Ambientalismo vs Evolução Tecnológica
Por: Adriana_Vieira • 24/4/2017 • Dissertação • 724 Palavras (3 Páginas) • 418 Visualizações
Ambientalismo vs Evolução Tecnológica
Atualmente vivemos em um mundo, onde tudo gira em torno da tecnologia e podemos verificar que para a maioria das pessoas está tudo ótimo, pois estão utilizando todos os meios tecnológicos possíveis, comendo e bebendo à vontade e não passam e muitos nem se interessam saber para ter todo esse conforto, o meio ambiente está sofrendo enormes impactos que estão sendo gerados grandes transformações, muitas irreversíveis.
No contexto em relação ao meio ambiente, podemos considerar que no meio natural pelas sociedades a emergência da Revolução Industrial e suas posteriores transformações. Com a industrialização, ampliou-se o consumo e a pressão sobre os recursos naturais renováveis e não renováveis, como o solo, as florestas, os minérios e os recursos hídricos. Além disso, a transformação desses elementos passou a ser acompanhada da produção de um volume muito grande de poluição, tanto atmosférica quanto dos solos, hídrica e de outros tipos.
E a destruição do meio ambiente vem ocorrendo com o efeito estufa, fenômeno responsável pela manutenção do calor na superfície terrestre, também temos o desmatamento, que e um dos problemas mais graves da atualidade, onde o homem destrói para ampliar a áreas para a agricultura, pastagens para animais ,exploração da madeira e crescimento da urbanização, e as consequências de todo esse desmatamento, temos menos cobertura de árvores e com isso a temperatura do meio ambiente aumenta e compromete o equilíbrio do planeta e seu diversos elementos, incluindo o ecossistema que também afeta a economia e a sociedade. A poluição das industrias, veículos, queimas de combustíveis fosseis, as queimadas também são uns dos causadores das mudanças climáticas, causando o aquecimento global.
E com todas essas intervenções do homem na natureza, já estamos sentindo as consequências na natureza como, degelo nas calotas polares, que causa elevação do nível dos oceanos, aumento das temperaturas e com isso muitas espécies estão entrando em extinção e diminuição da água potável. Outros fenômenos causados pelo aquecimento global são tufões, furacões e tempestades, aumento da insolação e radiação solar. Segundo os cientistas do (IPCC), órgão das Nações Unidas, responsável por produzir informações científicas, afirma que há 90% de certeza que o aumento de temperatura na Terra está sendo causado pela ação do homem. E podemos observar que esses problemas já estão ocorrendo, basta ver nos noticiários diariamente, muitas pessoas já estão sofrendo com essas ocorrências.
Hoje a sustentabilidade está diretamente ligada ao meio ambiente, onde as pessoas devem se conscientizar desse fato e levar essa nova experiência para casa e para o trabalho, devendo mudar o comportamento do dia a dia em seu meio. Tem muitas empresas hoje que já investem dinheiro, para que no futuro a produção não prejudique tanto o meio ambiente.
De acordo com uma reportagem da revista exame , a Corpo rate Knights, publicação canadense especializada em responsabilidade social e desenvolvimento sustentável, divulgou a sua tradicional listaThe Global 100, que contempla as empresas quem tem as melhores práticas de sustentabilidade corporativa que em 2016 já temos mais de 100 empresas pelo mundo que praticam a sustentabilidade.
...