Administração financeira e orçametaria
Por: jdiano • 29/9/2015 • Projeto de pesquisa • 696 Palavras (3 Páginas) • 353 Visualizações
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTARIA
CAPITULO 01
Introdução.
A administração financeira e orçamentaria é uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar da forma mais eficaz, no que diz respeito à concessão de credito para clientes, planejamento, analise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando as melhores condições para a condução financeira da empresa, é também uma área que trata dos assuntos relacionados às operações financeiras das organizações, tais como: fluxo de caixa, transações financeiras, operações de crédito, pagamentos e etc.
A administração financeira e orçamentaria visa a melhor rentabilidade possível sobre o investimento efetuado pelos sócios e acionistas, através de métodos otimizados de utilização de recursos, que por muitas vezes, são escassos. Por isso, os aspectos de uma empresa estão sob a visão deste setor.
Grandes casos de falência das organizações ocorrem, principalmente, devido à falta de informações financeiras precisas sobre o balanço patrimonial da empresa e problemas decorrentes do setor de finanças. Muitas vezes as falhas derivam de um controle inadequado e despreparado. Pois se os mesmos não estiverem bem controlados, com certeza a organização não apresentará um crescimento adequado e autossuficiente.
Podemos dizer que, é necessária que o objetivo primário da administração financeira e orçamentaria, é a maximização do lucro, ou seja, o valor de mercado do capital investido. Não importa o tipo de empresa, pois em qualquer delas, as boas decisões financeiras tendem a aumentar o valor de mercado da própria organização. Devido a esse aspecto, a administração financeira deve se dedicar a avaliar e tomar decisões que impulsionem a criação de valor para a companhia.
É importante ressaltar que o administrador financeiro não deve ficar restrito apenas aos aspetos econômicos, mas também as decisões financeiras, pois precisam levar em consideração a empresa como um todo.
Planejamento da administração financeira e orçamentária
O desenvolvimento dos principais conceitos da administração financeira e o seu planejamento, além de interferência do tempo sobre o valor da moeda, que tem como assunto a valorização e desvalorização, mostrando de que maneira pode interferir no planejamento financeiro da organização.
Administração financeira é definida como um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa. Tem como objetivo geral a maximização dos lucros e como básicos manter a empresa em situação permanente de liquidez, obter novos recursos para planos de expansão e segurar o equilíbrio entre os objetivos de lucro e os de liquidez financeira.
Para isso é necessário um bom planejamento, lembrando que uma correta administração financeira permite que se visualize a atual situação da empresa. Registros adequados permitem análises de colaboram com o planejamento para otimizar os resultados e para atingir os objetivos e criar formas de alcança-los, de modo que velha traçar formas e meios de conseguir chegar ao seu objetivo.
Podemos considerar o planejamento como uma das atividades de maior importância dentro de uma organização, que se faz necessária em todos os setores da empresa, principalmente na atividade da área de finanças.
...