Ad1 seminario I governança x governançabilidade
Por: azemuthi • 15/6/2015 • Relatório de pesquisa • 1.014 Palavras (5 Páginas) • 364 Visualizações
GOVERNABILIDADE X GOVERNAÇA
É consenso que muitos confundem-se ao definir governabilidade e governaça, visto que ambas estão presentes e marcante de forma entrelaçadas numa sociedade democratica como o Brasil. De acordo com as definições dos textos pode-se dizer que essas duas atribuições estão explícitas em qualquer sociedade organizado, vejamos: governabilidade e governaça.
Governabilidade é a legitimidade que tem um representante a gorvernar um povo. Ninguém pode negar que nossa presidente Dilma é legitima para execer a chefia do poder executivo brasileiro. Pois tudo faz parte de um processo legal, legitimo, afinal, foi a nação que a escolhei para tal. Essa legitimidade é amparada e comprovada com o exercicio dos direitos coletivos e individuais do povo. Eles se candidatam (como fez a Dilma) votam, apura-se os votos e logo extrai-se o resultados. Baseados na transparencia e confiabilidade diploma-se o representante. Tudo bem legal, justo e tranparente.
Logo, podemos citar o Brasil como um país dotado de otima governabilidade, nossa constituição nos dar esse direito, o sufragio legal e universal. O fato é tão legal que não é formado de todo ou qualquer jeito, há limitações, faculdade e obrigação em todo contexto (governabilidade) o que nos faz exemplo mundial em termo de eleição e organização politica.
Nota-se que o Brasil não carece de governabilidade como mencionado anteriormente, estamos bem representados. Porém, já tratando-se de Governança temos muitos problemas que se arrastam em nossa politica há anos. O governo brasileiro sempre esteve carente de uma administração coerente e sabia em sua gestão. Governos corruptos, injustos, desiguais e inconsequentes em seus atos desenharam e desenham nossa historia.
Na decada de 30 passamos pela implementação da administração burocratica, a fim de acabar com o nepotismo, o patrimonalismo e a falta de planejamento por parte dos lideres. De lá para cá não mudou muita coisa nesse sentido, Baseados em processos e não em resultados seguimos cegos nesse modelo de governaça. Com FHC passamos para um modelo gerencial de governa que é na teoria até os dias atuais, mesmo vinculados na pratica ao modelo burocratico com seus exessos.
Portanto, vamos a definição de governança : é a capacidade de governar com sabedoria, com resultados satisfatorio a todos. É agir de forma cooperada com o publico e privado, estatal ou particular. É mover um país em todos os aspectos seja social, economico, cultural, internos e estrangeiros. Com isso, governança é a capacidade de interagir implementando politicas socio-financeiras administrando com racionalidade obtendo resuldados que alcancem a todos.
Não precisamos ir muito longe para enxergarmos a falta de governaça no país. Falta controle, fiscalizações, distribuição de renda e medidas efecazes diante de tamanha desorganizações gerencial. Apesar do Brasil ser muito rico, a falta de governança nos leva a uma tamanha desordem generalizada. Creio que essa carencia vem não da falta de recursos, mas da falta de interece de forma historica em nossa politica. A falta do senso comum, do bem comum, ou seja, do interece para o bem de todos é o grande protagonista desse “montanhado” de perdição e desencontro politico.
De forma mais rescente, com o governo de FHC houve uma certa mudança que tentou mudar o quadro em termos de governar, mas a falta do querer fazer prejudicou e muito. O brasil deixa de governar para que outros governem ( privatizações). Alem disso, não se importa muito com os serviços publicos e basicos como edução, segurança, saude e tantos outros essencias. Ver a falta de estruturas e precariedade desses serviços é mais que suficiente para notar a falta de governança.
Um país que produz tanto vive a beira das dividas externas, dos juros, das inflações, da tributação absurda que não resolve o problema nem melhora a vida da sociedade. Essa falta de governaça reflete diretamente na vida dos menos favorecidos. Sendo um país populoso e rico, enfrentamos ainda, a fome, o analfabetismo, desemprego, violencia e a urbanização desenfreada nas capitas sem qualquer estruturação e sem sameamento basico. É lamental nossa realidade diante de países menores, menos ricos porem estruturados, dotados de gorvernança e muita responsabilidade com o povo.
...