ATPS de recursos humanos
Por: alexpelotasrs • 11/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.681 Palavras (15 Páginas) • 227 Visualizações
[pic 1]
ANHANGUERA EDUCACIONAL PELOTAS
ADMINISTRAÇÃO
ADMISTRAÇÃO DE RECUSOS HUMANOS
Sumário
Introdução Pág. 05 |
Capítulo 1 – Gestão de Pessoas e as Mudanças Organizacionais Pág. 06 |
Capítulo 2 – Descrição da Empresa Pág. 08 |
Capítulo 3 – Inicio do Plano de Ação Pág. 12 |
Capítulo 4 – Estratégias do Plano de Ação Pág. 14 |
Conclusão Pág. 16 |
Bibliografia Pág. 17 |
Introdução |
O desenvolvimento desta atividade será baseado em pesquisas e debates entre os integrantes do grupo, onde através de leitura do PLT e pesquisas na internet e também em outras obras da área de gestão de recursos humanos, obteremos informações e conclusões para que possamos desenvolver todas as etapas propostas da atividade.
Durante o desenvolvimento pretendemos mostrar toda a importância do ser humano em uma organização, onde os colaboradores da organização assumem papel de vital importância sendo parceiros da empresa.
E na finalização da atividade mostraremos as estratégias do Plano de ação, que achamos importantes para a empresa, que foi escolhida pelo grupo para o desenvolvimento de toda a atividade.
Capítulo 1 |
Gestão de Pessoas e as Mudanças Organizacionais |
Em um mundo globalizado o termo gestão de pessoas nas organizações, assume vital importância, pois estamos se dirigindo ao maior patrimônio das empresas que são seus funcionários.
Segundo Idalberto Chiavenato, (Gestão de Pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações, 2004), “A gestão de pessoas é uma área muito sensível à mentalidade que predomina nas organizações. Ela é contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos, como a cultura que existe em cada organização, da estrutura organizacional adotada, das características do contexto ambiental, do negócio da organização, da tecnologia utilizada, dos processos internos e de uma infinidade de outras variáveis importantes”.
Vários conceitos de gestão de pessoas podem ser citados, mais outro que achamos importante refere-se à Gestão de pessoas como – “Conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho”. Fisher e Fleury (1998).
Conforme Idalberto Chiavenato (Recursos Humanos 1998), “a gestão de pessoas se baseia em três aspectos fundamentais”:
- As pessoas como seres humanos;
- As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais;
- As pessoas como parceiros da organização.
Com a gestão de pessoas observamos as mudanças organizacionais, onde somente o capital econômico era valorizado hoje passou a se valorizar o capital humano, outras mudanças foram notadas no decorrer do tempo, como a
flexibilidade, orientação, atividades em equipe, mais trabalho
cerebral e menos manual, multifuncionalidade e foco no cliente etc...
Tempos Modernos e a Moderna Gestão de Pessoas |
Ao assistir o filme Tempos Modernos voltamos ao passado na época da era industrial, onde havia muita mão de obra e os empregos eram limitados. As indústrias daquela época trabalhavam com atividades repetitivas e muito operacionais, os trabalhadores eram tratados praticamente como peças da engrenagem podendo ser substituídos a qualquer momento.[pic 2]
“ O filme focaliza a vida do trabalhador na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho. É uma critica à “modernidade” e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas ideias “subversivas”. (HISTORIANET,2009) .
No filme a competência do profissional estava baseada em fazer o trabalho rápido sem interrupções e sem reclamar, sem pensar, sem questionar o porquê de ser feito e nem como deve ser feito.
...