Administração Financeira
Por: MURILOPELOZZI • 25/10/2015 • Trabalho acadêmico • 803 Palavras (4 Páginas) • 323 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 1]
Administração Financeira
Ciências Contábeis
Anhanguera Educacional – Leme/SP
Nome | MURILO HENRIQUE PELOZZI |
RA | 6831480727 |
Atividade Colaborativa
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 2]
Administração Financeira
Ciências Contábeis
Anhanguera Educacional – Leme/SP
Atividade Colaborativa
Trabalho desenvolvido para a disciplina Administração Financeira apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação da tutora Roberta do Vale Duarte.
[pic 3]
Introdução
O custo de capital pode ser representado como o rendimento requerido sobre vários tipos de financiamentos ou aplicações, sendo assim, o custo pode ser explicito ou implícito.
As taxas de juros pode ser a determinação de um retorno de ganho, a empresa poderá calcular custos de recursos de todas as fontes, aumentando as chances de atrair mais investimento em suas ações, sendo que o objetivo principal é obter maior rentabilidade e lucratividade.
Considerando o principal fator dentro de uma empresa, é o retorno das ações (fundos ou títulos) que baliza a tomada de decisão em um projeto de investimento, exigidos pelos financiadores. Portanto, o custo de capital tem as principais decisões financeiras, que são elas: financiamento, investimento e dividendos.
Critérios de Avaliação de Investimento
Pode-se definir que Investimento de forma geral é a decisão da Administração Financeira, pois pode ser classificada em duas naturezas distintas como: Investimento Financeiro (compra de títulos financeiros e valores imobiliários) e Investimento Capital (processo produtivo que representa a inversão em ativos). Portanto tem como critério de analisar as estimavas futuras de um fluxo de caixa, definindo o horizonte de analise a ser utilizado e projetor os fluxos de caixa futuros.
A avaliação de um investimento a taxa de retorno esta diretamente ligada a tais critérios, que envolve um conjunto de técnicas que aonde determina a sua viabilidade econômica e financeira. Desta forma é utilizado o Payback (prazo de retorno do investimento) o VPL (valor presente liquido) e a TIR (taxa interna de retorno), que normalmente esses parâmetros são calculados para obter o conhecimento do custo de capital.
Decisão de Investimento
A Decisão de Investimento é o procedimento tomado pela a empresa na espera de retornos positivos, considerando alguns critérios comuns são utilizados em vários tipos de investimento, pois o principal objetivo é auxiliar o gestor na sua melhor tomada decisão.
A tomada de decisão de um gestor tem a melhor alternativa na escolha do projeto, pois é através dele que serão realizados os cálculos e as negociações, no entanto, analise do investimento poderá ser positivo ou negativo, onde no final ira resultar a lucratividade ou prejuízos.
Risco e Retorno
O Custo de Capital também está diretamente ligado aos riscos e retornos de um investimento, sendo que a taxa imposta ou negociada determinará o lucro ou prejuízo futuros.
Risco pode ser resumido como a variabilidade do retorno do investimento esperado, uma incerteza acerca do futuro, sendo para mais ou para menos, podendo representar uma probabilidade de perda referentes ao resultado esperado.
Retorno é o valor monetário idealizado no momento do investimento, o recebimento do dinheiro investido somado dos juros ou subtraído das perdas relacionados a seus rendimentos enquanto aplicados.
Não se pode esquecer também sobre a importância do Modelo CAPM, que possibilita medir o riso e retorno de um investimento, incorporando no modelo de VPL o risco específico de cada empreendimento, utilizando uma taxa que demonstre o risco de cada empresa, através da equação: RI= Taxa Livre de Risco + βx (Retorno de Mercado – Taxa Livre de Risco).
...