Administração de recursos materiais e patrimoniais (ARMP)
Relatório de pesquisa: Administração de recursos materiais e patrimoniais (ARMP). Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: HilMel • 12/11/2013 • Relatório de pesquisa • 4.997 Palavras (20 Páginas) • 600 Visualizações
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS
MATERIAIS E PATRIMONIAIS (ARMP)
GESTÃO FÍSICA
3.1 – CONCEITO
A Gestão Física refere-se ao planejamento, organização, direção e controle de atividades relacionadas a movimentação interna e estocagem dos materiais utilizados pela organização. Envolve recebimento de materiais, armazenagem, gestão de estoques e distribuição interna.
3.2– RECEBIMENTO DE MATERIAL
No módulo Gestão de Compras foi tratado o recebimento de produtos relativo a materiais, mobiliário, equipamentos, etc. (tangíveis) e serviços (intangíveis).
No que se refere a Gestão Física, considera-se apenas os tangíveis, sendo os mesmos as conceitos constantes do subitem acima citado.
3.3 – ARMAZENAGEM
Corresponde à guarda, localização e preservação de materiais estocados. Utiliza, como recursos básicos, espaço, pessoal, técnicas de armazenagem e equipamentos de movimentação e tem como principal finalidade atender às necessidades materiais das diversas áreas de atividade da organização na quantidade autorizada, na hora certa e em condições servíveis.
O investimento de capital e o custo de manutenção de uma área de armazenagem costumam ser representativos, variando em função do tipo e volume dos produtos estocados, inferindo-se, portanto, que não deve haver desperdícios na ocupação das áreas.
Surge, então, como evidente, a importância de um cuidadoso planejamento da concepção e ocupação do espaço destinado à armazenagem, permitindo a aplicação de seus princípios básicos de:
Utilização dos espaços horizontal e vertical, considerando-se os níveis máximos estabelecidos para cada item de estoque.
Economia de tempo e mão-de-obra.
Rápido acesso aos materiais armazenados.
Proteção aos materiais armazenados.
3.3.1 – Sistemas de armazenagem
Os sistemas mais conhecidos para a armazenagem de materiais são os identificados como aberto e fechado. O sistema aberto é aquele que não utiliza instalações específicas para a armazenagem, sendo os materiais estocados o mais próximo possível dos pontos de consumo, com seu acesso irrestrito e sem documentação. É utilizado em organizações que utilizam em sua linha de produção materiais de baixo valor, em grande quantidade, com alto giro e baixa deterioração. Normalmente a produção é altamente repetitiva e conseqüentemente há um fluxo contínuo e previsível desses itens.
O sistema fechado é aquele no qual os materiais são armazenados em instalações destinadas especificamente para tal fim. O acesso é restrito e há necessidade de documento formal para a retirada de materiais. Este é o sistema mais empregado, pois permite maior controle físico e contábil sobre os itens armazenados.
3.3.2 – Instalações de armazenagem
O dimensionamento das instalações de armazenagem é assunto estratégico nas organizações, em face dos gastos necessários e da importância operacional.
Considerando-se o sistema fechado de armazenagem, apresentam-se três tipos básicos de instalações:
Armazém: edificação dotada de piso, cobertura e paredes de fechamento frontal e lateral, com seu espaço útil dividido em áreas de administração, serviço e armazenagem.
Galpão: edificação dotada de piso, cobertura e, em alguns casos, cercas de fechamento frontal e lateral, com seu espaço útil dividido em áreas de serviço e armazenagem.
Pátio: superfície descoberta, dotada de piso nivelado compactado (em alguns casos pavimentados) e rede de drenagem. Quando necessário, pode apresentar cercas frontais e laterais, tendo seu espaço útil todo destinado à armazenagem.
As áreas citadas referem-se a:
Área de armazenagem: parte da instalação destinada a armazenagem propriamente dita, compreendendo circulação principal, circulações secundárias, corredores de acesso, corredores de segurança e zonas de armazenagem. Em cada zona de armazenagem são utilizadas técnicas de armazenagem específicas. (subitem 3.2.5).
Área de serviço: parte da instalação destinada ao apoio direto a armazenagem dos materiais, normalmente composta por plataformas, rampas, escadas e locais de recebimento, conferência e expedição de materiais.
Área de administração: parte da instalação destinada à execução de serviços administrativos (escritório) e as facilidades para o pessoal (instalações sanitárias, vestiário e copa).
3.3.3 – Localização de materiais
Os materiais armazenados precisam ser localizados rapidamente quando surgirem as requisições. Em pequenas instalações, o problema de localização não é obstáculo ao alcance dos objetivos de armazenagem, mas em grandes almoxarifados surgem problemas quando não se tem um sistema de localização de materiais previamente estruturado.
O sistema mais empregado é o de coordenadas alfanuméricas para a composição do código de localização do material (também conhecido como endereço do material). Tal código inicia-se com um número indicativo da instalação e vai se
constituindo até chegar à menor unidade de armazenagem considerada. Um dos motivos para a utilização de coordenadas alfanuméricas é distingui-lo do código do item de material (Classificação de Materiais).
Como exemplo cita-se uma instalação composta de estantes. O primeiro componente do código seria um número indicativo da instalação, o segundo componente seria outro número indicativo da zona de armazenagem (neste caso um conjunto de estantes para determinado conjunto de materiais afins), o terceiro componente seria também um número indicativo da estante, o quarto componente seria uma letra indicativa da prateleira e o quinto
...