Administracao cientifica
Por: Mands23 • 8/4/2015 • Trabalho acadêmico • 892 Palavras (4 Páginas) • 373 Visualizações
Administração Cientifica
No século XX,dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos a respeito da Administração Cientifica . Um era Americano ,Frederick Winslow Taylor , que criou a chamada Escola da Administração Cientifica ,preocupada em aumentar a eficiência da indústria por meio , inicialmente, da racionalização do trabalho operário .O outro era europeu ,Henri Fayol desenvolveu a Teoria Clássica ,preocupado em aumentar a eficiência da empresa por meio da sua organização e da aplicação de princípios gerais de administração em bases científicas.
Frederick Winslow Taylor, Fundador da Administração Cientifica ,baseia-se na aplicação de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos, nasceu na Filadélfia e iniciou sua vida profissional como operário ,em 1878, na Midvale Steel Co. Em 1885 , formou-se engenheiro pelo Stevens Institute e iniciou suas experiências na Midvale Steel, onde permaneceu até 1889,quando entrou para a Bethlehem Steel Works. Em 1895 ,apresentou a Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos um estudo experimental denominado “Notas sobre as correias”. Logo depois ,publicou outro de seus estudos, denominado “Um sistema de gratificação por peça”,apresentando um sistema de gratificação e administração dos operários .
Em 1903,publicou seu livro denominado ”Administração de Oficinas ”,onde se preocupa exclusivamente com as técnicas de racionalização do trabalho operário ,por meio do Estudo de Tempos e Movimentos e começou sua análise com os operários no nível de execução .Efetuou um paciente trabalho de análise das tarefas de cada operário ,decompondo os seus movimentos e processos de trabalho,aperfeiçoando-os e racionalizando-os gradativamente . Verificou com isso que o operário médio produzia muito menos do que era potencialmente capaz com o equipamento disponível.Concluiu que a racionalização do trabalho operário deveria ser logicamente acompanhada de uma estruturação geral da empresa e que tornasse coerente a aplicação de seus princípios .
De acordo com Taylor existia um principio de elevar o nível de produtividade ,produzindo mais em menos tempo sem elevar os custos de produção .
Com esse estudo ele observou que os sistemas administrativos da época eram falhos, a partir daí criou princípios , sendo eles: planejamento;preparo;controle;execução .
Perante a escola de Taylor , os princípios fundamentais ,da administração são: começar a ser vista como ciência e não apenas compreendida parcialmente administrar com excelência ;garantir prosperidade a todas as partes ligadas ;que haja familiaridade entre interesses de empregados e empregadores; que o trabalhador seja remunerado de acordo com sua eficácia .
Criou a Organização racional do trabalho(ORT);Racionalização das possíveis causa de fadiga humana ; A divisão do trabalho que geraria a especialização do operário.
O desenho de cargos e tarefas possibilitaria o compreendimento do funcionário da empresa,reduzindo a alienação e aumentando a motivação através da compreensão de sua atividade industria;também previa que cada trabalhador seria bonificado de acordo com sua eficácia .A eficiência de um funcionário esta diretamente ligada as condições de trabalho;padronização seria a redução de algo não condizente ao desenvolvimento da produção;e defendia que seria necessária a implantação de um supervisor em cada setor da empresa.
Taylor verificou que , em todos os ofícios ,os operários aprendiam a maneira de executar as tarefas do trabalho por meio da observação dos companheiros vizinhos , o que levava as diferentes maneiras e métodos para fazer a mesma tarefa em cada oficio e chegou a conclusão que deveriam ser administradores ,e não os operários ,que deveriam fixar a melhor maneira de realizar um trabalho . Dessa forma,Taylor separou as atividades de execução (operários) e planejamento e supervisão (administração).
A implantação da Administração Cientifica levou o operário americano a ser um dos operários mais bem pagos do mundo industrializado e com elevado padrão de vida ,devido a seus salários . E a partir do conceito de homo economicus , Taylor propôs que o homem procura trabalho não porque gosta dele ,mas como um meio de ganhar a vida através/por meio do salário.
...