Adm pratica
Por: phelipepb • 16/11/2015 • Artigo • 1.537 Palavras (7 Páginas) • 154 Visualizações
Gilberto Santos Velasco é um empreendedor muito versátil, como dito anteriormente, possuiu os seguintes negócios: bar e mercearia, fez manutenção de sonorização e animação em festas, vídeo locadora e hoje em dia uma Lan house. Desde pequeno já possui uma veia empreendedora, descobrindo essa habilidade à partir da necessidade de ajudar á família. Com apenas 59 anos de idade, já teve muitas experiências em diferentes mercados. Possui habilidades de adaptação em meio as crises.
Entre 1964 à 1966, quando tinha de oito à dez anos de idades como sua família passava por dificuldades na época em decorrência ao grande número de pessoas na família, eram seis irmãos, o pai e a mãe, com ele eram uma família de nove pessoas. Para ajudar na renda mensal familiar ele catava latinha e revendia, vendia pipa e vendeu adubo para plantas. Nesta época morava em Mesquita bairro do município de Nova Iguaçu.
Gilberto entra no seu primeiro emprego no estaleiro CEC por volta de 1975.Em 1976 mudou-se para o estaleiro Mac Lauren. No estaleiro Mauá atuou no ano de 1979. Neste ramo fez vários cursos com forma de atualização tanto no currículo como na vida profissional. A entidade de ensino dos cursos feitos por Gilberto foi o Senai, cursados nos anos de 1976 e 1977, ele fizera cursos profissionalizantes: riscador naval, chapeado, solda e maçarico, e um curso complementar foi o de serralheria. Em toda a sua vida profissional de estaleiro, não gostava muito do trabalho por que as condições do trabalho eram insalubres e o trabalho árduo. Sempre alimentou a esperança de alcançar um sonho de ser autônomo e ter flexibilidade com tempo, a única coisa que o fazia continuar nessa classe trabalhadora era a remuneração alta, mas mesmo assim, não desistiu de alcançar seu objetivo. Foi então que Gilberto decidiu dar o primeiro passo, abandonar a carreira ao perceber que a profissão entrou em crise e a remuneração não compensava o trabalho. Essa classe profissional entrou em crise devido à greves que os funcionários faziam para melhorar as condições de trabalho. O governo reprimiu, violentamente as greves, interveio nos sindicatos e prendeu lideranças e ativistas. Na época o país estava em um regime militar com o General João Batista Figueiredo. Economicamente o país passava por um momento delicado e frágil. A categoria rejeitou a proposta feita pelos trabalhadores, desvalorizando à classe.
Vendo a oportunidade de ser autônomo, sua primeira decisão foi comprar um bar e uma mercearia. No ano 1986 comprou um bar e mercearia no Pacheco. Com pouca experiência na área, não fazia mudanças de atualizações, pois era o seu primeiro empreendimento. Ele declarou que não tinha afinidade com bebidas alcóolicas porém, teve de se acostumar devido ao empreendimento. Durante um tempo conseguiu manter estável o negócio, tirava cerca 4.000 cruzados por mês. Em 1988, em decorrência à alta no preço das mercadorias, devido a transição do cruzado por real, na época em que Itamar Franco era presidente da república, houve uma queda no movimento, caindo sua renda mensal de 4.000 cruzados para 2.000 cruzados, gerando prejuízo, fazendo então, Gilberto passar por sua primeira crise notável no mercado.
Percebendo que não haveria mais condições de sustentar esse negócio, devido as condições da época, resolveu inovar e partiu para algo totalmente diferente, investindo então em sonorização. Ele conseguiu manter este empreendimento durante sete anos, de 1987 à 1994 . Nesta forma de negócio atuava montando o equipamento de som, fazendo a animação de um evento ou festa e no manuseio do som. Gilberto declarou que o trabalho era até uma forma de lazer. Não possuía empregados e montava o equipamento sozinho. Um dos pontos que destacou que foi fundamental para ter sucesso nesse ramo, destaca determinação, por que por mais desacreditado da sua capacidade de erguer um negócio, com jeito isto se torna possível. Com este trabalho tinha muitos contatos bons, com pessoas de classe social alta e artistas. Fez eventos por todo o Rio de Janeiro; trabalhou nos carnavais prestando serviço para a prefeitura de São Gonçalo, alguns locais foram os bairros: Columbandê, Santa Catarina, Barro Vermelho e o Rocha, outro serviço em que participou foi a Festa de Peão Boiadeiro, que se instalou na Avenida Maricá.
Quando era estaleiro, já tinha pensado em atuar nessa área pois, era algo que tinha curiosidade. Ao começar à mexer com o equipamento, aquilo se tornou familiar. O tempo gasto que era em torno de quatro horas por evento, dependendo do evento e o investimento, tudo dava retorno, tinha-se um lucro alto, em torno de seis mil reais mensalmente. O sucesso nessa área é por que o senhor Velasco tem facilidade e gosta de ter contato com o público. Em decorrência a variedade de lugares para fazer os eventos, acabava viajando muito. Trabalhar unindo o prazer pelo o que faz, fica muito mais alto o nível da produtividade.
Entre 1993 à 1994 o trabalho prazeroso não dava mais para sustentar. Havia uma crise nesse mercado. Na época em que Fernando Henrique Cardoso era presidente da república, o país passou por uma grande crise, em decorrência a altas taxas de impostos e uma grande inflação nos preços dos alimentos. Foi então que ele começou a buscar e pensar em outros meios para se adaptar a um novo mercado, mais uma vez, desconhecido em tudo o que já havia trabalhado e arriscar em algo que ele tinha visão de que obteria também sucesso, por estar em alta. À partir da sua afinidade com filmes encontrou uma solução de sobrevivência em ser autônomo, abrindo uma locadora, na data de 27/09/1994, nesta além de fitas de filmes VHS ele alugava também videogames. A localidade da locadora chega á ser estratégica pois, reside na avenida Eugênio Borges, ela sendo uma das ruas principais do bairro do Rio do Ouro, havendo um movimento grande de pessoas que passam notam o comércio, além dessa avenida estar em frente à estrada Caetano Monteiro e assim ser de fácil acesso para chegar e; dentro de qualquer transporte seja público ou privado dá para se ter uma visão da sua humilde loja. Com o passar do tempo, houve o lançamento de filmes em DVD, logo teve que adquirir esse novo produto, mias uma vez se adaptando e atualizando aos novos meios. Durante um tempo conseguiu sustentar esse comércio, porém depois de um tempo, devido a facilidade de download de filme na internet e com a pirataria aumentando e vendendo filmes por valores um pouco à mais de um aluguel de filme, esse mercado tornou-se obsoleto.
...