Alguns seguidores de Taylor
Artigo: Alguns seguidores de Taylor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cassia716 • 24/9/2013 • Artigo • 279 Palavras (2 Páginas) • 436 Visualizações
A América entrava em euforia com a descoberta da eficiência. De repente, Taylor e seus métodos estavam em toda parte, mas, apesar dos resultados, a polêmica andava sempre junto. O taylorismo sempre foi associado a algo desumano, que não levava em conta as necessidades individuais do trabalhador, vendo-o apenas como peça de um sistema em que ele não podia interferir. Empresários o adotavam, mas intelectuais e ideólogos à direita e à esquerda o repudiavam por razões diferentes, identificando demônios opostos na mesma visão. Tampouco no movimento sindical Taylor encontrou apoio. Seja como for, o fato permanece: o taylorismo é uma idéia central de nossa época, um dos pilares do poderio americano no século XX.
O pragmatismo das relações econômicas legitimou-o na prática e deixou as discussões mais intelectualizadas em segundo plano. A produtividade aumentou, a qualidade de vida do trabalhador médio que de certo modo passou realmente a participar do resultado do que produzia, onde não se tem comparação com os padrões que vigoravam no início do século.
A "alienação" do trabalhador diminuiu, contradizendo o dictum marxista, que acabou caindo no vazio. Drucker atribui tudo isso explicitamente à influência de Taylor, a quem considera o mais importante e mais injustiçado intelectual americano deste século.
O taylorismo sempre teve um componente paradoxal. Ninguém proporia, hoje, a aplicação literal de seus princípios como solução para os impasses do mundo complexo e plural do fim do século XX. Todos sabemos que temos de superá-lo, só não sabemos o que colocar em seu lugar.
Alguns seguidores de Taylor:
• Frank e Lílian Gilbreth – Lei da Fadiga
• Henry Gantt – Bônus e o Gráfico de Gantt
• Henry Ford
HENRY FORD (1863-1947)
...