Analise de sistemas 2
Por: alle87 • 15/4/2015 • Trabalho acadêmico • 365 Palavras (2 Páginas) • 250 Visualizações
Revisões:
- Sistema: Grupo de elementos inter-relacionados ou em interação que formam um todo unificado.
- Sistema de Informação: Conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de comunicação e recursos de dados que coletam, transformam e disseminam.
- Dados X Informações: dados são a matéria-prima do sistema. É equivalente aos itens referentes a entrada de dados. Informações são os dados processados e que possuem significado para o usuário do sistema. Exemplo: Um dado equivale a um item qualquer de cadastro e um relatório é um exemplo de informação.
- Tipos de sistemas: Gerencial, Estratégico e Operacional.
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3][pic 4]
[pic 5][pic 6]
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Engenharia de Software: é uma disciplina da engenharia que se ocupa de todos os aspectos da produção de software.
Processo de Software: É um conjunto de atividades e resultados associados que geram um produto. Quatro atividades básicas: especificação, desenvolvimento, validação e evolução do software.
Engenharia de requisitos: O conjunto de técnicas de levantamento, documentação e análise forma a engenharia de requisitos, que é uma das disciplinas da engenharia de software.
Ferramentas CASE (Computer Aided Software Engineering ou Engenharia de Software Auxiliada por Computador): São sistemas de software projetados para dar apoio às atividades de rotina no processo de software.
Engenharia de Sistemas: envolve hardware, software e engenharia de processos
versus
Engenharia de Software: é parte do processo de engenharia de sistemas
Metodologia Estruturada: foco em funções
versus
Metodologia Orientada a Objetos (OO): foco em dados, em uma estrutura de dados denominada objeto, a qual é constituída por atributos e métodos.
As descrições das funções e das restrições são os requisitos para o sistema.
O valor de um produto vem de suas características.
Os requisitos são as características que definem os critérios de aceitação de um produto.
Requisitos Funcionais: São declarações de funções que o sistema deve fornecer, como o sistema deve reagir a entradas específicas e como deve ser comportar em determinadas situações.
Requisitos Não Funcionais: São restrições sobre os serviços ou as funções oferecidas pelo sistema. Entre eles, destacam-se as restrições de tempo, restrições sobre o processo de desenvolvimento e padrões.
...