Análise Crítica da “Carta da Terra”
Por: Patrícia Cardoso Meira Dantas • 2/8/2017 • Resenha • 370 Palavras (2 Páginas) • 3.219 Visualizações
FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU
ADMINISTRAÇÃO
PATRICIA CARDOSO MEIRA DANTAS
Análise Crítica da “Carta da Terra”
VITÓRIA DA CONQUISTA
2016
A Carta da Terra foi escrita com o intuito de inspirar todos os povos a buscar uma responsabilidade compartilhada, pensando no bem-estar de todos os seres vivos e suas futuras gerações.
Podemos notar que esse documento, nada mais é que um chamado à toda comunidade para agirmos, nos conscientizarmos de que tudo que tiramos da natureza, voltará para nós mesmos como algo negativo, considerando que seus recursos são finitos e com a rapidez com que temos consumido, só acarretará mais problemas num futuro próximo.
No momento em que vivemos, nossos recursos estão cada vez mais escassos, mesmo assim o ser humano só pensa em consumir cada dia mais, porém poucos têm acesso aos benefícios do desenvolvimento e as desigualdades estão aumentando a cada dia. Desse modo, os princípios citados na Carta da Terra, buscam chamar a atenção de cada um de nós para nosso papel na sociedade.
Se agirmos com seriedade, ainda podemos salvar os nossos recursos naturais e, consequentemente, nosso planeta, que é imprescindível para a conservação da raça humana. Sem as condições ideais para o desenvolvimento da vida, ficamos à mercê de inúmeras catástrofes. E, infelizmente, nós só percebemos essa importância, diante do caos, onde na maioria das vezes, é tarde demais.
Está em nossas mãos o futuro de nosso planeta, basta termos discernimento, atitude para mudarmos alguns hábitos e influenciarmos as pessoas ao nosso redor. Essa mudança só será possível se nos unirmos, com o intuito de cuidarmos uns dos outros. Temos conhecimento e ferramentas que podem minimizar os impactos causados ao meio ambiente, mas para vencê-los é necessário que tenhamos uma responsabilidade universal, se cada um de nós seguirmos os princípios ou ao menos tentarmos, estaremos no caminho certo.
Não é nada fácil, o ser humano, não está disposto a abrir mão de seu conforto, comodismo, assim como reverter esse quadro de desigualdades, discriminações, desrespeito à humanidade em geral, será muito difícil diante da sociedade corrupta que vivemos, mas se não fizermos algo agora, se não nos conscientizarmos e buscarmos a conscientização coletiva, nossos filhos não terão o planeta magnífico que temos, apenas caos e destruição, pobreza, escassez de recursos, tornando-o quase impossível de habitar.
...