Aguá é Vida
Por: 7444 • 14/5/2015 • Trabalho acadêmico • 437 Palavras (2 Páginas) • 321 Visualizações
Conservação e gestão das águas do Brasil
Com a missão de harmonizar o desenvolvimento social e econômico com a gestão e conservação dos ecossistemas aquáticos, o WWF-Brasil criou, em 2001, o programa Água para Vida.
Com a aprovação da Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei 9.433 - 1997), criou-se uma nova, importante e moderna estrutura para a gestão destes recursos, com processos participativos e novos instrumentos econômicos para promover o uso eficiente da água. Em 2000, o Governo Federal instituiu a Agência Nacional de Águas (ANA), responsável, entre outras coisas, por implementar a nova Lei.
Neste contexto, nasceu o Programa de Conservação e Gestão de Água Doce do WWF-Brasil para influenciar o processo, em andamento, da reestruturação da gestão dos recursos hídricos no Brasil, promovendo uma visão da água como um sistema vivo cujo funcionamento no longo prazo deve ser preservado para o bem de todos os segmentos da sociedade no presente e no futuro. Com o programa, o WWF-Brasil atua como um participante ativo nos debates sobre políticas e instituições de recursos hídricos, embasando suas posições em análises de experiências positivas e negativas de gestão de recursos hídricos no Brasil. A organização também apóia a participação de outros grupos de interesse socioambientais nestes debates, com o suporte de informações, mobilização de educadores e treinamento de lideranças locais em bacias hidrográficas prioritárias.
O WWF-Brasil avalia, periodicamente, o status e a gestão dos recursos hídricos brasileiros, utilizando sua experiência na área de comunicação para conscientizar a população, mobilizando indivíduos para tomar iniciativas próprias, e criar massa crítica para a conservação e gestão do uso múltiplo dos recursos hídricos.
Hoje o programa atua nos principais biomas brasileiros, com ações, em diferentes níveis, no Pantanal, Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. Entre os principais objetivos do Água para Vida, destacam-se:
- onservar habitats aquáticos, notadamente as nascentes de rios e córregos prioritários na Amazônia, Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica, incluindo o estímulo a criação de Unidades de Conservação hídricas.
- Promover o cuidado pleno com as águas (waterstewardship), engajando empresas usuárias para o cálculo da sua pegada hídrica e dos riscos nas bacias, resultando na adoção de medidas de redução da pegada e a avaliação de incentivos e certificações à produção sustentável.
- Promover a boa governança das águas, garantindo a integração das políticas e instrumentos nas bacias hidrográficas de atuação, a capacitação de representantes de organismos de bacias e órgãos gestores de recursos hídricos para que os objetivos da Política Nacional de Recursos Hídricos sejam atingidos.
- Promover a adaptação de bacias hidrográficas críticas às mudanças climáticas.
- Avaliar o impacto de obras de infraestrutura hídrica nos rios e córregos prioritários na Amazônia, Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica
http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/reducao_de_impactos2/agua/
...