Administração de recursos humanos I
Por: Balse71 • 13/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.885 Palavras (8 Páginas) • 229 Visualizações
Administração de Recursos Humanos I
Exercícios de fixação AV1 – 2015.1
1. Quais foram às evoluções da Gestão de Pessoas e quais suas características?
Resp. . Há pouco tempo atrás, o departamento de recursos humanos atuava de forma mecanicista onde a visão do empregado prevalecia à obediência e a execução da tarefa, e ao chefe, o controle centralizado. Hoje o cenário é diferente: os empregados são chamados de colaboradores, e os chefes de gestores. Pode-se afirmar que gerir pessoas não é mais um fator de uma visão mecanicista, sistemática, metódica, ou mesmo sinônimo de controle, tarefa e obediência. É sim discutir e entender as divergências entre as técnicas tidas como obsoletas e tradicionais com as modernas, juntamente com a gestão da participação e do conhecimento. A gestão de pessoas visa a valorização dos profissionais e do ser humano, diferentemente do setor de Recursos Humanos que visava a técnica e o mecanicismo do profissional.
2. Os objetivos organizacionais são semelhantes aos objetivos individuais? Cite dois exemplos de cada.
Resp.: Eles não se assemelham, pois é preciso equilibrar as vontades dos colaboradores X as vontades da empresa. Em razão disso os dois lados nunca estarão em completa satisfação simultânea, visto que para amenizar conflitos, um lado deverá ceder para que os objetivos do outro sejam atingidos e vice-versa.
Exemplos:
a) a diminuição dos custos barram os aumento de salários
b) a liberdade e autonomia desejadas pelos colaboradores interferem na ordem e na coordenação exigidas por cada organização
3. Cite a distinção das pessoas como parceiras, como parte sustentável e como estratégia organizacional.
Pessoas são responsáveis pelas mudanças que as organizações precisam fazer para se manter no mercado, são responsáveis pelas inovações fundamentais que mantêm as organizações no mercado, são também responsáveis pela Vantagem Competitiva Sustentável da organização, que é aquilo que não se podia copiar e também são responsáveis pelo lucro e pela conseqüente permanência das organizações no mercado.
A tabela abaixo mostra a distinção de Pessoas como parceiras e como recursos organizacionais:
RECURSOS PARCEIROS
Funcionários isolados Agrupamento de funcionários em equipes
Horários rígidos Negociação e compartilhamentos de metas
Ênfase em normas e regras Preocupação com resultados
Ênfase na subordinação Atendimento e satisfação ao cliente
Alto grau de dependência da chefia Vínculo com missão e visão da empresa
Alienação em relação a organização Interdependência entre colegas e equipes
Ênfase na especialização Participação e comprometimento
Funcionário como mero executor de tarefas Ênfase na ética e na responsabilidade
Destrezas manuais Funcionário fornecedor de atividades
Ênfase no conhecimento
Inteligência e talento
4. Dê exemplos de parceiros da organização.
Fornecedores: que contribuem com matérias-primas, serviços e tecnologias e esperam retorno em lucros e novos negócios.
Investidores e Acionistas: contribuem com capital e investimentos e esperam retorno em lucros e dividendos
Empregados: contribuem com conhecimento, esforço e habilidades e esperam retorno em salários, benefícios e retribuições.
Clientes: contribuem com aquisição de bens e serviços e esperam retorno em qualidade preço e satisfação.
5. Quais são as funções básicas da Administração de Pessoas?
Resp.: As funções básicas da administração de pessoas são:
a) Planejamento: fundamental para que a organização adquira um mínimo de segurança nas ações a serem empreendidas para o alcance de resultados significativos. Implica na definição de objetivos a serem atribuídos às diversas unidades de negócios, às equipes e às pessoas, a fim de todos saberem o que deve ser feito e para onde caminha a organização.
b) Organização: o gestor coordena as pessoas, para a realização das atividades, disponibiliza o espaço físico para o trabalho providencia a infra- estrutura necessária para o cumprimento dos objetivos definidos ao longo do planejamento.
c) Liderança: é o processo de mobilização de pessoas, manifestado pela habilidade de alguém em influenciar as equipes e os indivíduos de uma organização para o alcance de determinados objetivos
d) Controle: ele é necessário par manter a organização no rumo certo, mediante o cumprimento dos objetivos definidos durante o planejamento ou o seu ajustamento, diante de novas circunstâncias surgidas no percurso para o alcance dos resultados.
6. Quais são os seis processos de RH?
Resp.: Os 6 processos são:
1) Agregar pessoas - quem deve trabalhar na organização (recrutamento de pessoal/Seleção de pessoal).
2) Aplicar pessoas - o quê as pessoas deverão fazer (orientação de pessoas/Modelagem trabalho e desenho de cargos / avaliação de desempenho)
3) Recompensar pessoas - como recompensar as pessoas (recompensas e remuneração / benefícios e serviços)
4) Desenvolver pessoas - como desenvolver as pessoas : treinamento e desenvolvimento / programa de mudanças / programas de comunicações.
5) Manter pessoas: como manter as pessoas no trabalho: benefícios, relações com empregados / higiene, segurança e qualidade de vida / programas motivacionais.
...