Administração Pública Gerencial
Por: Felipe Cortez • 28/3/2016 • Trabalho acadêmico • 571 Palavras (3 Páginas) • 460 Visualizações
1. De acordo com Verbo (1968) o Estado é "um conjunto humano, um território e um poder político juridicamente orientado para objetivos de interesse público".
Com base nesta definição, apresente exemplos para cada uma destas partes componentes do Estado. (nota máxima 2,5)
O Conjunto humano seria uma sociedade definida por grupos, culturas, etc. Temos como exemplo o povo Brasileiro.
Território é um limite concebido através de acordos ou concebidos através de conflitos, um exemplo de território: Brasil.
Poder político é uma possibilidade que o estado, através da coerção, obriga ou desobriga. Como exemplo personificado, podemos citar os Parlamentares do Congresso Nacional.
2. No sistema feudal, o modo de organização econômica, política, social e cultural baseou-se na posse da terra. Nesse contexto, intensificou-se a obrigação servil. Como uma das bases do sistema feudal, as relações sociais eram bastante hierarquizadas. Quem nascia servo ou senhor, assim se mantinha por toda a vida (imobilidade social).
Com base neste contexto, apresente um exemplo de sociedade atual que mantém este sistema de relações sociais e apresente vantagens e desvantagens do mesmo. (nota máxima 2,5)
Índia, Nepal e outras sociedades Hindu são exemplos que seguem este sistema de relação social.
Neste sistema, as castas mais baixas, sofrem desvantagem pois não têm acesso a vantagens religiosas e sociais que as castas mais altas têm.
As castas mais altas têm desvantagens pois perdem o convívio, a cultura e experiência das castas mais baixas.
3. Leia a seguinte afirmação:
"A principal característica do Segundo Reinado (que durou 50 anos: 1840-1889), foi a alternância entre conservadores e liberais no poder. Assim era que, uma vez os liberais assumindo o poder, estes se tornaram conservadores" (KEHRIG, 2010, p. 69). Com base na afirmação, faça uma análise crítica da mesma, relacionando com a realidade contemporânea e a presente exemplos. Resposta em, no máximo, 20 linhas. (nota máxima 3,0)
Liberal ou connservador são palavras antagônicas, devemos primeiro definir o que determina um grupo ou alguém ser liberal ou conservador? Em que aspectos e fatores pode-se definir isto? Aspectos econômicos? Religiosos?
As mesmas razoes que podem levar um grupo a ser liberal, pode levar outro alguém a defender posições conservadoras.
Um grupo ou partido que se mostra liberal, pode,ao chegar ao poder, se converter numa força conservadora.
Isso aconteceu em Cuba, onde o governo de Fidel Castro, antes liberal revolucionário, transformou-se numa força autoritária e repressiva, conservadora.
Na China, antes fechada ao mercado, tomada por uma posição conservadora, abriu-se economicamente ao mundo.
Assim, liberais ou conservadores podem dentro de determinado aspecto discordar ou coincidir em determinados assuntos.
4. Entendida uma política pública como
...