TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira e Orçamental

Tese: Administração Financeira e Orçamental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  Tese  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 4

Administração Financeira e Orçamentária

Capítulo 3 – O valor do dinheiro no tempo

O que é uma empresa? Qual credenciamento tributário ela se enquadra? Hoje as empresas estudam o seu grau tributário, seu patamar tributário porque isso pode trazer retorno para empresa. Existe a empresa que vende a mercadoria (produz o que comprou e está revendendo e tenho a empresa que é prestadora de serviço).

Indústria é a aquela que compra a matéria prima e produz alguma coisa com a matéria (ex: compra tora de madeira e produz cadeiras e vende no mercado). O imposto focado pra indústria é o ICMS e IPI. A maior carga tributária encontra-se nas indústrias pelo motivo do volume de trabalho (produção).

O comércio compra o material acabado e vende esse material. Ele não revende. O imposto focado pra comércio é o ICMS.

Prestadores de serviços são as que prestam serviços. O imposto focado pra indústria é o ISS (A alíquota de ISS (IMPOSTO SOBRE SERVIÇO) é regional, ela varia de município para município e de acordo com o tipo de serviço que ela faz).

A pessoa física e a pessoa jurídica não conseguem separar os valores monetários e isso é errado. Isso infringe o princípio da entidade. O faturamento das firmas individuais é muito pequeno.

Sobre a categoria fiscal Eirelli nos meios tributários é falado que ela veio do casamento da microempresa com o optante do simples. Ela veio com o propósito (importante) de preservar o patrimônio da Pessoa Física.

Sempre que se monta uma empresa inicia-se com a integralização do Capital Social. Onde você pode integraliza-lo em caixa, banco, moveis e veículos.

CSLL - Contribuição Social do Lucro Liquido.

O lucro presumido hoje é encontrado em pequenas empresas, principalmente nas categorias optantes do Simples. As empresas optantes do Simples aderem o lucro presumido mais pelo fato do seu faturamento ser menor e principalmente por fazerem uma presunção de quanto será o lucro. Por ser lucro presumido você não tem alguns benefícios como à empresa em lucro real pode ter. O optante do Simples antigamente não destacava o ICMS na nota fiscal, mas através da lei complementar 123 de marco de 2009, que entrou em vigor a partir de 1 de janeiro de 2009, a empresa optante do Simples poderem agora destacar uma alíquota de ICMS das suas notas fiscais. Essas alíquotas variam de 1,5 a 4,5 dependendo da sua receita do mês anterior. Com essa carga tributária elas conseguiram entrar nas multinacionais oferecendo matéria prima da mesma qualidade que outra empresa de um porte maior.

O material auxiliar de produção é uma despesa que faz parte do processo produtivo. Ex.: Uma indústria que fabrica tipo de produto e utiliza facas para cortar esse produto; a compra da faca é uma despesa (não pode ser considerado um ativo por causa do valor dela e por causa da vida útil), mas é uma despesa que participa diretamente do processo produtivo. Material auxiliar de produção para ser considerado como tal, e ter direito aos créditos, necessita ter no mínimo 8 meses de vida útil e participar intensamente do processo produtivo. Nos casos das facas elas têm a vida util.. São retiradas das maquinas e são levadas pra serem amoladas e voltam, mas a compra inicial da faca permite que a empresa tenha o credito de ICMS.

A energia é uma vantagem do Lucro Real. A energia na área produtiva faz com que a empresa tome crédito do ICMS.

O Speed

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com