TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adaptar o Material Surdo

Por:   •  21/8/2024  •  Seminário  •  1.119 Palavras (5 Páginas)  •  35 Visualizações

Página 1 de 5

ORIENTAÇÕES PARA A REGÊNCIA

Olá, acadêmico (a)!

Neste material, vamos apresentar algumas orientações para tornar a regência uma atividade significativa e importante na sua trajetória acadêmica e em sua formação profissional, transformando-a em um momento de aprendizado e reflexão sobre a prática docente.

1 - O que é a regência ou qual o sentido da regência?

A regência é um momento central da sua formação docente. É nesta fase que você tem a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos durante a sua graduação.

Além disso, a regência também é uma oportunidade para você desenvolver habilidades socioemocionais, tais como a capacidade de se comunicar com clareza e objetividade, de lidar com a diversidade cultural e de se adaptar a diferentes contextos educacionais.

A prática da regência contribui para a construção da sua identidade profissional como futuro professor, ajudando-o a definir sua postura ética, seus valores e sua missão como educador.

Assim, a regência é uma etapa fundamental na formação do professor, pois o qualifica e o prepara para atuar como mediador, incentivador, bem como para tomar decisões e a refletir sobre sua prática, estimulando a criatividade na ação pedagógica.

2 - Como se preparar para a realizar a regência?

Para esta disciplina o futuro professor deverá realizar algumas atividades obrigatórias no que diz respeito a regência. São elas: Aplicação da sequência e do produto educacional que foram desenvolvidos por você. Você deve levar em conta os objetivos de aprendizagem, a avaliação e demais atividades propostas nesses materiais. E, para obter sucesso na regência é necessário ter planejamento e organização prévia para cumpri-los com os alunos. Desta forma, sugerimos seguir os passos abaixo:

2.1 - Planejamento

a) Considerando que você já observou aulas nessa turma, lembre-se de suas observações, retome seu Diário de Campo e anotações. Isso ajudará a criar aulas mais interessantes e que atendam às necessidades dos alunos.

b) Aprofunde seus conhecimentos no tema definido para a sequência didática, pois conhecimento nunca é demais para o momento de trabalho com os alunos, em sala de aula.

c) Com alguns dias de antecedência, lembre-se de providenciar todos os materiais que você vai precisar durante a aula. Se você necessitar de aparelho de TV, Internet, Projetor ou outro recurso, agende esses equipamentos com antecedência junto à escola. Se for utilizar fotocópias, textos, ou outros, certifique-se de que existem cópias suficientes para o número de alunos. Se precisar que os alunos tragam algum material, solicite tudo que for necessário na aula que antecede a regência.

d) Saiba quais são e cumpra as regras e normas da escola. Por exemplo: Digamos que alguma atividade prevista utilize o celular. Você deverá observar as regras escolares sobre o uso de celular nas salas de aula. Sobre esse assunto, converse com a escola e o professor regente.

e) Se programe para as atividades previstas. Pense no tempo! Pense em qual será a organização da sala que a atividade demanda. Se as atividades são individuais ou em grupo.

2.2 - Alinhamentos com o professor regente

a) Aproveite para conversar novamente com o professor regente sobre o seu planejamento e as atividades que serão desenvolvidas ao longo da regência.

b) Ouça as sugestões do professor regente, e se possível, adeque ao seu planejamento. Lembre-se que estar aberto a feedbacks e sugestões do professor regente e do corpo administrativo, pode ser importante para o seu dia a dia na escola, durante esta e demais práticas pedagógicas que você desenvolverá ao longo do curso na escola.

c) Busque sempre o aval do professor regente e da escola sobre as dinâmicas nesse espaço.

2.3 - Treinar para a regência

a) Quando tudo estiver pronto, é importante treinar a apresentação das suas aulas antes de realizá-las, até o ponto em que você se sinta seguro e confiante para ministrar sua aula aos alunos.

b) Você pode treinar diante do espelho ou para alguns amigos ou familiares.

c) No treino, verifique se o tempo que você destinou para as atividades está adequado. Se não, reveja seus planos.  Importante: Conhecer o tempo de duração de cada aula na escola e planejar as atividades com base nessa informação. Leve em conta: quanto tempo será gasto para apresentar a atividade, para dividir a turma, para distribuir os materiais, para ligar e desligar o projetor (quando for o caso) e para finalizar a aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com