Adm. de Empresas
Por: mariaiara • 18/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.000 Palavras (4 Páginas) • 888 Visualizações
[pic 2][pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
[pic 3] |
ATIVIDADE |
São todos os locais onde a pessoa que vai recrutar pode divulgar as oportunidades de emprego, e esses locais podem ser dentro ou fora da empresa, correspondendo a pesquisa no mercado de recursos humanos, a escolha da fonte de recrutamento é uma questão de decisão, pois envolve investimento tanto financeiro como de tempo, e a escolha do lugar apropriado permite a agilidade no processo, a redução de custos e a eficiência no processo.
No recrutamento interno alguns aspectos devem ser considerados, o estimulo ao crescimento dos funcionários da empresa, sendo que uma das desvantagens é que a empresa deixara de contratar um novo talento, com novos conhecimentos, já no recrutamento externo, é o contrário do interno, a vantagem é de se contrata uma pessoa jovem, porém, irá trazer para a empresa experiências novas e idéias novas, mas a desvantagem desse tipo de recrutamento é que deixara de dar oportunidades para funcionários que já estão a muito tempo na empresa. Nota-se que qualquer desses processos tem vantagens e desvantagens que agradam e desagradam, mais o Administrador deve estar atento no momento do recrutamento, deverá escolher bem qual a melhoro pção. Se tiver uma pessoa dentro da empresa que seja capacitada para a função e merece uma oportunidade, o recrutamento interno é a melhor opção, mas caso exista funcionários antigos na empresa mas que não possuam habilidades para o cargo o recrutamento externo será a melhor opção, ou seja, pode até desagradar, mas o cargo terá uma pessoa qualificada.
A atração e retenção de talentos, nos dias atuais, esta sendo um grande desafio para as organizações, já que o mercado de trabalho passa por um momento delicado de escassez de mão de obra qualificada. São inúmeros os benefícios que as empresas oferecem com o objetivo de atrair, manter e fidelizar seus colaboradores, mas apesar de tantos incentivos não tem sido uma tarefa fácil.
[pic 4] ATIVIDADE
A seleção de pessoas para dentro de uma organização é umas das etapas mais complexas pois envolve técnicas e decisões, já que essa seleção tem como finalidade escolher entre os candidatos recrutados, os que se revelarem mais adequados para a vaga existente, isso também inclui aqueles que tem melhores condições de se ajustarem a empresa, ao cargo e de conseguir um bom desempenho. Na seleção de pessoal, existem técnicas de seleção, como exemplo, o Curriculo, que é um documento descrevendo todo o histórico profissional do candidato, a Dinâmica de Grupo, que consiste na integraçãoem grupo de diversos candidatos, onde estimula técnicas especificas e objetivos especificos e a Carta de Aresentação, que é uma correspondência fornecida ao candidato quando deixou um emprego anterior, ou também chamada de carta de recomendação, onde a empresa entrega ao ex funcionário para que o mesmo possa entregar no seu futuro emprego.
É o meio utilizado pelo selecionador ou pela futura gerência para que possa conhecer melhor o candidato, o equilibrio emocional, suas idéias e desejos e acima de tudo os seus objetivos junto ao futuro emprego e torna-se um intrumento valioso para a tomada de decisão e em parte das empresas é uma das últimas etapas do processo de seleção. Existem dois tipos de estrevista de seleção: Na estrevista estruturada ou padronizada é o tipo de estrevista que é planejada, que contém questões elaboradas com prévia e estruturada pelos seus aspectos e a padronização nas perguntas é garantia que não irá esquecer as perguntas mais importantes, mais como desvantagem pode resultar na falta de liberdade do entrevistador em conduzir ou fazer as perguntas que não estejam no roteiro. E a Entrevista livre ou não-estruturada, permite que o entrevistador tenha total liberdade de conduzir a entrevista e na realização de perguntas. BOM TRABALHO! |
...