Analise Organizacional de Um Laboratorio
Por: linally • 15/8/2016 • Trabalho acadêmico • 696 Palavras (3 Páginas) • 210 Visualizações
O Laboratório Maia foi fundado na cidade de São Mateus, no ano de 1989, pelo bioquímico Arnaldo Maia. Atua em toda região do Norte do Espírito Santo, possuindo postos de coleta em: Guriri,Conceição da Barra, Jaguaré,Pinheiros, Colatina e no bairro Santo Antonio. Atualmente está sob direção geral de Sandra Maia, pediatra.
A Política de Gestão do Laboratório é satisfazer plenamente nossos clientes buscando sempre excelência no atendimento controlara qualidade de exames e serviços prestados disponibilizar resultados de exames confiáveis implementar continuamente melhorias fortalecer a competência da bossa equipe , motivando-o e valorizando-a, fortalecer parcerias com nossos fornecedores, atuar como organização socialmente responsável, minimizar impactos contra o meio ambiente.
A empresa tem como missão disponibilizar para seus clientes e sociedade um laboratório clínico comprometido com a excelência em atendimento, capacidade científica e tecnológica para auxílio ao diagnóstico médico.
Na busca constante pela excelência e qualidade o Laboratório Maia recebeu, em 2006, a acreditação ONA (ORGANIZAÇÃO NACIONAL DE ACREDITAÇÃO), a qual tem por objetivo geral promover a implantação de um processo permanente de avaliação e de certificação da qualidade dos serviços de saúde, permitindo o aprimoramento contínuo da atenção, de forma a melhorar a qualidade da assistência, em todas as organizações prestadoras de serviços de saúde do País.
DESCRIÇÃO DOS DEPARTAMENTOS DA EMPRESA
O laboratório é dividido em:
- Recepção;
- Coleta;
- Triagem.
Setores técnicos:
- Imunologia;
- Parasitologia;
- Hematologia;
- Bioquímica;
- Microbiologia;
- Urinário.
Setores Administrativos:
- RH;
- Almoxarifado;
- Estoques;
- Gestão da qualidade;
- Finanças.
Cada posto de coleta possui um recepcionista, responsável pelo atendimento ao cliente, e um coletor, responsável pela coleta e pela triagem. Apenas a unidade central, onde são feitas as análises de todos os exames, possui três recepcionistas.
O setor técnico é composto de quatro bioquímicos,uma biomédica, auxiliares e técnicos de Laboratório. Cada setor também possui um coordenador para auxiliar e dar suporte à equipe de trabalho. São feitas reuniões mensais para fins de controle e otimização nos processos de análise laboratoriais
Já o administrativo possui o diretor geral, o diretor financeiro e o diretor técnico, ocorrendo reuniões trimestrais. Para contribuir na gestão da qualidade, existem formulários de sugestão interna e externa.
Segundo o Diretor Técnico, todos os setores são interligados, ou seja, para o alcance do objetivo geral, todos devem funcionar corretamente. Por conta disso, existe também um formulário de ocorrência interna para caso algum erro seja cometido, tornando possível analisar a gravidade do mesmo.
ORGANOGRAMA[pic 1]
[pic 2]
Análise de delegação, centralização e descentralização:
Na empresa não é comum existir sobrecarga de tarefas,quando isso ocorre é realizada rotatividade nos sub-setores.
Setor de atendimento ao cliente
Delegação: As atividades são bem dividas, sendo a recepção responsável por receber os dados do exame do cliente e fazer a entrega do resultado do mesmo. Um outro colaborador é responsável pela coleta e triagem do material recolhido para análise.
Centralização e descentralização: Na recepção não há centralização. Já na coleta e triagem as tarefas são centralizadas, por estarem sob responsabilidade de um único funcionário.
...