Administração financeira
Por: quedsantos • 23/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.232 Palavras (5 Páginas) • 224 Visualizações
INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir abordara sobre Custo de capital que é o rendimento requerido sobre vários tipos de financiamento, podendo ser o custo de oportunidade para uma alternativa equivalente de investimento em outras palavras o custo de capital supõe a retribuição que iram receber os investidores por injetarem um capital na empresa seria o pagamento que os investidores teria, credores e sócios receberia. Existem três decisões financeiras importante para trabalhar o custo de capital a decisão de financiamento, a decisão do investimento e a decisão de distribuição de dividendos assim analisando as diversas formas de captar recursos através de investimentos ou financiamentos por esse motivo é de estrema importância analisar essas três decisões juntamente com o custo de capital.
Porque o conceito de juro composto é o que deve ser utilizado em todas as decisões financeiras e como ele se integra nos critérios de VPL e TIR? O juro composto são o mais utilizado para decisões financeiras, pois é incorporado ao juros gerados a cada dia sendo o principal para cálculos de juros no período, chamado de capitalização o momento em que os juros é incorporado ao principal, desta forma a TIR é a taxa de desconto que faz com que o VPL do projeto zere assim o projeto é atrativo quando sua TIR for maior que o custo do capital e juros composto como forma de compensação pela incerteza do recebimento.
Qual a formação do custo de capital no modelo CAPM e sua relação com o risco? Relaciona os riscos não - diversificáveis previstos aos retornos esperado de um projeto.
Qual a interligação entre os conceitos de custo de capital, critérios de avaliação de investimentos, avaliação do desempenho financeiro da empresa e política de dividendos? Após mensurar o investimento analisando seu custo e retorno utilizando as ferramentas da administração financeira de planejamento como, VPL, TIR, TMA assim avaliando os possíveis lucros ou prejuízo a CAMP que avalia o risco que pode ter no investimento e a ROI analisando o retorno do investimento assim fazendo uma analise completa do investimento.
• O valor do dinheiro no tempo;
O valor do dinheiro no tempo surge da relação entre juros e tempo, porque o dinheiro pode ser remunerado por certa taxa de juros num investimento, por um período de tempo, sendo importante o reconhecimento de que uma unidade monetária recebida no futuro não tem o mesmo valor que uma unidade monetária disponível no presente. Existem fatores que fazem o valor do dinheiro diminuir ao longo do tempo são eles:
Inflação: refere-se ao aumento geral de preços na economia
Risco: ou incerteza causa um declínio no valor do dinheiro como o futuro é incerto aumenta o risco com o passar do tempo.
Preferência pela liquidez: refere-se ao grau de facilidade com o que os ativos podem ser convertidos em caixa.
Conclui-se, pelo fato do dinheiro ter um valor no tempo, que a mesma quantia em real, em diferentes épocas, tem outro valor, tão maior quanto à taxa de juros. Por outro lado, pode-se dizer que este dinheiro varia no tempo em razão do poder de compra de um real ao longo dos anos, dependendo da inflação da economia.
• Critérios de avaliação de investimento;
A avaliação de projetos de investimentos envolve um conjunto de técnicas que buscam determinar sua viabilidade econômica e financeira, considerando uma determinada Taxa Mínima de Atratividade. Desta forma, normalmente esses parâmetros são medidos pelo Payback, TIR e pelo VPL.
Método do Payback
O Payback período de recuperação do investimento ou prazo de retorno de um projeto é a extensão de tempo necessária para recuperar o investimento inicial, se o período de playback encontrado representar um período de tempo aceitável para a empresa, o projeto será selecionado, assim fazendo com que o seu fluxo de caixa nominal cubra o investimento inicial. Tem como principais pontos: não considerar o valor do dinheiro no tempo, não serve como uma medida de lucratividade, é um método fácil de usar não é necessário fazer cálculos complicados.
A Taxa Interna de Retorno – TIR
A TIR – Taxa Interna de Retorno é aquela taxa de desconto que iguala os fluxos de entradas como os fluxos de saídas de um investimento. Com ela procura-se determinar uma única taxa de retorno, dependente exclusivamente dos fluxos de caixa do investimento, que sintetize os méritos de um projeto.
O Valor Presente Líquido - VPL
O Valor Presente Líquido é a ferramenta mais utilizada pelas grandes empresas na análise de investimentos, consiste em calcular o valor presente de todas as entradas e saídas do caixa no tempo presente, assim o VPL de um investimento é igual ao valor presente do fluxo de caixa liquido do projeto, ou seja, para ser aceito o valor presente tem que ser zero ou positivo o
...