Administração de Recursos Humanos
Por: sbrf • 1/10/2015 • Trabalho acadêmico • 930 Palavras (4 Páginas) • 280 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera Educacional
Curso: Administração de Empresas
Disciplina: Administração de Recursos Humanos
Professor: Andre Luiz
Alunos RA.
Alexsandra Rodrigues 7633758132
Carolina Martins 8046769582
Greicy Nery da Silva 7479698353
Desafio: Trabalho sobre Administração do RH e o Porquê das Estratégias usada no RH para compor a nota da matéria de Administração de Recursos Humanos no curso de Administração de Empresas sobre a orientação do Professor: Andre Luiz
Administração de Recursos Humanos e o porquê das estratégias.
No atual ambiente empresarial os fatores que estimulam as mudanças na administração de recursos humanos são os externos e internos. Podemos dizer que no Brasil, a importância da área de recursos humanos não se encontra totalmente difundida e um destes fatos é a relação da influência dos fatores macro ambientais. A área de RH é restrita a uma ativação administrativa, assim, permite por meio de suas políticas, ligar suas funções às necessidades do mercado, onde o departamento de recursos humanos passa a ser responsável pelas outras funções.
Em relação ao desenvolvimento de RH, afirma que, “os recursos humanos apresentam uma incrível aptidão para o desenvolvimento. Assim, a área de RH necessita de um maior dinamismo, flexibilidade e agilidade para atender às demandas das empresas.
Gutierrez (1995, p.72-82) afirma que, as empresas devem adotar os sistemas de gestão de recursos humanos de acordo com as suas realidades,
Segundo Albuquerque (1987), as consequências do gerenciamento de RH assumem uma nova dimensão: há exigência de um perfil multidisciplinar, não somente como um aspecto técnico.
A gestão de recursos humanos de acordo com Ulrich (1998), deve desempenhar quatro papéis dentro das empresas, são eles: I) administração de estratégias de RH que precisam estar ajustadas à estratégia empresarial; II) administração da infraestrutura da empresa, ou seja, racionalização dos diversos processos de RH; III) administração da contribuição do funcionário, ou seja, ajudar os funcionários na resolução de seus problemas e necessidades para com isso obter maior envolvimento e competência dos mesmos; IV) administração da transformação da mudança para traçar planos de ação fazendo com que a mudança aconteça.
É necessário ter conhecimento amplo sobre missão, visão e valores de uma empresa, principalmente daqueles que atuam no setor de Recursos Humanos. Para desempenhar bem a sua função, todos os funcionários devem conhecer os objetivos. O planejamento estratégico deve ser comunicado, desde o nível estratégico até o operacional. A comunicação dentro da empresa deve ser clara e objetiva, os profissionais de recursos humanos devem posicionar-se atuando de forma estratégica.
Com base nisso é fundamental que o setor de recursos humanos tenha acesso as informações estratégicas da empresa, agir de forma estratégica é ter abertura para participar das reuniões de diretoria. É possível recrutar e selecionar pessoas de acordo com os valores da empresa, desenvolver e aplicar programas de treinamento, manter e gerenciar a cultura e o clima organizacional.
...