outros departamentos da organização. Delegar funções, analisar o mercado, preparar os colaboradores, incentivar e cobrar resultados são apenas alguns dos papéis de um gestor organizacional.
Entrevista com o Gestor da Empresa
Sr Vanderlei, quando a sua empresa sofreu alguma mudança organizacional e/ou quebra de paradigmas?
Quando implantamos a gestão de qualidade da ISO -9001:2008, notamos que tínhamos muitos pontos deficitários na comunicação com os clientes internos e externos, não tínhamos registro das não conformidades junto aos clientes, não tínhamos procedimentos estatísticos em nossa área de logística entre outros. A maior dificuldade junto aos colaboradores era convencê-los a registrar os fatos ocorridos das não conformidades nos departamentos da organização.
...