AVA RECURSOS HUMANOS
Por: Vitor Dias • 29/3/2016 • Trabalho acadêmico • 2.342 Palavras (10 Páginas) • 347 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
TAUBATÉ – UNIDADE 2
CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
BANCO DE DADOS I
VITOR HUGO DIAS DA SILVA (8410165574)
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (ATPS)
ETAPA 1: CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE BANCO DE DADOS
ETAPA 2: PROJETO CONCEITUAL: DIAGRAMA ENTIDADE-RELACIONAMENTO (DER)
TAUBATÉ - SP
2016
VITOR HUGO DIAS DA SILVA (8410165574)
BANCO DE DADOS I
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (ATPS)
ETAPA 1: CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE BANCO DE DADOS
ETAPA 2: PROJETO CONCEITUAL: DIAGRAMA ENTIDADE-RELACIONAMENTO (DER)
[pic 1]
TAUBATÉ - SP
2016
Sumário
Introdução
Desenvolvimento
Etapa 1: Conceitos Fundamentais de Banco de Dados
∙ Relatório 01: Projeto Conceitual do Banco de Dados
➢ 1.1: Conceitos Fundamentais de Banco de Dados
➢ 1.2: Características Típicas de um SGBD
➢ 1.3: Arquitetura de SGBD
➢ 1.4: MER (Modelo Entidade-Relacionamento)
Etapa 2: Projeto Conceitual: Diagrama Entidade-Relacionamento (DER)
∙ Relatório 02: Projeto Lógico do Banco de Dados – Parte I
➢ 2.1: Normalização do Banco de Dados
➢ 2.1.1: 1º Forma Normal (1FN)
➢ 2.1.2 – 2º Forma Normal (2FN)
➢ 2.1.3 – 3º Forma Normal (3FN)
➢ 2.2 – DER (Diagrama Entidade-Relacionamento)
Conclusão
Referência Bibliográfica
Introdução
No trabalho a seguir vamos tratar sobre os conceitos fundamentais do Banco de Dados (BD) e diagrama de entidade de relacionamento, conhecido como DER. No assunto sobre fundamentais do BD, vamos falar sobre os fundamentos, as características e a arquitetura de um SGBD (Sistema de gerenciamento de Banco de Dados). Já na etapa do diagrama de entidade de relacionamento, o DER, vamos falar sobre algumas formas normais para um SGBD.
[pic 2]
[pic 3]Desenvolvimento
Etapa 1: Conceitos Fundamentais de Banco de Dados
Relatório 01: Projeto Conceitual do Banco de Dados
1.1: Conceitos Fundamentais de Banco de Dados
Segundo Henry Korth, publicado no livro Sistema de Banco de Dados. “Sistema de Gerenciamento de Bancos de Dados é uma coleção de dados inter-relacionados e um conjunto de programas para acessar esses dados. ”
“Os sistemas de banco de dados são projetados para gerenciar grandes blocos de informação. O gerenciamento de dados envolve definir estruturas para armazenamento de informação e fornece mecanismos para a manipulação de informações. Além disso, o sistema de banco de dados precisa garantir a segurança das informações armazenadas, apesar das falhas de sistema ou de tentativas de acesso não autorizado. Se os dados precisarem ser compartilhados entre vários usuários, o sistema precisa evitar possíveis resultados anômalos. ” (SILBERSCHATZ, Abraham; KORTH, Henry; SUDARSHAN, S.)
1.2: Características Típicas de um SGBD
“Durante as últimas quatro décadas do século XX, o uso dos bancos de dados cresceu em todas as empresas. Nos primeiros dias, muito poucas pessoas interagiram diretamente com os sistemas de bancos de dados, embora o fizessem indiretamente, sem perceber – por meio de relatórios impressos, como faturas de cartão de credito, ou de agentes, como caixas bancários e agentes de reserva de passagens aéreas. Então, as maquinas de autoatendimento apareceram e deixaram os usuários interagirem diretamente com os bancos de dados. As interfaces telefônicas como computadores (sistemas de resposta de voz interativos) também permitiram que os usuários lidassem diretamente com banco de dados – um chamador podia discar um número e pressionar teclas do telefone para inserir informações ou selecionar opções alternativas, para saber horários de chegada e saída, por exemplo, ou para se matricular em curso de uma universidade. ” (SILBERSCHATZ, Abraham; KORTH, Henry; SUDARSHAN, S.)
O SGBT (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) tem sete características importante que sempre são observadas:
- [pic 4]Controle de Redundâncias: é o armazenamento de uma mesma informação em Locais diferentes. Já em um banco de dados as informações sempre são armazenadas em um mesmo local.
- Compartilhamento dos Dados: O SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) deve incluir software de controle de concorrência ao acesso dos dados.
- Controle de Acesso: Recurso que possibilita selecionar a autoridade de cada usuário. Como por exemplo: alguns usuários poderão realizar qualquer tipo de acesso e atualizar dados, outros poderão apenas ler o banco de dados.
- Interfaceamento: Um banco de dados devera disponibilizar formas de acesso gráfico, em linguagem natural, em SQL ou ainda via menus de acesso.
- Esquematização: Um banco de dados deverá fornecer mecanismos que possibilitem a compreensão do relacionamento existentes ente as tabelas e de sua eventual manutenção.
- Controle de Integridade: Um banco de dados deverá impedir que aplicações ou acessos pelas interfaces possam comprometer a integridade dos dados.
- Backups: O sistema de Gerenciamento de Banco de Dados deverá apresentar facilidade para recuperar falhas de hardware e software, através da existência de arquivos de pré-imagem ou de outros recursos automáticos.
1.3: Arquitetura de SGBD
“A arquitetura de um sistema de banco de dados é bastante influenciada pelo sistema de computador subjacente em que o sistema de banco de dados é executado. Os sistemas de banco de dados podem ser centralizados, ou cliente-servidor, com uma máquina servidora executando trabalho em nome de várias maquinas clientes. Os sistemas de banco de dados podem ser projetados para explorar arquiteturas de computadores paralelas. Os bancos de dados distribuídos abrangem múltiplas maquinas geográficas separadas. ” (SILBERSCHATZ, Abraham; KORTH, Henry; SUDARSHAN, S.)
...