Administração - Níveis Organizacionais
Resenha: Administração - Níveis Organizacionais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: joelmapg • 4/6/2013 • Resenha • 390 Palavras (2 Páginas) • 422 Visualizações
Administração - Níveis Organizacionais
Um dos conceitos mais utilizados no estudo da Administração é o dos níveis organizacionais. O nível organizacional, ou hierárquico, é um bom indicador de como é o enfoque do trabalho de um administrador em uma organização. Os administradores são classificados em três níveis hierárquicos: estratégico, tático e operacional.
Estratégico é o nível mais alto da hierarquia, onde os gestores da alta cúpula (presidentes, diretores, etc.) decidem os temas que afetam a organização de modo global. As tendências mais importantes na regulação governamental, o comportamento dos concorrentes, a mudança nos costumes dos consumidores, o clima e a cultura organizacional, bem como as estratégias e políticas da organização são alguns dos temas que são trabalhados por estes administradores.
No nível tático estão incluídos os gerentes ou chefes de divisão. Nesta posição o administrador é responsável por uma área da organização (Gerência de Recursos Humanos, Gerência financeira, Divisão de produtos infantis, etc.) e tem a função de implementar em sua área as estratégias e políticas decididas no nível acima.Eles devem saber se relacionar com outros gerentes e com seus subordinados, resolvendo conflitos e motivando seus funcionários. Sua preocupação normalmente é com o médio prazo.
No nível operacional os administradores estão focados no curto prazo e em tarefas específicas, como a produção de bens e serviços. Dentre seus ocupantes podemos encontrar supervisores e chefes de equipe. Eles devem seguir as regras e diretrizes estabelecidas no nível tático, motivando seus funcionários da linha de frente para que façam seu trabalho de maneira eficiente.
Estratégico
Tático
Operacional
Organograma
O Organograma é uma representação gráfica da estrutura hierárquica da
empresa.Pode ter várias formas, desde a mais comum, conhecida como organograma
tradicional, até formas bem pouco usuais, como uma flor.
Organograma Tradicional:
O primeiro passo é determinar todas as funções e setores que serão
apresentadas no organograma, e definir suas posições hierárquicas.
1- Presidente
2- Diretores (Financeiro, Administrativo, Operacional, Comercial, etc.)
3- Gerentes (Financeiro, Administrativo, Produção, Vendas, etc.)
4- Seções da Produção, Contabilidade, Dpto. Financeiro, Dpto. Jurídico, etc.
PRESIDENTE - Responde pelos resultados no negócio e direciona a organização para a visão de futuro.
DIRETOR - Desenvolvem as estratégias do negócio em consonância com a visão de futuro e metas traçadas.
GERENTE - Desenvolvem os planos do negócio, as ações a serem implementadas e monitoram indicadores de performance
COORDENADOR
...